[News] projeto shaun anuncia EP com videoclipe cinematográfico: assista Lábios de Gudang

 projeto shaun anuncia EP com videoclipe cinematográfico: assista Lábios de Gudang


Faixa conta com produção musical de Jojô (Tagua Tagua) e estreia hoje (25)


Still do clipe Lábios de Gudang



O projeto shaun, do artista porto-alegrense João Carneiro, disponibiliza  hoje (25), o single, Lábios de Gudang, que inicia a divulgação do EP Atraso Marcado, com lançamento programado para 29 de abril. A música chega com clipe dirigido por Bruno dos Anjos (OCorre Lab). Assista aqui / ouça aquiProjeto Shaun - Lábios de Gudang (ffm.to)





Introduzindo a banda no universo da temática do amor, João conta que além de se inspirar na tradicional referência do grupo manchesteriano Happy Mondays, bebeu da fonte do compositor norte-americano Lou Reed para escrever a letra: “Tentei falar de amor de uma maneira não tão óbvia, como ele. É a história, meio que narrada - tentando colocar o ouvinte numa situação parecida - de duas pessoas que se amam, que se desejam - se olham e imaginam as cenas que podem viver juntes - e uma delas se sente ainda mais atraída pelo fato da outra ter esse sabor inusitado, originado do Gudang”.


João contou com a colaboração de João Augusto Lopes (Jojô), integrante do Tagua Tagua, que produziu todas as faixas, além de gravar baixo, guitarra, bateria e percussão. ''Essa música é uma mistura de Serge Gainsbourg com Beastie Boys. Ela consegue, ao mesmo tempo, ser super descompromissada e muito séria, porque fala de amor de uma maneira bem elegante e com uma certa malandragem, sendo sensível'', explica o produtor.


A mixagem e masterização ficaram por conta de Guilherme Ceron (Graxaim), ganhador do Grammy Latino pela produção do álbum Derivacivilização de Ian Ramil.



Clipe


Cores quentes, ambiente glamuroso e um tom surrealista constroem a atmosfera misteriosa do videoclipe. Uma analogia ao tema da canção trabalha com claras referências do cinema oriental, além do universo nonsense de David Lynch e bebe em fontes da linguagem noir de Hitchcock. 


“Buscamos uma série de referências inicialmente contrastantes. Um bom exemplo disso é a atmosfera classuda, provocante e majoritariamente noturna dos filmes do cineasta chinês Wong Kar-Wai, que inspiraram bastante a fotografia e a relação dos personagens com a locação; ao mesmo tempo que pra algumas dinâmicas mais irônicas de cena usamos de referência trechos do filme Ratatouille, que traz o universo da cozinha/crítica gastronômica de uma forma mais lúdica e caricata”, relata o diretor Bruno dos Anjos, da produtora OCorre Lab.


A interação regada de mistério entre os personagens, aguça a curiosidade do espectador para o final do enredo. Detalhes na direção de arte, como elementos bastante presentes da cultura indonésia, assim como a locação, contribuem para o clima instigante do vídeo. 


“O clipe funciona muito a partir do mistério, da informação dada, mas não por completo. Contextualizamos o espectador, apresentando que é um restaurante, mas o mistério ainda está pairando no ar, há sempre um estranhamento, uma atmosfera meio Mulholland Drive (Lynch) mesmo'', revela o co-roteirista e assistente de direção, João Albandes.


“Levamos em consideração que o amor, em si, já é algo difícil de ser encontrado. Então, criamos essa analogia: uma pessoa vai a um determinado lugar, onde ela acredita que vá encontrar esse algo raro, que tem uma especificidade única''   explica João Carneiro, também co-roteirista do clipe.


Capa


Inspirado na identidade visual da marca do cigarro indonésio citado no título da canção, o designer Pepe Silva ficou encarregado de dar vida a capa do single.



“A ideia da capa é recriar o conhecido logo do Gudang Garam. Para dar uma hackeada no sistema, buscamos alguns elementos que remetem a cidade de Porto Alegre, como o cais do porto e o pôr do sol”, revela Pepe.



