Novidades

[News] Casa Natura Musical promove “festival de festivais” na programação do projeto Sala da Casa

 

O período de isolamento social acabou provocando iniciativas diferenciadas para estimular a interação, o fomento e a criação artística em seus mais diferentes modos de expressão. Festivais de todo o país, por exemplo, tiveram que repensar seu formato, adiaram suas edições e, muita vezes, optaram por edições online.

 

Para dialogar ainda mais com iniciativas que se empenham em manter a cadeia produtiva da música em movimento, a Casa Natura Musical convidou um total de 15 festivais, com representantes de todas as regiões do Brasil e dos mais diversos estilos, para montar sua programação de lives musicais entre 11 de setembro e 11 de outubro.

 

Cada festival irá assinar a curadoria de um dia da programação, e essas 15 lives irão ao ar no perfil da Casa Natura Musical no Instagram sempre de sexta à domingo, às 19h, integrando a Sala da Casa, projeto de lives intimistas com nomes relevantes da música brasileira que estreou em março, logo que a Casa precisou adiar sua programação devido à crise do novo coronavírus.

 

"Nosso ponto de partida para a escolha desses 15 festivais foi uma junção de relevância e pluralidade. Queríamos contemplar o máximo de estados brasileiros, perfis de público e estilos musicais”, conta Laura Damasceno, curadora da Sala da Casa e responsável pelo setor de novos projetos na Casa Natura Musical.

 

Os eventos e respectivos artistas escolhidos para integrar a programação do “Sala da Casa – Festivais” são: Festival Timbre (Black Pantera), Festival Sons da Rua (ENME), Festival Rec-Beat (Bione), Festival Marsha! (Verônica Valenttino e Marina Mathey), Festival Se Rasgum (Felix Robatto), Festival FNMH2 (Odisséia das Flores), Festival COMA (Adriah), Bourbon Street Fest (Nuno Mindelis), BREVE Festival (Clara x Sofia), Festival de Inverno de Garanhuns (Martins), Festival BR 135 (Criola Beat), Festival Forró da Lua Cheia (Cao Laru), Festival Coolritiba (Jovem Dionísio), Festival MIMO (Duda Brack) e Festival Psicodália (Gloire ILonde). A agenda completa com as datas das apresentações segue abaixo.

 

“Conseguimos chegar a uma seleção nada óbvia de festivais de todas as regiões do Brasil e esse timaço de artistas de excelente qualidade musical e gêneros que vão do pop ao metal, passando por hip hop, jazz, world music e guitarrada", completa Laura.


Confira a agenda completa do Sala da Casa:

 

11/09, sexta-feira Festival Timbre (live na mesma data em que o festival presencial aconteceria). Show: Black Pantera 

12/09, sábado Festival Sons da Rua. Show: ENME 

13/09, domingo Festival Rec-Beat. Show: Bione


18/09, sexta-feira Festival Marsha! Show (inédito): Verônica Valenttino + Marina Mathey

19/09, sábado Festival Se Rasgum. Show: Felix Robatto

20/09, domingo Festival FNMH2 (Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop). Show: Odisséia das Flores


25/09, sexta-feira Festival COMA. Show: Adriah

26/09, sábado Bourbon Street Fest. Show: Nuno Mindelis

27/09, domingo BREVE Festival. Show: Clara x Sofia


02/10, sexta-feira Festival de Inverno de Garanhuns. Show: Martins

03/10, sábado Festival BR 135. Show: Criola Beat

04/10, domingo Festival Forró da Lua Cheia. Show: Cao Laru


09/10, sexta-feira Festival Coolritiba. Show: Jovem Dionísio

10/10, sábado Festival MIMO. Show: Duda Brack

11/10, domingo Festival Psicodália. Show de Gloire ILonde 

 

Sempre às 19h

 

_____________________________

 

Na próxima terça-feira, MINIDocs apresenta Luê 

do palco da Casa Natura Musical

 

Além de receber os artistas no palco, sem plateia, o equipamento cultural também fez a curadoria de onze integrantes dos novos episódios do MINIDocs  - são eles Tim Bernardes, Doralyce, Luê, Jadsa, Alice Caymmi, Rico Dalasam, Maria Beraldo, Pedro Viáfora, Bia Ferreira, Marcia Castro e Nicolas Krassik.

 

A Casa Natura Musical é a curadora da 4ª temporada do MINIDocs, série audiovisual exibida nas emissoras Arte1 a e TV Cultura e hospedada no Youtube que recebe artistas para apresentações musicais e entrevistas sobre suas carreiras. Até agora a série já recebeu 36 artistas e disponibilizou 180 faixas semanais, assim como 39 minidocumentários de 26 minutos na íntegra. O Youtube do MINIDocs tem, atualmente, 112 mil inscritos e mais de 60 milhões de visualizações. Na próxima semana, dia 13 de outubro, terça-feira, 20h30, será veiculado no canal Arte1 o episódio com Luê.

 

A proposta do MINIDocs é propor uma imersão musical inspiradora e entrevistas em que novos e experientes artistas mostram a unicidade do seu som e a verdade da sua música com a máxima qualidade audiovisual. A nova temporada, gravada em parceria com a Casa Natura Musical, equipamento cultural localizado em São Paulo, amplifica vozes da música brasileira contemporânea a partir de onze episódios com artistas de diferentes movimentos contando suas motivações na hora de compor e compartilhando suas narrativas através da arte. 

