[Especial Oscar 2022] Belfast

 
Sinopse: Belfast narra a vida de uma família protestante da Irlanda do Norte da classe trabalhadora da perspectiva de seu filho de 9 anos, Buddy, durante os tumultuosos anos de 1960. O jovem Buddy (Jude Hill) percorre a paisagem das lutas da classe trabalhadora, em meio de mudanças culturais e violência extrema. Buddy sonha em um futuro melhor, glamoroso, que vai tirá-lo dos problemas que enfrenta no momento, mas, enquanto isso não acontece, ele se consola com o carismático Pa (Jamie Dornan) e a Ma (Caitríona Balfe), junto com seus avós (Judie Dench e Ciarán Hins) que contam histórias maravilhosas. Enquanto isso, a família luta para pagar suas dívidas acumuladas. Pa sonha em emigrar para Sydney ou Vancouver, uma perspectiva que Ma encontrou com aflição. No entanto, ela não pode mais negar a opção de deixar Belfast à medida que o conflito piora e Pa recebe uma promoção e um acordo de moradia na Inglaterra de seus empregadores.

Belfast foi dirigido e roteirizado por Kenneth Branagh estreou no dia 21 de janeiro de 2022 e tem no elenco Jude Hill, Caitriona Balfe, Jamie Dornan, Judi Dench e Ciarán Hinds.

Curiosidades:

- O filme é baseado em eventos reais da infância de Kenneth Branagh.

- Para capturar os momentos espontâneos, Kenneth Branagh frequentemente filmava cenas que Jude Hill (Buddy) pensava que eram apenas ensaios. Jude começou a desconfiar do que estava acontecendo, então a equipe tampou as luzes vermelhas das câmeras que indicavam que estavam ligadas. Muitas cenas no filme finalizada vieram desses “ensaios”.

- Ciarán Hinds (Pop) também deixou Belfast na metade dos anos 1970 e se mudou para a Inglaterra para escapar dos Conflitos da Irlanda do Norte, mas, ao contrário de Pop, ele era católico.

- Vários membros da produção nasceram em Belfast, incluindo Kenneth Branagh, Jamie Dornan, Ciarán Hinds e Josie Walker.

- Kenneth Branagh escreveu o roteiro encorajado por seu amigo, o ator John Sessions. Esse foi o último filme de Sessions que veio a falecer em novembro de 2020.

- Ciarán Hinds e Kenneth Branagh cresceram 1km de distância um do outro e ambos deixaram Belfast para estudar na Academia de Artes Dramáticas, embora foram em anos diferentes e nunca se conheceram.

- A trilha sonora tem 10 canções de Van Morrison, que também nasceu em Belfast.

- Essa é sexta colaboração entre Kenneth Branagh e Judi Dench.

- Em uma cena, Buddy lê uma HQ de Thor. Kenneth Branagh dirigiu Thor (2011), o primeiro filme adaptado do personagem.

- Judi Dench tem fortes raízes irlandesas. Sua mãe nasceu em Dublin, quando a família se mudou para a Inglaterra depois da Segunda Guerra Mundial quando Judi tinha 10 anos de idade. Muitos de seus parentes ainda moram em Dublin e no oeste da Irlanda e viveram durante os Conflitos retratados no filme.

- Esse é o primeiro filme de Kenneth Branagh como roteirista desde A Flauta Mágica (2006).

- Filme é estreia de Jude Hill.

- Kenneth Branagh apresenta os filmes que seu alterego Buddy assiste nos cinemas em cores enquanto as cenas do filme em si são em preto e branco. Isso pode ser interpretado como acentuar a importância dos filmes na vida de Kenneth Branagh quando ele era jovem enquanto Os Conflitos eram um período obscuro em sua memória.

- A rua que Buddy mora foi construída em estúdio num campo aéreo em desuso em Hampshire. Todos os grandes estúdios da Inglaterra estavam ocupados com outros projetos durante o período de filmagens planejado então Kenneth Branagh foi obrigado a procurar por uma locação alternativa para filmar aquelas cenas.

- O pai de Buddy aposta em um cavalo chamado Moo dance. Essa é uma das músicas mais famosas de Van Morrison.

- Jamie Dornan e Colin Morgan trabalharam juntos na série de TV The Fall (2013).

- Filme de estreia de Ross O’Donnellan.

- De todos os atores principais, Colin Morgan é o único que não nasceu em Belfast. Morgan nasceu em Armagh, Irlanda do Norte. Curiosamente, ele interpreta o antagonista principal do filme.

Belfast concorre ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Kenneth Branagh), Melhor Ator Coadjuvante (Ciarán Hinds), Melhor Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Melhor Roteiro Original (Kenneth Branagh), Melhor Canção Original e Melhor Som. 
 
Trailer: 
 

 Fontes: AdoroCinema, IMDb e Omelete

Nenhum comentário