Novidades

[News]04/02 será inaugurada a primeira biblioteca dedicada ao cinema do Rio -"BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO" - nas Casas Casadas no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo

 

Dia  4 de fevereiro será inaugurada a primeira biblioteca dedicada ao cinema do Rio -"BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO" - nas Casas Casadas no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo . Uma biblioteca especializada em livros, catálogos, revistas e álbuns de cinema.


O funcionamento da biblioteca seguirá todas as medidas preventivas de combate à pandemia.

Evento abertura dia 4 fevereiro das 14h às 18h.

Local: Ruas das Laranjeiras 307


Horário: A biblioteca irá funcionar inicialmente de segunda à sexta das 10h às 17hs, os livros serão emprestados gratuitamente por até uma semana para os interessados,  que também podem ler e consultar os livros no Local ( Espaço Cultural Cavideo).

Para doar livros e catálogos de cinema: deixar neste endereço das 10h às 17h de segunda a sexta

A BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO será inaugurada, 4 de fevereiro, nas Casas Casadas no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo. Será a primeira biblioteca dedicada ao cinema do Rio especializada em livros, catálogos, revistas e álbuns de cinema.


A BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO foi idealizada para funcionar como um centro de pesquisa (junto com o acervo gratuito de filmes de arte da Cavideo) para estudantes, professores, pesquisadores e cinéfilos.


O acervo já conta com dois mil livros, que foram doados por curadores, artistas, cineastas e colecionadores que atenderam a um chamado nas redes sociais do cineasta e produtor cultural Cavi Borges, idealizador do projeto.


Em menos de 30 dias, chegaram cerca de 2000 livros doados por profissionais do audiovisual como o diretor Cacá Diegues, Hernani Hefner - diretor da Cinemateca do MAM,  Isabel Diegues (editora Cobogó), Vik Birkbeck (curadora do Festival do Rio e videomaker), Carlos Alberto Mattos - crítico de cinema e pesquisador, Mario Abbade (crítico de cinema e cineasta), Denise Lopes (professora de cinema da PUC), Fabiano Canosa (conhecido programador e responsável pela Geração Paissandu), Ilda Santiago (uma das sócias do Estação Botafogo e diretora do Festival do Rio), Sandra Villela ( jornalista e assessora de imprensa), Bernadete Duarte - repórter do canal Brasil, entre muitos outros amigos e frequentadores da CAVIDEO.


A BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO emprestará os livros gratuitamente por até uma semana para os interessados,  que também podem ler e consultar os livros no Local ( Espaço Cultural Cavideo).


O nome da biblioteca é uma homenagem a educadora e fundadora do CINEDUC: MARIALVA MONTEIRO que se dedica a mais de 50 anos em usar o cinema como instrumento e ferramenta de educação para crianças e jovens.


A Inauguração acontecerá dia 4 de fevereiro de 14h às 18h nas casas casadas - sede da RIOFILME e onde fica localizado o novo Espaço Cultural Cavideo.


Nesse dia, será realizado o lançamento “O Cinema Carioca na Lente da História” ,  livro elaborado pela Rio Filme, sobre ao cinemas antigos de rua da cidade do Rio de Janeiro, que será distribuído gratuitamente para quem doar outro livro de cinema para a Biblioteca, além de outros títulos. Além da distribuição de livros gratuitos para quem doar um livro, também acontecerá o lançamento do livro O Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo em 50 Filmes de Marcelo Ikeda.


O funcionamento da biblioteca seguirá todas as medidas preventivas de combate à pandemia.

Evento abertura dia 4 fevereiro das 14h às 18h.


Local: Ruas das Laranjeiras 307


Horário: A biblioteca irá funcionar inicialmente de segunda à sexta das 10h às 17hs, os livros serão emprestados gratuitamente por até uma semana para os interessados,  que também podem ler e consultar os livros no Local ( Espaço Cultural Cavideo).

Para doar livros e catálogos de cinema: deixar neste endereço das 10h às 17h de segunda a sexta


SOBRE CAVI BORGES


Cavi Borges é fundador da Cavideo locadora, referencia dos cinéfilos cariocas, que depois se tornou produtora, distribuidora e agora Espaço Cultural.


Como diretor de cinema já fez 15 longas e 52 curtas. Como produtor já fez 77 longas e 157 curtas ganhando 178 prêmios em Festivais nacionais e internacionais.


Venceu o prêmio de Jovem Empreendedor do Cinema em 2008 e foi representar o Brasil na etapa mundial em Londres. Seus filmes já foram exibidos nos principais festivais do mundo: Cannes, Berlim, Locarno, Rotterdan, Gramado, Cine PE, Festival do Rio, Brasília entre outros.


O filme "Cidade de Deus – 10 Anos Depois" foi exibido em 60 festivais e hoje se encontra disponível na NETFLIX em 130 países.



SOBRE MARIALVA MONTEIRO


Marialva Monteiro nasceu em Salvador, BA. É graduada em Filosofia pela PUC-RJ e tem Mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ


 É fundadora do CINEDUC – Cinema e Educação, entidade que trabalha há 50 anos com o uso da linguagem audiovisual no processo educativo.


Escreveu o livro Cinema: uma janela mágica em colaboração com Bete Bullara, sobre linguagem cinematográfica destinado aos  jovens leitores. Agora na sua terceira edição pela Editora da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais em outubro de 2015.





Nenhum comentário