 

Além da curadoria, os episódios também ocorrem no espaço físico da Casa, que teve sua programação temporariamente adiada desde março devido ao coronavírus. "Fazer a curadoria da quarta temporada do MINIDocs foi um processo de leitura das vivências e narrativas de cada um dos artistas desse time tão diverso. Buscamos com a temática e um olhar aguçado sobre suas composições, acessar as transformações que eles querem pro mundo através de sua obra", conta Michelly Mury, coordenadora artística da Casa Natura Musical.

 

Atualmente, o espaço se mantém ativo por meio do Instagram @casanatuarmusical e as inovações incluem séries semanais de conversas e apresentações musicais; lives em homenagem a datas comemorativas e figuras essenciais da música brasileira; parceria de conteúdo com outras instituições, como a Faculdade Descomplica; edição online da festa Pajuball, do Coletivo Amem; lançamento de discos em parceria com a Rádio CBN; dicas culturais; recomendações de lançamentos e uma newsletter quinzenal.

 

Segundo Suyanne Keidel, diretora executiva da Casa Natura Musical, “viabilizar a parceria junto a Zoe Films para realização desta temporada de MINIDocs reforça o compromisso em ampliar os canais de contato da Casa com os públicos e possibilitar que os artistas tenham nosso espaço como um amplificador do seu trabalho e mensagem”. A diretora também convida marcas para ajudar nessa missão, apoiando a renovação da música brasileira e suas manifestações culturais. “A cultura é um agente de transformação social, a música, por meio da diversidade de sons, ritmos e identidades, propõe diálogos e reflexões. Em nossas ações, buscamos parceiros e marcas aliadas para  contribuir nesse processo”, finaliza Suyanne.

                      

Sinopses da 4a temporada do MINIDocs em paceria com a Casa Natura Musical

 

EP1 – Tim Bernardes

Tim Bernardes fala sobre suas inspirações e sua visão sobre a estranha intimidade coletiva dos amores.

 

EP2 – Doralyce

Neste episódio, a cantora e compositora Doralyce debate temas como feminismo e padrão de beleza por meio de sua música.

 

EP3 – Luê

Luê fala sobre seus caminhos musicais, seu repertório e a influência de sua tradição na música paraense.

 

EP4 – Pedro Viáfora

Neste episódio, Pedro Viáfora conta mais sobre sua herança musical e suas raízes.

 

EP5 – Alice Caymmi

Alice Caymmi fala sobre seus processos de criação e sobre como é ser uma camaleoa musical. 

 

EP6 – Nicolas Krassik

Conheça mais sobre Nicolas Krassik, que nos conta um pouco da música do Nordeste de Paris ao Nordeste do Brasil.

 

EP7 – Marcia Castro

Marcia Castro fala um pouco sobre a tradição de vanguarda da Bahia através de sua música.

 

EP8 – Rico Dalasam

Rico Dalasam fala sobre orgulho e preconceito, machismo e sobre suas quebras de paradigmas dentro do rap.

 

EP9 – Bia Ferreira

Conheça mais da luta de Bia Ferreira e sobre música de mulher preta que nos deixa com uma questão a se pensar: a revolução está realmente em curso?

 

EP10 – Jadsa

A cantora, compositora e multi-instrumentista Jadsa fala sobre como é transitar pelo indie e eletrônico, conversando sempre com sua origem musical regional.

 

EP11 – Maria Beraldo

Maria Beraldo fala através de sua música sobre imagem, sexualidade e busca por autonomia.

 

Datas de exibição:

 

29.09 – Tim Bernardes

06.10 - Doralyce

13.10 - Luê

20.10 - Pedro Viáfora

27.10 - Alice Caymmi

03.11 - Nicolas Krassik

10.11 - Marcia Castro

17.11 - Rico Dalasam

24.11 - Bia Ferreira

01.12 - Jadsa

08.12 - Maria Beraldo


Terças-feiras, 20h30, com reprises nas quintas, meio-dia; e sábados, 13h45.

 

______________________



Afetos - Outubro (programação parcial)

 

O projeto Afetos, idealizado pela Casa Natura Musical, é um momento de carinho entre artistas e público, um ato de troca que humaniza a relação entre duas partes através da tecnologia. Esses encontros e trocas, que já aconteciam naturalmente no palco físico na Casa Natura Musical, se tornam um acalento ainda mais especial neste momento em que não podemos nos reunir fisicamente em torno da música. Neste mês, os encontros acontecem entre 8 e 29 de outubro, quintas-feiras, 19h, no IG @casanaturamusical.

 

No dia 8/10, o Afetos dá início a programação de outubro com Um Bilhete pra Didi, em que o apresentador, jornalista e repórter Didi Effe conversa com a jornalista, apresentadora e diretora Didi Couto sobre os percalços da profissão, a cobertura de eventos musicais, as mídias audiovisuais e os principais desafios como jornalistas culturais.

 

No dia 15/10, a cantora Lila e a atriz, diretora e roteirista Bianca Comparato falam sobre suas carreiras e abordam o tema A Energia Feminina: o Poder da Sensibilidade Para Mudar o Mundo. O restante da programação será enviado em breve.



Nenhum comentário