Capa do single Lábio de Gudang por Pepe Silva  -




Show


No dia 7 de Abril, o projeto shaun sobe ao palco formado por João, Lucas Juswiak (baixo), Arthur da Costa (percussão/vozes), Samuel Kirst (teclas/vozes), Jonts Ferreira (bateria/vozes), Eduardo Comerlato (guitarra) e Leonardo Braga (guitarra), para apresentar músicas já conhecidas do seu público e também faixas do novo EP Atraso Marcado.


A banda mineira Devise divide a noite, tocando canções presentes em seu álbum recém-lançado, Depois de Abrir os Olhos (2021).  


“Meu contato com a Devise começou pelo Instagram, durante o auge da pandemia. Vimos que as duas bandas têm muito em comum, principalmente o fanatismo por Oasis. Eles estão começando a botar esse disco na rua, vai ser muito massa ver uma banda de fora do RS lançando algo aqui. E isso tudo também é uma tentativa de mostrar que dá, sim, pra movimentar a música independente aqui no Brasil. Estamos batalhando e o que eu vejo muito em comum com a Devise é essa vontade de fazer acontecer, de dar a cara a tapa, de ir e ver qual vai ser”, finaliza João.

 

Cartaz do show - download aqui




SERVIÇO


devise + projeto shaun - Porto Alegre @ Ocidente

 

Data: quinta-feira | 7 de abril

Abertura da casa: 19h 

Shows: 21h 

Ingresso: R$ 40 

Link para compra do ingresso aquiDevise (MG) e projeto shaun - "Ocidente Acústico" (sympla.com.br)


FICHA TÉCNICA 


Música

Composição, voz e guitarras por João Carneiro 

Produção e vibe musical, engenharia de som, guitarras, baixo, teclado, programação de percussão e bateria por Jojô 

Jonts Ferreira - arranjo de vozes 

Produzida por João Augusto Lopes (Jojô)

Gravada no estúdio Legato, no inverno de 2021

Vozes gravadas no estúdio Ocorre Lab, com Leonardo Braga

Vozes adicionais gravadas por Jonts Ferreira, na Onomato

Mixada e Masterizada por Guilherme Ceron (Graxaim)


Capa

Pepe Silva



Clipe

Direção/Fotografia/Montagem/Finalização: Bruno dos Anjos (OCorre Lab)

Assistência de Direção: João Albandes

Roteiro: João Albandes e João Carneiro

Direção de Arte: Elizabeth Tiehl 

Produção: Bruno dos Anjos; Elizabeth Thiel; Giulia Calloni; João Albandes; João Carneiro; Mariana da Rosa

Figurino e Maquiagem: Mariana da Rosa

Elenco: Giovana de Figueiredo; Giulia Calloni; João Carneiro; Léo Maciel

Segurança: Alex Frazão (Tinga) 

Desenho de Som: Leonardo Braga (OCorre Lab) 

Iluminação: Estúdio Legato


LINKS


Instagram

Youtube 

Spotify

Facebook

Twitter



SOBRE PROJETO SHAUN


João Carneiro, é um cantor e compositor natural de Porto Alegre, fundador do projeto shaun, que atualmente conta com os músicos: Lucas Juswiak (baixo), Arthur da Costa (percussão/vozes), Samuel Kirst (teclas/vozes), Jonts Ferreira (bateria/vozes) Eduardo Comerlato (guitarra) e Leonardo Braga (guitarra), sendo os dois últimos, ex-parceiros em um projeto anterior, a banda Bordines.


O grupo fez sua estreia com o single Terra em Transe (2019), e seguiu os lançamentos com as faixas Babylon (2020) e Voltando do Trabalho (2020). Já em 2021, lançou o EP re-codificado com remixes das canções lançadas anteriormente. 


Em 2022, o projeto shaun se prepara para o lançamento de seu primeiro EP de músicas inéditas, Atraso Marcado, com produção de João Augusto Lopes, o Jojô, integrante do Tagua Tagua e Filipe Catto, além de mixagem do vencedor na categoria de melhor álbum de rock em português no Grammy Latino, em 2016, Guilherme Ceron. A faixa que dá o pontapé inicial no compilado é Lábios de Gudang, nascendo com um videoclipe dirigido por Bruno dos Anjos da OCorre Lab. 


Thais Pimenta
Diretora
Portugal / Brasil

Nenhum comentário