[Especial Oscar 2022] Não Olhe para Cima, disponível no Netflix

Sinopse: Não Olhe Para Cima conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais antes que seja tarde demais se mostra chocantemente cômico. Porém a dupla terá que fazer mais do que falar a chocante notícia para o público, já que ninguém quer acreditar neles ou muito menos dar notícias tristes para o mundo. Um retrato de uma realidade e de um futuro extremamente próximo.

Não Olhe Para Cima foi lançado em 24 de dezembro de 2021 e é um dos filmes disponíveis em serviço de streaming que concorre na categoria de Melhor Filme.

Ele foi dirigido por Adam Mckay que escreveu o roteiro junto com David Sirota. O elenco de Não Olhe para Cima é formado por Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Jonah Hill, Rob Morgan, Tyler Perry, Ron Perlman, Timothée Chalamet, Mark Rylance, Melanie Lynskey e participação de Ariana Grande.

Curiosidades:

- O asteroide Chicxulub Kate Dibiasky menciona caiu na Terra 66 milhões de anos atrás no que é hoje o Novo México. O tamanho estimado do asteroide era de 10km e resultou na extinção de 75% da vida no planeta. Conhecido como o assassino de dinossauros, o asteroide deixou uma cratera com o tamanho estimado em 150km de diâmetro e 20km de profundidade.

- Para interpretar seu personagem de forma convincente, Leonardo DiCaprio conversou com a astrônoma e consultora do filme Amy Mainzer. De acordo com Adam Mckay, DiCaprio teve longas conversas sobre a matemática e teve seis meses de educação de qualidade sobre dinâmica orbital.

- Imagens do cometa são quase idênticas na forma e orientação do cometa Hale-Bopp, visível à olho nu por quase 18 meses na década de 1990.

- Um código QR aparece na tela lá pelas 1h40m de filme. Se escaneado, o link abre um vídeo no Youtube chamado “Ariana Grande e Kid Cudi – Just Look Up (Full Performance Video) – Don’t Look Up – Netflix”.

- Se tornou o terceiro filme mais visto na Netflix em apenas 11 dias em 2021.

- O elenco inclui cinco vencedores do Oscar: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Cate Blanchett, Meryl Streep e Sir Mark Rylance e dois nomeados ao Oscar, Jonah Hill e Timothée Chalamet.

- Adam McKay originalmente planejou fazer o filme para a Paramount Pictures antes de ser adquirido pela Netflix em abril de 2020.

- Na cena de jantar da família, o personagem de Timothée Chalamet está na cozinha preparando uma montanha de carne. Foi uma homenagem ao filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau onde o personagem de Richard Dreyfus faz a mês coisa com o purê de batatas.

- É o segundo filme mais revisado no Rotten Tomatoes com uma avaliação ruim a receber a nomeação de Melhor Filme.

- A personagem de Ariana Grande canta “Just Look Up” em um show que faz referência à sua canção lançada em 2017 chamada “One Last Time”.

- Leonardo DiCaprio e Melanie Lynskey ambos interpretaram interesses românticos de Kate Winslet: DiCaprio em Titanic (1997) e Foi Apenas um Sonho (2008) e Lynskey em Almas Gêmeas (1994).

- Meryl Streep e Timothée Chalamet apareceram antes em Adoráveis Mulheres (2019).

- A última fala de Randall no filme foi improvisada por Leonardo DiCaprio.

- Entre os objetos flutuando no espaço durante os créditos finais, há um carro vermelho. Esse carro talvez tenha sido uma paródia do carro vermelho Tesla Roadster lançado ao espaço pelo bilionário Elon Musk em 2018, considerando que a sátira do filme está relacionada com gigantes da tecnologia bilionários em missões espaciais.

- Durante os créditos finais, a estátua de bronze de um touro na Wall Street em Nova York pode ser vista flutuando no espaço, aparecendo dourado. Na bíblia, a estátua do bezerro dourado representa a adoração de deuses falsos e sua imagem é usada frequentemente para descrever os extremos capitalistas mostrados no filme.

- Nas cenas no meio dos créditos que se passam em um planeta alienígena, um homem com cabelo grande e uma tatuagem onde se lê “Paul” pode ser visto entre os sobreviventes da humanidade. Ele é para ser supostamente Kid Rock. Um imitador foi contratado para o filme e também aparece numa cena deletada com Matthew Perry.

- Segundo filme onde Cate Blanchett e Leonardo DiCaprio são amantes. Antes desse filme, eles apareceram em O Aviador (2004) onde Blanchett interpretou Katharine Hepburn e DiCaprio interpretou Howard Hughes.

Não Olhe para cima concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original (Adam McKay), Melhor Trilha Sonora (Nicholas Britell) e Melhor Edição (Hank Corwin)

Trailer: 
 

 

Fontes: AdoroCinema, IMDb, Omelete 
 
 

 





Nenhum comentário