Novidades

[News] Pajuball em Casa, parceria entre Coletivo Amem e Casa Natura Musical, integra comemorações do mês do Orgulho LGBTQ+ e prossegue em julho

Começa neste sábado, dia 27/6, a série de eventos online Pajuball Em Casa, uma parceria entre a Casa Natura Musical e os artistas e produtores Flip Couto e Félix Pimenta, membros do Coletivo Amem e dois dos principais movimentadores da cena ballroom em São Paulo. As Balls são bailes que surgiram em meados dos anos 60, realizados pela comunidade LGBTQ+ negra e latina de Nova Iorque, dando origem à cultura House Ballroom, que traz em sua essência possibilidades de performances baseada em identidades de gênero, raça e sexualidade. Os bailes trazem ainda competições de moda, dança e música centradas no voguing, dança baseada nas poses das modelos da revista Vogue. Já o Pajubá, que também nomeio o evento, é uma linguagem em códigos criada pela comunidade LGBTQ+ como uma forma de resistência e comunicação que utiliza termos de origem nagô e iorubá.

Propondo a união da cultura Ballroom e o dialeto Pajubá, a Pajuball realiza a sua segunda edição em parceria com a Casa Natura Musical. A primeira aconteceu em junho de 2019, com mesas de debates, participações da Dj EVEHIVE e da performancer/chanter Zaila Barbosa, e show da Jup do Bairro. A Casa também recebeu outra ballroom do Coletivo Amem em novembro de 2019 em comemoração ao Dia da Consciência Negra - a Kiki Ball Afrodiaspórica, com discotecagem da Dr Ursula e shows de abertura de Biel Lima e Monna Brutal.

Nesta nova edição, as lives tem o objetivo inserir o público nas discussões e termos mais utilizados nas ballroms. O fechamento da edição será com uma festa promovida pela Casa que irá acontecer no aplicativo Zoom via Sympla e que arrecadará fundos para o  #AmemEmCasa, projeto criado pelo Coletivo Amem para ajudar e acolher pessoas negras LGBTQIA+ no período de isolamento social.

Pajuball em Casa

No dia 27, a coreógrafa, professora e produtora cultural Ákira West A.V.A. participa do primeiro #Diálogos Pajuball, mesas de conversas online sobre a cultura Ballroom que serão veiculadas pelo Instagram da Casa Natura Musical (@casanaturamusical).

Na live, que começa às 21h, Ákira falará sobre o tema História Ballroom e o contexto brasileiro. A segunda rodada de conversas fica por conta de Yaguarete Candaces, artista Ballroom responsável pela grande maioria das balls de Fortaleza e pioneira da cena cearense, que abordará o tema A presença transmasculina na Ballroom Brasil. Ambas as lives serão mediadas por Félix Pimenta. Para fechar o dia, às 22h, o Instagram da Casa recebe um duelo de chanters aberto ao público e conduzido pela artista independente, performer, professora e coreógrafa Zaila Candace Zion, que irá julgar os melhores participantes de acordo com a sua personalidade, criatividade, métrica, flow, performatividade e uso do vocabulário ballroom. 

Já no dia 24 de julho, sexta-feira, às 21h, acontece a segunda edição do #Diálogos Pajuball no Instagram da Casa.  A live Histórias pretas na Ballroom contará com participação da educadora criativa e modelo carioca Jacqueline Ayo e mediação de Rhany Mercês, Miss Minas Gerais Trans Plus Size 2020. Às 21h30, fechando a programação da Pajuball Em Casa, a Casa Natura Musical preparou uma Festa Amem online que funcionará como um baile voguing virtual. Estão agendados para a festa show de MC Billa Domitila Mutatis Zion, sets des DJs Lorrany (SP) e Orí (DF), além de performances de voguing de Edson Vogue (PE), Yagaga Kengaral Revlon (CE) e Brunessa Candace Zion (SP). 

A festa acontecerá no aplicativo Zoom via Sympla. O evento disponibilizará ingressos gratuitamente, mas convidamos todes a contribuir adquirindo um ingresso. Toda a receita arrecadada com a venda de ingressos será repassada ao #AmemEmCasa, projeto criado pelo Coletivo AMEM para ajudar e acolher pessoas negras LGBTQIA+ em tempos de isolamento social, com uma programação virtual semanal focada no bem estar, alimentação, cuidados com a saúde mental e física, informação e apresentações artísticas. A ação também incentiva a circulação de renda entre artistas independentes que estão em busca de plataformas para seguir realizando seus trabalhos.

Serviço

Pajuball em Casa

27 de junho, sábado, no IG @casanaturamusical

21h História Ballroom e o contexto Brasileiro com Ákira West A.V.A.
Mediação: Félix Pimenta
Presença transmasculina na Ballroom Brasil com Yaguarete Candaces 
Mediação: Félix Pimenta

22h Duelo de chanters/mcs.
Apresentação: Zaila Candace Zion

********

24 de julho, sexta-feira, no IG @casanaturamusical

21h Bate Papo: Mediação de Rhany Mercês
Histórias pretas na Ballroom com Ayo Alafia


21h30 Festa Amem (Sympla_Zoom)
Acesso com contribuição de ingressos (Pré-venda pelas redes da Festa Amem e Ballroom SP)
Mc: Billa Domitila Mutatis Zion
Dj: Lorrany (SP)
Dj: Orí (DF)

Vogue Performances - Três Categorias
Edson Vogue (PE)
Yagaga Kengaral Revlon(CE)
Brunessa Candace Zion (SP)

Comentários: Glamourosa Black Velvet

Casa Natura Musical
Com mais de 400 shows de 200 artistas diferentes, a Casa Natura Musical completa três anos em 2020. Inaugurada em maio de 2017, a Casa dá voz a diferentes ritmos, movimentos e artistas por meio de uma programação pulsante e plural. Mais que uma casa de shows, a Casa Natura Musical atua como um equipamento cultural, promovendo reflexões com o público em busca de um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos canais de comunicação.   

Sobre a Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 143 milhões no patrocínio de 460 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.

CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br e www.sympla.com.br.
https://www.facebook.com/CasaNaturaMusical
https://www.instagram.com/casanaturamusical/
www.twitter.com/casanaturamus


Nenhum comentário