[News] Dona Onete e Alcione se apresentam na Praça Mauá neste fim de semana; local recebe programação para toda a família ao longo do sábado e do domingo

 

RIO DE JANEIRO - As cantoras Dona Onete e Alcione fazem shows gratuitos neste sábado e domingo (26 e 27/3), respectivamente, na Praça Mauá, Centro do Rio, às 18h. As artistas estão entre as atrações do projeto Mulheres Plurais, do Sesc RJ, com programação concentrada em março – o Mês da Mulher –, mas atividades previstas para todo o ano nas unidades do Sesc no estado. O objetivo é provocar a reflexão sobre as diversas expressões que tangem o feminino e combater preconceitos, desigualdades e discriminação.

Os shows das artistas encerram a programação diária, que começa às 10h e se estende ao longo do sábado e do domingo, com rodas de conversa, saraus, feira de economia criativa, feira literária, contação de história, oficinas, exposições e atividades recreativas para crianças e adultos. A programação é 100% gratuita, com algumas atividades exigindo inscrições prévias (informações em www.sescrio.org.br).

Antecedendo aos shows principais, a DJ Verônica Orkidia, pesquisadora musical com envolvimento com os ritmos afro da cultura popular, apresenta, a partir das 15h, sets com gêneros que transitam por África, Cuba e Américas. Entre eles, afrobeats, sambas, coco, maracatu, kuduro, hip hop, R&B, soul, funk, reggae e, principalmente, a MPB (Música Preta Brasileira).


Música paraense para o mundo


A diva do carimbó, como Dona Onete é conhecida, apresentará na Praça Mauá seus principais sucessos, responsáveis por levar a música paraense para o Brasil e para o mundo. A artista já subiu aos palcos dos mais importantes festivais internacionais, como o Rudolstadt Festival (Alemanha), Zwarte Cross (Holanda), WorldWide Festival (França), Roskilde (Dinamarca), Mimo (Portugal), WomAdelaide (Austrália), além do Rock in Rio (Brasil).


 


Na setlist do show estão hits como “Banzeiro”, que alcançou em 2017 o 1º lugar do World Music Charts Europe Top 20, ranking elaborado por DJ europeus para as melhores músicas lançadas no mundo; e “No Meio do Pitiú”, canção eleita a melhor do ano na lista top 20 do super DJ Gilles Peterson, da BBC de Londres e da Worldwide FM. O clipe da música já obteve mais de 20 milhões de visualizações no Youtube.


 


Novidades e clássicos da Marrom


Alcione apresenta o show “Tijolo por tijolo”, do seu 42º álbum, lançado logo após o início da pandemia e depois de quase sete anos sem gravar um CD com canções inéditas. No repertório do show, as novidades se misturam aos clássicos que marcaram sua trajetória, como “Sufoco”, “Gostoso Veneno”, “Estranha Loucura”, “A Loba”, “Você Me Vira a Cabeça”, “Meu Ébano” e “Não Deixe o Samba Morrer”. A direção musical é de Alexandre Menezes, e a geral de Solange Nazareth.


 


O show pelo projeto Mulheres Plurais também celebra os 50 anos de carreira da artista maranhense. Nesse meio século, Marrom acumula a marca de 12 milhões de discos vendidos e mais de 350 prêmios conquistados, entre nacionais e internacionais, como o Grammy Latino; honrarias, títulos e comendas. Também faz questão de utilizar as novas mídias para se aproximar do público: tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, mais de 732 mil curtidas no Facebook e mais de 127 mil no Twitter.


 


PROGRAMAÇÃO


Mulheres Plurais – Rio de Janeiro


Dias 26 e 27 de março de 2022 – Praça Mauá – Centro do Rio de Janeiro


10h às 20h


Gratuito


Livre


Informações e inscrições nas rodas de conversa: www.sescrio.org.br


 


Show DJ Verônica Orkídia


26 e 27/03 | 15h


 


Show Dona Onete


26/03 | 18h


Show Alcione


27/03 | 18h


 


Intervenção poética “Nós somos poesia”


26/03 | 10h | Itinerante


Sinopse: As poetas Sabrina Azevedo, Lisa Castro e Thalylua ocuparão através das palavras a Praça Mauá, espaço afetivo-simbólico, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re)construção das pluralidades das mulheres que foram, são e estão se tornando.


