[Especial Oscar 2022] Duna

 
Sinopse: Inspirado na série de livros de Frank Herbert, Duna se passa em um futuro longínquo. O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de "melange", usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.

Duna estreou em outubro de 2021. Adaptado da obra de ficção científica escrita por Frank Herbert, o filme foi dirigido por Denis Villeneuve e o roteiro foi escrito por ele, Eric Roth e John Spaihts. Conta com Timothée Chalamey, Rebecca Ferguson, Zendaya, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgård, Josh Brolin, Javier Bardem, Dave Bautista e Charlotte Rampling.

Curiosidades:

- O compositor Hans Zimmer é um grande fã do livro Duna e abriu mão de trabalhar com Christopher Nolan em Tenet (2020) para fazer a trilha sonora de Duna. Pelo mesmo motivo, Denis Villeneuve era a escolha principal para dirigir Sem Tempo para Morrer (2021) mas recusou a oferta.

- Denis Villeneuve confirmou em um artigo da Vanity Fair que sua adaptação de Duna será dividida em dois filmes para assegurar que a história original seja “preservada e não cortada em milhões de pedaços”. Contudo, ao contrário da prática comum de filmar vários filmes de uma ponta a outra, apenas o primeiro filme (que mal cobre a primeira metade da obra original) foi aprovado e produzido, com uma sequência opcional dependendo de como o primeiro filme saísse. A sequência foi aprovada depois que o filme estreou.

- Adaptar Duna para o cinema sempre foi um sonho de Denis Villeneuve, desde que ele aprendeu sobre o clássico de David Lynch, Duna (1984), das revistas Fantastic Films e Starlog e leu o livro de Frank Herbert quando ele tinha cerca de 12 anos. Ele queira fazer uma adaptação fiel, então esperou até que tivesse feito os filmes de ficção científica A Chegada (2016) e Blade Runner 2049 (2017) primeiro para que tivesse experiência suficiente no gênero para começar a trabalhar neste filme. Na verdade, cenas de seus filmes anteriores são fortemente influenciadas por suas interpretações das cenas do livro.

- As cenas do mundo oceânico de Caladan foram filmadas em Stadlandet, Noruega. Muitas das cenas no mundo desértico de Arrakis foram filmadas na Jordânia e Abu Dhabi, no Oriente Médio.

- Denis Villeneuve viu Baron Vladimir Harkonnen (interpretado por Stellan Skarsgård) como “um rinoceronte em forma humana) então Skarsgård passou 7 horas por dia aplicando maquiagem para seu papel como Baron.

- O primeiro trailer completo do filme apresenta uma versão da música Eclipse do Pink Floyd pelo compositor Hans Zimmer. Essa é uma homenagem à adaptação proposta de Duna do diretor Alejandro Jodorowski na década de 1970, a qual ele queria que a banda compusesse músicas para a trilha sonora.

- Uma série de prelúdio chamada Dune: The Sisterhoord foi anunciada pela HBO Max enquanto o filme estava sendo promovido. Originalmente, o roteirista de Duna, Jon Spaihts foi anunciado como showrunner, mas ele recusou para concentrar em escrever Duna: Parte Dois (2023).

- O filme tem um tema árabe distinto, para manter a influência da cultura Islâmica que o Frank Herbert usou em sua obra.

- O especialista em idiomas, David J. Peterson, ajudou a criar o idioma Fremen para o filme. Ele é conhecido por ajudar a criar os idiomas Dothraki e Valyrian para Game of Thrones (2011).

- O cantor Sting foi considerado para uma pequena participação no filme como Feyd-Rautha depois que ele participou de Duna (1984) de David Lynch. O personagem acabou sendo omitido da adaptação de 2021.

- Em Duna (1984), todos os Harkonnen foram retratados como ruivos. Nesse filme, eles foram retratados como carecas.

- Primeira vez que Denis Villeneuve produziu um de seus filmes.

- Essa é a terceira adaptação da obra de Frank Herbert, depois de Duna (1984) de David Lynch, a minissérie do SyFy Duna (2000). Uma tentativa do diretor Alejandro Jodorowsky na década de 1970 falhou em ser realizada devido aos altos custos.

- Terceiro filme seguido de ficção científica de Denis Villeneuve depois de A Chegada (2016) e Blade Runner 2049 (2017).

