[News] No Dia Mundial do Refugiado, Sodexo e OIM apoiam projeto de inclusão no mercado de trabalho


São Paulo, 22 de junho de 2020 - A Sodexo, líder mundial em serviços de Qualidade de Vida, tem a diversidade e inclusão como diferencial estratégico do seu negócio. Com cinco pilares de atuação: Gênero, Gerações, Orientação Sexual e Identidade de Gênero, PcD e Cultura e Origens, a companhia é referência no tema, tendo uma diretoria voltada exclusivamente a programas, ações e iniciativas que visam a diversidade e inclusão.

Dentro do pilar Cultura e Origens, o tema de refúgio tem ganhado grande importância para a companhia, devido ao crescente número de pessoas em situação de refúgio que chegam ao País, além da preocupação legítima em abrir espaço no mercado de trabalho a elas. De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) cerca de 43 mil pessoas[1] são reconhecidas como refugiadas no Brasil, número sete vezes maior do que o registrado no início de dezembro de 2019, quando 6 mil pessoas se encontravam em situação de refúgio no país.

Assim, entre as diversas ações voltada para inclusão de pessoas, o Projeto Somos Todos Cuidadores vem sendo um diferencial na oportunidade de trabalho a refugiados e migrantes advindos da Venezuela. Por isso, no dia 20 de junho, data que celebramos o Dia Mundial do Refugiado, a Sodexo reforça a importância do programa. Segundo Lilian Rauld, gerente de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site Brasil, o Somos Todos Cuidadores faz parte do compromisso global da companhia, em dar oportunidades de emprego formal a refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade. ”Hoje, temos em nossa equipe haitianos, africanos, venezuelanos, além de imigrantes advindos de diversos países. No total, já são 177 pessoas contratadas entre refugiados e imigrantes”, afirma Lilian.

Parceria Somos Todos Cuidadores

Diante de um mercado de trabalho competitivo, não são raros os casos de refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade que encontram dificuldades para conquistarem uma oportunidade no Brasil. Dados da pesquisa Perfil socioeconômico dos Refugiados no Brasil², aponta que 34% das pessoas nessa situação possuem ensino superior, mas 20% estão desempregados.

Por meio do projeto “Somos Todos Cuidadores”, de inserção econômica, firmado entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Sodexo On-site Brasil, em parceria com o Instituto Venezuela e o Senac, muitos refugiados e migrantes já foram capacitados e conquistaram oportunidades de trabalho. Visando o desenvolvimento profissional, por meio da formação em copeira hospitalar e o ensino de português, 27 mulheres venezuelanas em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas somente na última turma formada. Ao todo, foram duas semanas de capacitação, seguidas de colocação profissional junto a clientes da Sodexo On-site Brasil.

A venezuelana Edith, conta que a vinda de sua família ao Brasil teve que ser feita em etapas. Seu marido, Jesus Alberto Oropeza Almao, veio primeiro, sozinho. Fez sua documentação, conseguiu um emprego e pagou a passagem aérea que trouxe de Boa Vista (RR) até Congonhas (SP) Edith e seu filho, Dylan Matias Oropeza. A colaboradora da Sodexo On-site Brasil, que participou do programa Somos Todos Cuidadores, afirma que a oportunidade foi uma luz no fim do túnel. ”Me candidatei a inúmeras vagas, mas nunca fui chamada. A Sodexo foi a única empresa que me abriu as portas. Na Venezuela, trabalhava como auxiliar de enfermagem. Para começar minha vida do zero, tinha que começar em algum lugar, e ter essa oportunidade de contribuir e poder me manter com o suor do meu trabalho e de meu marido é gratificante", afirma Edith, de 34 anos.

O curso de 40h, realizado pelo SENAC, capacitou, além das mulheres venezuelanas, brasileiras sobreviventes de violência doméstica e mulheres com deficiência, como cuidadoras hospitalares. O Instituto Venezuela apoiou na seleção das venezuelanas, em sua maioria, beneficiárias da estratégia de interiorização do governo federal.

“Investir em ações e programas que trazem oportunidades de capacitação e crescimento profissional é fundamental para estimular uma cultura inclusiva no mercado de trabalho e também na sociedade como um todo. O programa Somos Todos Cuidadores tem gerado impactos muito positivos em nossa empresa, ampliamos a diversidade de nossas equipes e apoiamos a integração com os refugiados venezuelanos, promovendo um extraordinário intercambio de cultura”, destaca Lilian Rauld.

Esta iniciativa faz parte do projeto Oportunidades, implementado pela OIM e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), voltado à integração econômica dos venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação vulnerável no Brasil. O programa, iniciado em janeiro e com duração de dois anos, está sendo implementado em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A partir do desenvolvimento de diversas atividades, o Oportunidades proporcionará acesso a meios de subsistência sustentáveis e oportunidades de emprego formal, por meio de programas de formação profissional, cursos de idiomas e colocação no mercado de trabalho, como o projeto com a Sodexo, Instituto Venezuela e SENAC.  

“Este tipo de parceria é muito importante para a OIM, pois permite a integração econômica da população migrante e refugiada no Brasil como uma solução duradoura e efetiva, facilitando o recomeço de suas vidas de forma independente. A inclusão de mulheres é ainda mais significativa em um contexto em que sua inserção no mercado de trabalho se faz mais desafiadora. O projeto Oportunidades, da OIM e USAID, busca justamente fomentar esse tipo de iniciativa”, destaca a gestora do projeto na OIM, Michelle Barron.

[1] https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-06/brasil-tem-43-mil-pessoas-reconhecidas-como-refugiadas-diz-conare

[2] Levantamento divulgado pelo ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados)



Sobre a Sodexo On-site Brasil

Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

Destaques Sodexo On-Site Brasil (dados de 31 de agosto de 2019)

Opera em mais de 2.100 sites em todo o país;
44 mil colaboradores;
1,5 milhão de consumidores servidos diariamente;
Empresa #1 em inovação, de acordo com Ranking da Fortune 500;
Líder em seu setor no índice Dow Jones de sustentabilidade pelo 14° ano consecutivo;
Foi incluída pelo 11º ano consecutivo no Anuário de Sustentabilidade 2108 da RobecoSAM:
Signatária do Pacto Global da ONU desde 2015.
Principais conquistas:

Treze vezes eleita como a empresa mais lembrada na categoria Serviços de Alimentação Coletiva pelo Top of Mind RH;
Premiada oito vezes no Top Hospitalar e cinco vezes entre os 100 Mais Influentes da Saúde;
Vencedora cinco vezes no prêmio Top Educação;
Por dois anos consecutivos, é uma das 100 Mais Influentes da Energia;
Reconhecida pelo Women’s Empowerment Principles 2016;
Certificada pelo GEEIS, Gender Equality European & International Standard;
Também faz parte do fórum de empresas e direitos LGBT.


Nenhum comentário