 


Intervenção poética “Nós somos poesia”


27/03 | 16h | Itinerante


As poetas Gleyser, Rainha do Verso e Josi de Paula ocuparão através das palavras a Praça Mauá, espaço afetivo-simbólico, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re) construção das pluralidades das mulheres que foram, são e estão se tornando.


 


Sarau literário


Sarau Comuna Deusa com Slam das Minas RJ


26/03 | 15h | Kombi (próxima ao BiblioSesc)


Sinopse: Slam das Minas ocuparão a Praça Mauá com o Sarau Comuna Deusa! O sarau leva o nome da kombi poética do Slam das Minas RJ que ocupa as ruas da cidade com intervenções poéticas itinerantes. Estarão presentes também poetas convidadas e uma DJ.


 


Sarau literário


Intervenção poética com Valentine


26/03 | 18h | Kombi (próxima ao BiblioSesc)


Sinopse: Poeta e slammer Valen fará uma intervenção em que abordará, pela poesia falada, as conquistas, lutas, dores e alegrias do que é ser mulher.


 


Sarau literário


Intervenção poética “Abertura da Mesa” com Josi de Paula


27/03 | 16h20 | Kombi (próxima ao BiblioSesc)


Sinopse: Poeta e slammer Josi de Paula compõe o coro de mulheres poetas na Edição 2022 do Projeto Mulheres Plurais e ocupará Museu de Arte do Rio através das palavras, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re) construção das pluralidades da mulher que foi, é e está se tornando.


 


Sarau literário


Intervenção poética com Andrea Bak


27/03 | 18h | Kombi (próxima ao BiblioSesc)


Sinopse: Poeta, cantora e estudante de Química, Andréa Bak fará uma intervenção com a finalidade de ressaltar as mulheres que possuem histórias inspiradoras e que lutam no seu dia a dia pela garantia de direitos e contra a desigualdade social e de gênero.


 


Contação de histórias: “Histórias do fundo do baú” com Thaiane Leal


26/03 | 11h | Espaço Infantil


Sinopse: Contam que no começo dos tempos, todas as histórias estavam guardadas dentro de um baú, e foi Anansi, a corajosa criatura, metade aranha e metade humana, que as espalhou pelo mundo. É com este conto de tradição oral africana que abrimos nosso baú e vamos, palavra por palavra, tecendo a maravilhosa teia de histórias. De dentro do baú saem outras narrativas


populares que contam os mistérios do mundo e um pouco sobre nós mesmos. Do baú saem: “Okipija”, um conto da Nigéria sobre a mulher mais bonita do mundo; “Matinta Perera”, uma lenda amazônica; “A onça e o bode”, conto do folclore brasileiro. As histórias são entoadas ao som da rabeca com ritmos e cantigas populares. Objetos e bonecos também dão formas e contornos aos contos, entrelaçando a linguagem narrativa, cênica e sonora.


 


Contação de histórias: "Entre contos africanos" com Juliana Correia


26/03 | 14h | Espaço Infantil


Sinopse: Trabalho que alia arte, memória e educação a partir de contos da tradição oral africana e afrodiaspórica. O repertório é composto por livres adaptações de contos da tradição oral de diferentes grupos étnicos do continente Mãe. Trata-se de um passeio lúdico por memórias e saberes ancestrais negro-africanos muito presentes aqui na diáspora também. 


 


Contação de histórias: "O desdobrar das histórias" com Pamela Cristina


27/03 | 11h | Espaço Infantil


Sinopse: A Contadora de Histórias e Origamista Pamela Cristina pretende, por meio por meio da tradição oral dos contos de matriz africana, bem como das biografias das personalidades negras, proporcionar o convívio e o encontro entre pessoas que desejam compartilhar histórias.


 


Contação de histórias com Lucia Morais Tucuju e as Lendas Amazônicas


27/03 | 14h | Espaço Infantil


Sinopse: A ideia principal desta contação de histórias, baseada nas lendas amazônicas, interpretada pela atriz Lucia Morais é transpor o público, através de um passeio poético, para as lendas amazônicas, a um Brasil ancestral que traz na narrativa oral o veículo de perpetuação da cultura, em que a própria atriz se inspirou na infância ribeirinha, no interior de Macapá, onde ouvia histórias contadas por sua avó na beira do rio quando era criança.


