Novidades

[Crítica] Dr.Gama

 

Sinopse:

Doutor Gama é baseado na biografia de Luiz Gama, um dos personagens mais importantes da história brasileira, homem negro que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos de idade para pagar dívidas de jogo de seu pai. Mesmo como escravo, se alfabetizou, estudou e conquistou sua própria liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época. Um abolicionista e republicano que inspirou um país inteiro.





                                 O quê eu achei?

"Em nós,até a cor é um defeito.Um vício impecável de origem,um estigma de um crime."

Luiz Gama é provavelmente uma das figuras mais importantes da história brasileira,embora não seja tão conhecido quanto deveria.

Um breve resumo de quem foi:Ele nasceu em Salvador em 1830,filho de uma negra livre e um pai branco.Foi vendido como escravo pelo próprio pai quando tinha 10 anos e foi analfabeto até os 17.Conquistou sua liberdade judicialmente,estudou advocacia e passou a atuar na defesa dos escravos,além de ser jornalista,orador,escritor e o Patrono da Abolição da Escravatura do Brasil,um dos poucos intelectuais negros no Brasil escravocrata do século xix e foi o único que foi escravo;dedicando sua vida a defender a liberdade e à combater a monarquia.Ficou conhecido como advogado dos pobres e defensor dos negros.

Embora sua principal área de atuação fosse a defesa dos negros acusados de crimes ou para tentar conseguir a carta de alforria,não negava atendimento aos pobres de nenhuma etnia e chegou a defender imigrantes europeus que haviam sido lesados por brasileiros.

Vemos Luiz ser interpretado em 3 idades diferentes, em cada uma delas por um ator:Pedro Guilherme(criança),Angelo Fernandes (jovem) e Cesar Mello (adulto). Ele é encarregado da defesa de José,um escravo que matou seu senhor a facadas porque esse abusava de sua esposa;ele observava calado até o dia em que não aguentou mais e se rebelou.

Se a história de José é baseada em um caso real específico ou se foi apenas uma representação de uma situação que provavelmente era muito comum,eu não sei mas sei que foi uma representação bem-feita de uma figura da nossa história que estima-se ter libertado mais de 500 negros e cujo título de advogado só foi reconhecido mais de um século após sua morte-ele atuava como rábula, ou seja alguém que advoga sem ser formação em Direito.

O diretor Jeferson De já é conhecido por seus trabalhos com a temática racismo e mais uma vez acertou! Recomendo!


                             Trailer:





Nenhum comentário