Novidades

[News] Mulheres sambistas se apresentam em live do Sesc RJ nesta quarta, dia 7

 

RIO DE JANEIRO - O Movimento das Mulheres Sambistas (MMS), coletivo criado ano passado, no Rio, para valorizar as artistas que se dedicam ao gênero, é a próxima atração do Arte em Cena, projeto no qual o Sesc RJ exibe conteúdos artísticos em suas redes sociais. A apresentação, ao vivo, será transmitida pelo YouTube e Facebook da instituição nesta quarta-feira (07/10), às 19h.

A atividade reunirá três duplas de sambistas – uma intérprete e a outra acompanhante - que se revezarão no ar com apresentações de 25 minutos cada. Ao longo de 1h15, os espectadores poderão assistir a um panorama feminino do samba evocando o clima de roda, suas histórias e a sua poética, numa apresentação conduzida por Nana Kozak e Aline Colombani; Silvia Duffrayer e Bárbara Fernandes; e Thais Villela e Mariana Braga.


Sobre o movimento - O MMS surgiu a partir da necessidade de organização das artistas depois da primeira comemoração da lei que incluiu no calendário oficial da cidade o Dia da Mulher Sambista, comemorado na data de aniversário de Dona Ivone Lara (13 de abril). Na ocasião, ano passado, o grupo recebeu mais de 100 artistas na Cinelândia e um público de aproximadamente 5 mil pessoas.

De lá para cá, o MMS vinha se apresentando em espaços culturais da cidade até que se viu obrigado a dar uma pausa nos trabalhos por conta da pandemia da Covid-19. Mas antes obteve um reconhecimento importante: recebeu a Homenagem Maria Carolina de Jesus da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), por ajudar a fortalecer e valorizar o samba como patrimônio cultural imaterial e praticado por mulheres.


SERVIÇO


Live do Movimento das Mulheres Sambistas


Projeto Arte em Cena, do Sesc RJ


Nana Kozak e Aline Colombani | Silvia Duffrayer e Bárbara Fernandes | Thais Villela e Mariana Braga


Dia 07/10/2020 – 19h


YouTube (@portalsescrio) e Facebook (@SescRJ)


Classificação: livre


Grátis




Nenhum comentário