[Especial Oscar 2022] No Ritmo do Coração

 
Sinopse: No Ritmo do Coração conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Enquanto isso, sua família luta para pagar as contas com o negócio de pesca, pois novas taxas e sanções são impostas pelo conselho local. A jovem, então, treina para ser aceita na faculdade de Berklee, onde poderá seguir com o canto, mas ela precisa decidir entre continuar ajudando sua família ou ir atrás de seus sonhos.

Lançado em agosto de 2021, No Ritmo do Coração, foi dirigido e roteirizado por Sian Heder, adaptado do filme A Família Bélier (2014) escrito por Victoria Bedos, Stanislas Carré de Malberg, Éric Lartigau e Thomas Bidegain. Conta com o elenco formado por Emilia Jones, Troy Kotsur, Daniel Durant, John Fiore, Lonnie Farmer, Kevin Chapman, Amy Forsyth, Courtland Jones, Molly Beth Thomas, Ferdia Walsh-Peelo, Ayana Brown, Marlee Matlin e Kyana Fanene.

Curiosidades:

- Emilia Jones passou nove meses aprendendo a Língua Americana de Sinais, tendo aulas de canto e aprendendo como operar um barco de pesca.

- Os intérpretes de sinais no set eram todos CODAS (Filhos de Pessoas com Deficiência Auditiva).

- Em adição ao significado for Child of Deaf Adults (Filhos de Pessoas com Deficiência Auditiva), “coda” também significa uma passagem de conclusão de uma música em uma composição. O símbolo coda é visível na página dos símbolos musicais que o Professor Villalobos está ensinando Ruby durante uma montagem de cena.

- O filme é baseado no filme francês A Família Bélier (2014). No entanto, quando o filme foi lançado, criou controvérsia na comunidade de deficientes auditivos porque dois dos personagens principais surdo eram interpretados por atores que não eram surdos, com a exceção de Luca Gelberg, que era surdo na vida real. Isso foi corrigido em No Ritmo do Coração, todos os membros da família Rossi são interpretados por atores que também são surdos na vida real: Marlee Matlin, Troy Kotsur e Daniel Durant.

- Depois que No Ritmo do Coração foi exibido no Festival de Cinema de Sundance, Apple comprou os direitos de distribuição por 25 milhões de dólares, um recorde na época (2021).

- Eugenio Derbez dublou sua própria voz na versão em espanhol do filme para a América Latina.

- Marlee Matlin e Troy Kotsur interpretaram um casal em CSI: New York (2004) no episódio Silent Night (2006).

- Marlee Matlin e Daniel Durant tiveram papeis regulares em Switches até Barth (2011), que também tinham vários personagens surdos.

- Quando Ruby sinaliza “Eu te amo”, ela cruza seus dedos indicadores, que significa “Eu te amo muito” na Linguagem Americana de Sinais.

- Durante o filme, o pai e o irmão de Ruby são multados e tem sua licença de pesca revogada por operar um barco de pesca sem uma pessoa que escuta a bordo. A Guarda Costeira tem um histórico de impor sérias restrições à pescadores surdos, ultimamente perdendo casos no tribunal quando desafiados. Com a passagem do promotor, quaisquer restrições impostas aos pescadores surdos devem ser razoáveis e levar em conta a tecnologia atual que ajuda os portadores de deficiência auditiva.

No Ritmo do Coração concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Troy Kotsur) e Melhor Roteiro Adaptado (Siân Heder).

Trailer:
 
   
Fontes: AdoroCinema, IMDb, Omelete
 
 

 

Nenhum comentário