Novidades

[News]Brasil registra aumento de livros religiosos nos últimos anos

Brasil registra aumento de livros religiosos nos últimos anos

Apesar do aumento considerável, autores e editoras de manifestaram com a diferença dos números



 

Os dados da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro indicam o aumento de 2%, entre 2006 e 2019, nas vendas de livros religiosos no Brasil. A porcentagem não é grande, mas alguns autores nacionais dentro do segmento cristão notaram uma diferença nas vendas, por outro lado, editores de livros literários também sentem uma desproporção em relação aos títulos do catálogo editorial.

 

O estudo foi feito pela Nielsen Book, em coordenação da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Porém, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, na edição de 2016, relatou que houve um aumento de leitores e que a Bíblia é o gênero mais lido no país, resultando em 42% dos leitores, enquanto obras, contos e romances ocupam, individualmente, 22% dos índices.

 

Se beneficiando dos dados e acreditando na eficácia deles, a autora Larissa Pessoa se manifestou defendendo os índices: “Muitos dizem que esses números são quantitativos, mas não qualitativos, porém eu penso diferente. Qualidade e aprendizados são individuais, cada um sabe o que ganha com a leitura de um livro, seja cristão ou não.”. 

 

A maceioense é autora de “Se não fosse o seu amor”, lançado em 2019, e no momento está trabalhando no processo editorial de “Amor perfeito”, a sequência da história. A filha de Larissa PessoaSara Avelino, está seguindo os meses passos da mãe e no momento trabalha na edição do seu livro de estreia, um enredo infantil cristão.

 

Por outro lado, a publisher do Grupo Editorial CoerênciaLilian Vaccaro, se posicionou em defesa dos outros segmentos do mercado editorial: “Títulos de ficção e não ficção acabam ficando para trás quando o assunto é religião, no entanto, num país onde a leitura não é incentivada pelo governo, o importante é preservar o hábito.”

 

A editora de Lilian Vaccaro contém obras de diversos gêneros e segmentos literários, e apesar de não ir contra os índices apontados pela pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro em relação aos títulos religiosos, ela acredita na importância do consumo de qualquer obra literária, sendo um enredo cristão ou não.


PR

Nenhum comentário