[News] Uma Peça para Fellini estreia dia 25 no lobby do Estação Net Rio-Também abertura de exposição e lançamento de livro na programação #Fica Estação NET Rio no mês em comemoração ao teatro

 

O público pode, finalmente, assistir ao monólogo inédito “Uma Peça para Fellini” que estreia dia 25 de março, sexta-feira, às 21h30, com interpretação de Marcia do Valle, no saguão do Estação NET Rio e faz jus ao legado deixado pelo mestre da sétima arte. Texto de Joaquim Vicente e direção da atriz em cena com codireção do cineasta Cavi Borges. O cinema e o teatro juntos em uma linda homenagem, ainda que tardia devido à pandemia, ao centenário do genial diretor italiano, roteirista e desenhista Federico Fellini (Rimini, 20/1/1920 – Roma, 31/10/1993), um dos maiores nomes do cinema de todos os tempos.

É um espetáculo de admiração pela obra do cineasta italiano e de sua esposa e atriz Giulietta Masina (San Giorgio di Piano, 22/2/1921 - Roma, 23/3/1994). Na peça, uma “atriz”, uma “faxineira” e o próprio “Fellini” traçam um pequeno “panorama pandêmico“ sobre a vida e obra do artista e seus colaboradores. São historietas que vão além da vida, a respeito do cinema, teatro, atores e seu ofício, destacando como a arte é essencial para todos.

A faxineira relata como conheceu Seu Fellini, se apaixonou por ele e pelo cinema e como isso mudou sua vida – “Eu fiquei mais inteligente, agora eu adoro pensar”. Ela contracena com imagens dos filmes e outras que remetem ao universo cinematográfico e de Fellini. Conta como Seu Fellini sempre esteve perto do pensamento dela.


Os três personagens se alternam e seguem um fluxo de raciocínio do texto contemporâneo. Para Marcia do Valle, a encenação na verdade é “um exercício de atriz e uma brincadeira entre o teatro e o cinema”. E ela continua com suas reflexões:


– É uma reverência à genialidade do visionário cineasta. Uma introdução, bem humorada, ao universo felliniano. Um projeto com intenção de despertar curiosidade e interesse nos jovens, estudantes, artistas, cineastas. Esse trabalho é também para instigar o público a uma nova visita ou lembrança dos filmes e livros do cineasta. Fellini, nunca é demais!, acrescenta a atriz, que volta a lembrar das falas da faxineira:


 “Seu Fellini pras massas! Os filmes do Seu Fellini deviam passar nas praças públicas!”. Diz a fã-faxineira, que depois de assistir a todos os filmes, tira a sua conclusão de que “Seu Fellini é povão”.

#Fica Estação NET Rio


A programação faz parte do movimento que reúne cariocas e cineastas contra despejo do cinema Estação NET Rio:


 


·        Dia 23/3, quarta-feira, 19h – abertura da exposição "Sonhos de Fellini" no anexo do cinema chamado de Espaço Estação Cavideo. Curadoria de Cavi Borges e Fabricio Duque. Fotos, cartazes dos filmes e os desenhos que Fellini fazia sobre seus sonhos. Esses traços, depois se tornavam caricaturas e eram muitas vezes aproveitados para criação dos personagens de seus filmes. Em cartaz até 25 de julho, todos os dias das 14h às 21h. Entrada franca. Nesse dia e horário haverá também o lançamento do livro "Para Fellini com Amor", de Mariza Gualano. Saguão do cinema em frente ao Espaço Estação Cavideo.


 


·        Dia 25/3, sexta-feira – estreia do monólogo "Uma Peça para Fellini" com atuação da atriz, produtora e diretora Marcia do Valle no saguão do cinema Estação Net Rio. Texto de Joaquim Vicente. Temporada: sextas e sábados, às 21h30, até 25 de junho.


 


Sobre os realizadores


Um encontro de forças nesse momento tão dramático para cultura carioca e brasileira. Com mais de 35 anos de teatro a atriz Marcia do Valle, insiste no seu ofício com muita disposição e coragem. Agora ela produz, no pós-pandemia, uma peça sem patrocínio com estreia no mês do “Dia Mundial do Teatro” – 27/3. Um viva aos Artistas, ao Cinema e ao Teatro!


Ela é atriz, diretora e produtora de teatro no RJ e atuou sob a direção de Aderbal Freire Filho, Amir Haddad, Antonio Pedro Borges, Cláudio Mendes, Domingos Oliveira, Dudu Sandroni, Eduardo Tolentino de Araújo, Édio Rodrigues Nunes, Luiz Arthur Nunes, Lucia Coelho, Paulo Betti e Renato Farias. Fez novelas, minisséries e programas na TV Globo, além de curtas-metragens e o longa “Vende-se essa moto”.  Na pandemia, fez solos para o canal “Agora já era”, no youtube, atuou on-line e depois presencial, no espetáculo “Luiza Mahin, eu ainda continuo aqui” e na peça sonora “Os Cegos”, direção de Marcio Abreu.                                                                                 


O trabalho de Cavi Borges nos 25 anos da locadora Cavideo, resiste aos maus tempos e mantém seu ótimo acervo, em plena atividade, nas Casas Casadas, em Laranjeiras no RJ. Sede de uma biblioteca valiosa, feita de doações por cineastas e cinéfilos sobreviventes.


Ele é diretor e produtor de cinema. Fundador da Cavideo Locadora, referência dos cinéfilos cariocas que depois se tornou produtora e distribuidora de filmes independentes.                                                                                                                       Como realizador de cinema já fez mais de 350 filmes, entre longas, curtas e séries, clipes e videoartes. Em 2018 começou uma parceria com a atriz Patrícia Niedermeier, iniciando uma pesquisa sobre misturar teatro e cinema. Realizaram as peças-filmes: O Censor (2019); François Truffaut – o cinema é minha vida e Marguerite Mon Amour (2020). Sempre utilizando as salas de cinema e suas telas como elementos dramatúrgicos desses espetáculos.


 


Estação NET Rio, Cavideo 25 anos e Vertentes do Cinema apresentam:


 


Um Peça para Fellini


Ficha técnica


Texto: Joaquim Vicente

Direção:  Marcia do Valle e Cavi Borges

Atriz: Marcia do Valle


Trilha sonora e composições originais:   Leonardo Miranda / Iluminação cenográfica:  Djalma Amaral

Figurino:  Flavio Souza / Programação Visual:  André Palatnic / Direção de movimento:  Patrícia Niedermeier / Bonecos:  Miguel Vellinho / Assistente e operador de luz:  Jorge Raibott / Costureiro:  Caio Braga/ Assistente de produção:  Marina Trindade / Cenotécnico/telão: André Salles / Projeções:  VJ Dezoito / Editor de vídeo: Wellington dos Anjos / Assessoria de Imprensa: CICLO Comunicação – Clóvis Corrêa / Criação, produção e realização:  Cavi Borges e Marcia do Valle.


Serviço

Uma Peça para Fellini


Estreia dia 25 de março, sexta-feira, às 21h30. Temporada até 25 de junho.


Monólogo com Marcia do Valle


Direção: Marcia do Valle e Cavi Borges


Saguão do Cinema Estação NET Rio


Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo, RJ


Telefone: (21) 98013-0885 (Cavideo)

Temporada: Sextas e sábados, às 21h30 até 25 de junho.

Ingresso:  ‎R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 1h


Capacidade: 40 pessoas

OBS: Em função da pandemia Covid -19 será exigido o uso de máscara e o comprovante de vacinação atualizado na entrada do Estação NET Rio.




Um comentário: