[News]Escritora Renata Fonseca lança "O Menino de Pernas Compridas"



A escritora Renata Fonseca, nasceu em Vitória – ES.   É formada em Turismo, possui Licenciatura em Música e Estética.  Sempre gostou de muitas áreas e hoje uniu as duas preferências para atuar dentro da área da estética e da música.  Renata pertence a uma família bastante m.  Iniciou sua trajetória musical na Banda Simbora/ Ariaê.   Em 2015, ela ingressou na Faculdade de Música do Espírito  Santo - FAMES, no Curso de Formação Musical em Canto

e na Licenciatura em Música, que concluiu em 2018.  Atua como cantora em eventos e restaurantes.  

Em 2020, estreou como escritora e ilustradora, lançando, de forma independente, dois livros infantis: “Eu sinto muito frio” e “O menino das pernas compridas”, em que uma criança apresenta os pontos turísticos da cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. A escritora compôs uma música chamada Com Minhas Perninhas Eu Vou, inspirada no próprio livro “O menino das pernas compridas”. 





Foto de Divulgação 

Acompanhe a Entrevista

Joacles Costa:   Hoje você é uma escritora e é certo que todo escritor precisa ser um bom leitor. Como foi a sua infância como leitora?

Renata FonsecaObrigada pela oportunidade de mostrar meu trabalho. Desde criança, sempre lia tudo o que me vinha às mãos.  Lá pelos 10 anos de idade, tinha uma gaveta cheia de revistinhas do Maurício de Souza (e coitado de quem chegasse perto! risos).  Ainda hoje, tenho livros da minha infância, que leio para os meus sobrinhos e para os aluninhos de Musicalização infantil.

Joacles Costa: O que incentivou você a escrever livros para o público infantil?

Renata FonsecaNa Faculdade de Música, fiquei interessada em dar aulas de Musicalização infantil e começaram a surgir as ideias. Criei as 2 histórias (“O menino das pernas compridas” e “Eu sinto muito frio”) no fim de 2018, e, passando a fase tensa de TCC, formatura, etc na Faculdade ... mostrei à professora Ivana Esteves, que me incentivou a publicar. Nas minhas aulas de Musicalização,  eu sempre lia um livro parra os alunos, e comecei a ler os manuscritos das minhas histórias,  e as crianças gostavam, pediam pra contar de novo. Fui desenvolvendo em 2019, ilustrando, evoluindo as ilustrações e a pintura ( fiz tudo à mão), e acabei lançando em 2020. Mesmo com a situação de pandemia, não quis ver o projeto parado. E o retorno me surpreendeu positivamente.

 

Joacles Costa:  No seu livro ‘’O menino das pernas compridas’’, é uma história em que uma criança apresenta os pontos da Cidade de Vitória – Espírito Santo.   Como é trabalhar estes símbolos turísticos reais dentro de um contexto lúdico para as crianças?

Renata FonsecaÉ sensacional! Temos que valorizar nossa cidade, nosso Estado, e ensinar as crianças a olhar com mais amor para as belezas naturais e históricas que temos! Publiquei no meu insta várias reações das crianças e dos pais, contando que o filho passou pelo ponto e reconheceu...acho que o contexto lúdico faz a criança aprender de uma forma que ela não vai esquecer. E unir esses atrativos de Vitória à música também é marcante pra elas. Na última página do livro do menino, tem uma musiquinha que eu fiz. Já teve criança me pedindo pra fazer música pro Flamingo também (do livro “Eu sinto muito frio”). Essa resposta me deixou bem encantada e feliz, porque tudo foi feito com muito amor.

 

Joacles Costa: Como você concilia os seus lados artísticos de cantora e escritora?

Renata FonsecaÀs vezes eu perco muito cabelo (risos) porque não trabalho só com arte, também trabalho com estética e não paro de estudar em nenhuma das áreas, mas estou fazendo o que amo, então, não tenho do que reclamar.   Agradeço a Deus e tento me aprimorar pra dar o melhor que eu puder.

 

Joacles Costa: De onde vem as suas inspirações para compôs canções e escrever histórias?

Renata FonsecaDe qualquer situação personagem menino das pernas compridas, é o meu namorado muito alto.  Já o flamingo é ave que eu quero conhecer e a pessoa que ''morre'' de frio numa temperatura de apenas 25°graus sou eu mesma, sinto mito frio.   Tenho música de paisagens que vi, de sonhos inusitados, conversas com amigos e etc.


Joacles Costa: Qual sua mensagem para quem quer ser escritor?

Renata Fonseca: Mostre suas ideias, não tenha medo, apenas comece e nunca desista! 

O livro conta a história de um menino como os outros que vai à escola, brinca com os amigos e gosta de ver as belezas da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, de ponta a ponta.  Ele começa no bairro Santo António e vai até o bairro Jardim Camburi, também em Vitória, apresentando vários atrativos da nossa cidade. Pra fechar o livro, tem uma musiquinha infantil cifrada para ser acompanhada no instrumento.



Foto de Divulgação 

 

Título:  O MENINO DE PERNAS COMPRIDAS

Autor:  Renata Fonseca

Ano:  2020

Preço:  $30

Editora:  Diálogo

Onde Comprar:  (27)998157418

Contato no Instagram:  @refonsecamusica 

Nenhum comentário