[News] Clássicos: Agnès Varda e a nouvelle vague



A cineasta belga radicada na França Agnès Varda foi uma das precursoras da Nouvelle Vague, movimento artístico do cinema francês. Na década de 1950, a diretora já abordava a temática feminista em suas produções, além de fazer críticas sociais. Seu primeiro filme La Pointe Courte foi rodado quando ela tinha apenas 25 anos. Em 2019, a diretora lançou seu último filme Varda Por Agnès. O documentário faz um resgate da sua trajetória e processo criativo em 65 anos de carreira.

Os Renegados (Sans Toit Ni Loi)

É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas francesas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que aconteceu. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Direção: Agnès VardaElenco: Sandrine Bonnaire, Macha Méril, Stéphane Freiss
França. 1985. Drama. 101 min.
Link no Telecine

As Duas Faces da Felicidade (Le Bonheur)

O jovem carpinteiro François leva uma vida feliz e tranquila ao lado de sua amada esposa Thérèse e os dois filhos pequenos. Apesar disso, quando conhece a encantadora Emilie, François se perde em seus sentimentos e inicia um romance com ela.

Direção: Agnès VardaElenco: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Marie-France Boyer
França. 1965. Drama. 77 min.
Link no Telecine

La Pointe Courte (La Pointe Courte)

Um casal em crise retorna para o pequeno vilarejo Pointe Courte, no qual Lui, o marido, viveu sua infância. Os dois passam por momentos de reflexão sobre seu relacionamento, ao mesmo tempo em que o cotidiano dos moradores flui ao seu redor.

Direção: Agnès VardaElenco: Philippe Noiret, Silvia Monfort
França. 1955. Drama. 77 min.
Link no Telecine

Cléo Das 5 Às 7 (Cléo De 5 À 7)

Em Paris, a cantora Cléo faz um exame para descobrir se está com câncer. O resultado sai em duas horas, então ela decide andar pelas ruas da cidade enquanto aguarda. Com dúvidas sobre como agir diante da doença, a bela acaba cruzando com Antoine, um jovem militar que está prestes a partir.

Direção: Agnès VardaElenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray
França. Itália. 1962. Musical. 86 min.
Link no Telecine

Varda Por Agnès (Varda Par Agnès)

Pedra fundamental da Nouvelle Vague e ícone feminista, a diretora Agnès Varda dedicou 64 anos de sua vida ao cinema. No seu último filme, ela expõe seu processo criativo em um documentário que resgata a sua própria carreira.

Direção: Agnès VardaElenco: Agnès Varda, Sandrine Bonnaire, Hervé Chandès
França. 2019. Documentário. 115 min.
Link no Telecine


Nenhum comentário