[News] Museu da Diversidade Sexual e plataforma #CulturaEmCasa promovem o evento +Orgulho no dia do Orgulho LGBTQIA+

Marcada para o domingo (28/06), a ação +Orgulho é uma parceria entre o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e o #CulturaEmCasa, plataforma de streaming e vídeo que reúne de forma gratuita o que há de melhor na programação cultural produzida por artistas e profissionais do setor. A iniciativa garante apoio às Paradas LGBTQIA+ realizadas no interior e no litoral do Estado de São Paulo. Neste ano, foram selecionadas 20 cidades por meio de um edital.

 Em um cenário que ainda exige o isolamento social para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o +Orgulho foi levado para o meio virtual. A partir dessa nova realidade, o MDS se empenha na continuidade das ações para garantir a celebração de uma data tão expressiva como o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

O evento será composto por lives com artistas LGBTQIA+; pelas exposições Queerentena e O Orgulho Ocupa a Rua (acervo fotográfico do Museu da Diversidade Sexual sobre Paradas LGBTQIA+ disponível no Google Arts & Culture) e pela Série Memórias, entrevistas feitas com personalidades relacionadas à luta LGBTQIA+. As ações acontecem a partir das 16h, no www.culturaemcasa.com.br.

A abertura da programação será feita por Tchaka Drag Queen, personagem criada pelo ator Valder Bastos e que completa 20 anos de carreira neste ano. Considerada a Rainha das Festas, Tchaka é conhecida por suas apresentações em eventos que já ultrapassam a marca de 5 mil realizações. Consolidada na cena LGBTQIA+, a artista também é apresentadora de vários blocos de carnaval da cidade de São Paulo e tem presença garantida em programas televisivos de humor e em documentários e filmes.

Alguns dos destaques do +Orgulho são a apresentação das peças Uma flor de dama, com Silvero Pereira; e Deus Me Live! A noviça mais que rebelde, de Wilson dos Santos, trabalhos que já existiam nos palcos e foram levados para o formato online. Também será feita a exibição do filme A Volta da Paulicéia Desvairada, de Lufe Steffen.

Em Uma flor de dama, inspirada no conto Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, o público é convidado a passar uma noite com uma travesti. A proposta é ampliar o olhar para a travestilidade, aproximando-a do humano. O desafio é encarar essa travesti sem estranhamentos, mas também testar nossos discursos libertários e desprovidos de preconceitos.

Deus Me Live! é o novo formato online da comédia A Noviça Mais Rebelde, que neste ano comemora 11 anos em cartaz. O espetáculo é um pocket show da irmã Maria José, adaptado para o formato digital. No final da apresentação, uma conversa com a produção mostra a transformação da sala da casa, no coração da Rua da Consolação (São Paulo), em um pequeno teatro.

Já o filme A Volta da Paulicéia Desvairada, produzido e dirigido por Lufe Steffen, é um documentário histórico e épico sobre a vertiginosa e incansável noite LGBT de São Paulo no início dos anos 2010.

Franco Reinaudo, diretor do MDS, conta que a ação on-line é necessária para reafirmar a luta cotidiana da população LGBTQIA+ pela equidade, paz e respeito à diversidade. “Por uma questão de saúde pública e empatia com as vítimas da Covid-19, as paradas que celebram o orgulho e remetem à revolta de Stonewall não vão acontecer presencialmente, mas organizações, ativistas e sociedade civil, como o Museu, vão continuar celebrando o Orgulho com as ferramentas virtuais”.

“Nosso objetivo é que o conteúdo cultural disponibilizado pelas plataformas nesta ocasião seja amplo e diverso. E o Museu da Diversidade Sexual contribui com essa iniciativa de forma criativa e emblemática”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, Organização Social que gere a instituição.

Programação completa do +Orgulho

Dia 28/6 (domingo)

16h Live de abertura com TchaKa a Drag Queen e entrevista com Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual

17h Live – Debate do Museu da Diversidade Sexual com Helena Vieira, Renan Quinalha e Rita Colaço. Mediação do professor Paulo Souto Maior

18h30 Lives Stonewall 50, Liniker, Edy Star e Maria Alcina

19h Deus me Live! A noviça mais que rebelde – Wilson dos Santos

20h Lançamento do filme A Volta da Paulicéia Desvairada (Lufe Steffen) na plataforma #CulturaEmCasa; Leonardo Oliveira indicando leituras - Museu Felícia Leirner, 6'; transmissão da projeção das fotos do Museu da Diversidade Sexual na plataforma #CulturaEmCasa e apresentação de trechos das lives de Rita Von Hunty e João Silvério Trevisan

21h30 Uma flor de dama, com Silvero Pereira

Sobre o #CulturaEmCasa
Lançada no dia 20 de abril pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a plataforma #CulturaEmCasa disponibiliza gratuitamente conteúdos inéditos das instituições de cultura do Estado de São Paulo. O acesso é por meio do site http://www.culturaemcasa.com.br e os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados aplicativos para cada meio.

Sobre o Museu da Diversidade Sexual
Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado em maio de 2012 e é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Sua missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBTQIA+ brasileira através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais. As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco nas orientações, identidades e expressões de gênero dissidentes.

Sobre a Amigxs da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu da Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso e o Teatro Estadual de Araras. Saiba mais em: www.amigosdaarte.org.br.

Museu da Diversidade Sexual (MDS)
Estação República do Metrô, n° 24. R. do Arouche – República. São Paulo (SP).
O museu está localizado dentro da Estação República do Metrô, atrás da bilheteria. Piso Mezanino, loja 518.

Site:
www.culturaemcasa.com.br
www.amigosdaarte.org.br
www.mds.org.br

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instragram.com/culturaemcasasp/
https://twitter.com/culturaemcasasp

https://www.facebook.com/museudadiversidadeoficial/
https://www.instagram.com/museudadiversidadesexual/
https://twitter.com/mus_diversidade/

https://www.facebook.com/amigosdaartesp/
https://www.instagram.com/amigosdaartesp/
https://twitter.com/amigosdaartesp


Nenhum comentário