- Para o primeiro trailer, Hans Zimmer juntou um coral de 32 pessoas via FaceTime para fazer o cover de Eclipse do Pink Floyd (foi no meio da pandemia do Covid-19) com Zimmer conduzindo de sua casa.

- Apesar do descontentamento de Denis Villeneuve do filme ter sido lançado tanto nos cinemas quanto na HBO Max, foi o filme mais assistido nos EUA no serviço de streaming nas primeiras três semanas de seu lançamento.

- O personagem de Liet Kynes, interpretado por Sharon Duncan-Brewster teve seu gênero trocado dos livros. Ele foi anteriormente interpretado por Max von Sydow em Duna (1984) e por Karen Dobrý na minissérie Duna (2000).

- De acordo com Denis Villeneuve, a maior parte do elenco principal foi sua escolha principal, com algumas exceções. Zendaya foi escolhida como Chani nos testes de cena depois que foi considerada como a melhor personagem com química com Timothée Chalamet. Chang Chen conseguiu o papel de Dr. Yueh por sorte depois de um encontro com Denis Villeneuve no Festival de Cannes em 2018. Josh Brolin eventualmente conseguiu o papel de Gurney depois de ser sugerido para se encontrar com Denis Villeneuve pelo vice-presidente da Legendary Pictures, Thomas Tull.

- Foi filmado num período de 4 meses.

- Charlotte Rampling – que é bilíngue – dublou a si mesma na versão francesa do filme.

- Muitos paralelos da teologia islâmica foram percebidos como referência pelo autor Frank Herbert.

- A trama de Duna compartilha muitas similaridades com a obra de Shakespeare “Henrique V”. Um jovem imaturo sobe ao trono e é amadurecido por perdas pessoais e endurecido pela batalha. Timothée Chalamet interpretou Henrique V em O Rei (2019).

- Os produtores queriam Emma Roberts para o papel da Princesa Irulan, mas a atriz teve que abrir mão por causa de sua agenda lotada.

- Peter Jackson mostrou interesse em dirigir uma nova adaptação de Duna.

- Javier Bardem é agora o terceiro vilão de James Bond a interpretar o personagem de Stilgar em uma adaptação de Duna.

- Reúne Josh Brolin (Gurney Halleck) e Javier Bardem (Stilgar) 14 anos após estrelarem Onde os Fracos Não Tem Vez (2007).

- Legendary Entertainment conseguiu os direitos da obra em 2016.

- O filme foi vazado na internet em 17 de outubro de 2021, menos de uma semana antes de sua estreia americana

- Reúne Rebecca Ferguso e Zendaya que trabalharam antes em O Rei do Show (2017).

- O elenco tem um vencedor do Oscar (Javier Bardem) e três nomeados ao Oscar (Josh Brolin, Timothée Chalamet e Charlotte Rampling).

- Reúne o diretor Denis Villeneuve com Josh Brolin depois de trabalharem juntos em Sicário: Terra de Ninguém (2015)

- Muitos críticos compararam esse filme com o filme Eternos (2021), que foi lançado poucos dias depois. A diretora de Eternos, Chloé Zhao, disse que foi inspirada ao assistir um corte bruto do filme e implementou um estilo visual parecido em seu filme.

- Jason Momoa e Dave Bautista também atuaram juntos na segunda temporada da série See (2019).

- Reúne Denis Villeneuve com Dave Bautista e David Dastmalchian depois de trabalhar com eles em Blade Runner 2049 (2017). Denis Villeneuve também trabalhou com Dastmalchian em Os Suspeitos (2013).

- Josh Brolin e Dave Bautista apareceram juntos em Vingadores: Ultimato (2019). Também apareceram em Duna William Hurt e Alice Krige, que interpretaram Leto e Jessica em Duna (2000) e Children of Duna (2003), respectivamente.

- Timothée Chalamet e Stephen McKinley Henderson também apareceram em Lady Bird (2017).

Duna concorre ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth), Melhor Fotografia (Greig Fraser), Melhor Trilha Sonora (Hans Zimmer), Melhor Edição (Joe Walker), Melhor Figurino (Jacqueline West & Robert Morgan), Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Design de Produção (Patrick Vermette), Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.

Trailer: 
 
 

Fontes: AdoroCinema, IMDb, Omelete 
 
 

 


Nenhum comentário