Books Brasil Books

Novidades

[Especial Oscar 2022] Licorice Pizza

 
Sinopse: Licorice Pizza é a história de Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman) crescendo, correndo e se apaixonando no Vale de San Fernando, 1973. Os dois iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonar um pelo outro. Mas há um detalhe entre os dois: ela tem 25 e ele 15. Eles se conhecem em um dia de foto na escola de Gary, onde Alana está ajudando os fotógrafos no fatídico dia. Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme acompanha a navegação traiçoeira do primeiro amor e como Alana tem a jornada de autodescoberta de uma jovem: experimentando diferentes empregos e roupas, diferentes prioridades e personalidades e vendo o que se encaixa. Enquanto Gary está iniciando sua carreira de ator em Hollywood, com a ajuda dos pais e trazendo consigo Alana para o meio.

Dirigido e roteirizado por Paul Thomas Anderson e roteirizado por ele, Licorice Pizza foi lançado em fevereiro de 2022 e tem Alana Haim, Cooper Hoffman, Sean Penn, Tom Waits e Bradley Cooper.

Curiosidades:

- O pai de Alana Kane é interpretado pelo pai de Alana Haim, Moti Haim. De acordo com Paul Thomas Anderson, todas as falas de Moti foram improvisadas.

- A família de Alana é interpretada por sua família na vida real. Ela e suas irmãs são membros da Haim, uma banda nomeada ao Grammy. Paul Thomas Anderson dirigiu vários videoclipes para Haim e quando ele era uma criança, sua professora de artes era Donna Haim, mãe das garotas. Esse filme foi parcialmente inspirado por uma queda que ele tinha por ela quando era seu aluno.

- Ninguém do elenco mais jovem sabia que Bradley Cooper estava envolvido no filme até que ele apareceu indo em suas direções quando as câmeras estavam ligadas. A última tomada usada no filme foi onde seu personagem Jon Peters se apresenta e pergunta quem está no comando foi a primeira vez que Cooper ou Alana o viram.

- Toda vez que Alana é vista dirigindo o caminhão é na verdade Alana Haim dirigindo-o, não é um dublê ou truque de câmera.

- Os filhos de Paul Thomas Anderson aparecem em diferentes cenas ao longo do filme.

- Estreia de Cooper Hoffman. Ele é o filho do falecido Philip Seymour Hoffman, colaborador frequente de Paul Thomas Anderson.

- Paul Thomas Anderson disse que ele vem dirigindo Cooper Hoffman sua vida inteira, em filmes caseiros com seus filhos. De acordo com a avó de Hoffman, Anderson e Philip Seymour Hoffman “foram provavelmente grandes amigos. Eles faziam tudo juntos”.

- Cooper Hoffman não tinha planejado se tornar um ator até que Paul Thomas Anderson aproximou dele com o roteiro do filme. De acordo com Paul Thomas Anderson, Hoffman estava “muito hesitante e queria saber mais detalhes. Essa é uma boa indicação de um jovem rapaz forte e inteligente”.

- A cena com a moto foi inspirada por uma história que Paul Thomas Anderson tinha escutado quando criança envolvendo Evel Knievel tentando pular vários carros com sua moto do lado de fora de um bar, mas em vez de pular, ele estava bêbado e bateu em um carro estacionado antes de chegar à rampa.

- A inspiração para a trama principal do filme veio à Paul Thomas Anderson quase 20 anos antes do lançamento.

- O filme que Alana faz os testes são baseados em Interlúdio de Amor (1973) de Clint Eastwood com William Holden.

- O termo “Licorice Pizza” é uma gíria para disco de vinil, principalmente álbuns que eram conhecidos por LPs (long play). Discos de vinil são pretos, que é a cor de alcaçuz e a forma é achatada e redonda, como uma pizza.

- A maior parte dos figurantes são amigos e parentes dos atores principais assim como de Paul Thomas Anderson.

- Licorice Pizza também era o nome de uma franquia de loja de discos.

- O personagem de Gary Valentine é baseado no ator e produtor de Hollywood, Gary Goetzman e muitos dos incidentes que acontecem no filme vem diretamente de histórias que Goetzman contou a Paul Thomas Anderson.

- As principais influências para o filme foram Loucuras de Verão (1973) e Picardias Estudantis (1982).

- Bradley Cooper interpreta o produtor de Hollywood Jon Peters, que foi o namorado de Barbra Streisand durante o período mostrado no filme. Peters produziu Nasce uma Estrela (1976), estrelando Streisand, enquanto Cooper produziu co-escreveu, dirigiu e estrelou a versão de 2018 junto com Lady Gaga.

- Foi Sean Penn quem sugeriu Tom Waits para o papel que Rex Blau.

- As cenas envolvendo as esposas de Jerry Frick foram inspiradas por histórias que a madrasta de Paul Thomas Anderson Kimiko Rudolph lhe contou sobre o racismo que sofreu em sua juventude.

- A personagem de Mary Grady é baseada na lendária agente de hollywood Sue Mengers.

- O personagem de Rex Blau parece ser baseado em Sam Peckinpah, que era conhecido por seu comportamento irresponsável em público e quem dirigiu William Holden em Meu Ódio Será Sua Herança (1969).

- John C. Reilly faz uma pequena participação como Fred Gwyne/Herman Munster.

- O personagem de Jack Holden é baseado em William Holden e o papel que Alana está lendo como antagonista de Holden é baseado no filme Interlúdio de Amor (1973). Também se especula que Rex Blau é baseado no lendário cineasta John Huston.

- O personagem de Alana Haim é Alana Kane. O sobrenome é uma homenagem à sua amiga e ex-atriz Sammi Kane Kraft.

- O filme se passa no verão e outono de 1973.

- O elenco inclui três atores-diretores: Benny Safdie (Bom Comportamento - 2017), Sean Penn (Na Natureza Selvagem – 2007) e Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela - 2018).

- O filme inclui um vencedor do Oscar (Sean Penn) e três indicados ao Oscar (Bradley Cooper, John C. Reilly e Tom Waits).

Licorice Pizza foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Paul Thomas Anderson) e Melhor Roteiro Original (Paul Thomas Anderson). 
 
Trailer: 
 
 

Fontes: AdoroCinema, IMDb, Omelete 
 
 

 


Nenhum comentário