[News]Dia Mundial de Doação do Leite Humano: porque algumas mulheres não produzem leite

Dia Mundial de Doação do Leite Humano: porque algumas mulheres não produzem leite 


 
O Dia Mundial de Doação do Leite Materno é comemorado no 19 de maio, porém, vamos tratar a amamentação por uma perspectiva diferente. Ao contrário de mães que produzem muito leite e decidem contribuir para alimentar outros bebês doando o excesso, existem mulheres que geram muito pouco ou nenhum leite.
  
E apesar de ser um assunto raramente abordado, é fato que o organismo de algumas mães não consegue produzir leite.  

“Isso não tem relação com o desejo ou com a dedicação da mulher no momento de amamentar. Geralmente, a falta de leite está relacionada a fatores hormonais ou a estrutura das mamas. Sendo assim, é importante esclarecer que não há motivos para culpar a mãe ou o bebê quando isso acontece”, contou a ginecologista e obstetra Débora Oriá. 
   
Caso o corpo da paciente esteja saudável e em equilíbrio, ela se torna uma fábrica de leite: quanto mais a criança mama, mais seu organismo produz para suprir a necessidade do bebê. Tudo depende de uma boa e paciente adaptação.
 
O que pode impedir que o leite desça
A situação é já bem diferente quando os hormônios estão desregulados e impedem a produção de leite de maneira natural e adequada. Muitas mulheres, por exemplo, passam por uma gestação, liberando altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, devido a traumas, problemas ou dificuldades que enfrentam durante esse período. Isso pode desequilibrar seu organismo e interferir na concepção de leite. Até mesmo um parto extremamente tenso pode gerar essa disfunção. 
O mesmo acontece quando existe alguma alteração na glândula da tireoide, que é responsável por regular toda a liberação hormonal do corpo. Caso ela não funcione corretamente pode modificar as taxas de estrogênio, progesterona, prolactina, insulina e ocitocina, hormônios fundamentais para estímulo do desenvolvimento da mama, para a geração e para o envio do leite pelos ductos até o bico do peito. 
“A Hipoplasia Mamária pode ser, também, um dos motivos para o baixo suprimento de leite. Nestes casos, a paciente não teve a mama completamente desenvolvida durante a puberdade ou não atingiu a dilatação necessária durante a gestação”, explicou a especialista. 
Como evitar a falta de leite 
Se você é uma gestante ou está tentando engravidar, o mais importante é priorizar a sua saúde. Isso inclui ter o acompanhamento próximo do seu médico obstetra que vai realizar todos os exames pré-natais, descartando as principais causas. 

“É preciso garantir que a gestação, parto e pós-parto sejam momentos especiais, tranquilos e prazerosos. Então, a recomendação é preparar-se contando com a ajuda da família, de psicólogos e, inclusive, de profissionais especializados em amamentação. Fazendo assim, você estará preparada para receber o bebê da melhor forma possível e saberá procurar ajuda, caso o seu leite não desça”, finalizou Débora Oriá. 

PR/CarolTeberga

Nenhum comentário