 


Contação de histórias: “Abertura da Mesa” com Dircéa Damasceno


27/03 | 14h50 | Espaço Infantil


 


Feira de Economia Criativa e Feira Literária


26/03 | 11h às 20h


27/03 | 10h às 20h


Sinopse: Artesanato, moda, decoração, gastronomia internacional e serviços. Mais de 50 expositores estarão presentes, entre eles a Nia Livraria, Macabéa Edições, Garupa Edições, além das quadrinistas e ilustradoras convidadas pelo Coletivo Capa Comics e as escritoras Lucia Morais e Arlene Costa, vendendo suas obras e de tantas outras poetas e escritoras desse Brasil.


 


Exposições:


Mulheres Plurais


A Mulher que eu quero ser


Percursos e Ancestralidade


Percursos e Ancestralidade


Saúde Bucal da Mulher


Mulheres na Ciência


Mulheres na Astronomia


Combate à Violência Contra a Mulher


26/03 | 11h às 20h


27/03 | 10h às 20h


 


Oficinas:


Ancestralidade ginecologia natural


Arte manuais


Autocuidado com produtos


Autocuidado com produtos naturais - óleos essências


Bonecas com questionamentos sobre gênero


Ciclos e mandala lunar


Customização de roupas com stencil - tema empoderamento feminino


Ervas medicinais


Massagem relaxante


Narrativas femininas


Pobreza menstrual


Produtos de beleza em barra


Robôs das mulheres engenheiras


Tranças


26/03 | 11h às 20h


27/03 | 10h às 20h


 


Atividades recreativas e culturais para crianças


Alongamento mamãe bebê


Atividades recreativas para crianças


Campanha sobre os 5 sentidos


Contação de histórias


Oficina de dedoche com Mitat Marques


Oficina pintando com gelo


26/03 | 11h às 20h


27/03 | 10h às 20h


 


Atividades recreativas para adultos:


Apresentação esportivas de mulheres


Aula aberta de Danças


Aula Defesa Pessoal


Caminhada Histórica – da Praça XV à Praça Mauá


26/03 | 11h às 20h


27/03 | 10h às 20h


 


Apresentações artísticas


Esquete contra o Body Shaming


Esquete: fases da mulher


Esquete: maternidades na real


Eu, Mulher no trabalho


Flash Mob


Intervenção Artística itinerante de Libras com palavras relacionadas ao universo feminino


Intervenção Literária


Intervenção Poética "Correio para Mulheres"


Performance: Quem sou eu, quem é você: você conhece a nossa história


26/03 | 11h às 20h


27/03 | 10h às 20h


 


BiblioSesc


Unidade Móvel com atividades de leitura e apresentação da Rede de Bibliotecas do Sesc


26/03 | 11h às 20h


27/03 | 10h às 20h


 


PROGRAMAÇÃO NO MUSEU DE ARTE DO RIO COM INSCRIÇÕES PRÉVIAS


Roda de Conversa: Etarismo e Gênero


26/03 | 11h | MAR – Museu de Arte do Rio


Participações:


Sandra Rabello: Gerontóloga especialista pela SBGG


Mediação: Raphaella Neves, Renata Alexandre


Número de vagas: 30 vagas


Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/


 


Roda de Conversa: Ancestralidade e Percursos


26/03 | 15h | MAR – Museu de Arte do Rio


Participações:


Zezé Mota, Léa Garcia, Aira Nascimento e Elisa Lucinda


Mediação: Fernanda Batista e Luiza Matheus


Número de vagas: 30 vagas


Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/


 


Roda de Conversa: Saúde Mulher – violência obstétrica


27/03 | 11h | MAR – Museu de Arte do Rio


Participações:


Erica Mendonça


Mediação: Marilene Souza


Número de vagas: 30 vagas


Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/


 


Roda de Conversa: Mulheres e o Poder


27/03 | 15h | MAR – Museu de Arte do Rio


Participações:


Priscila Barbosa, Gabriela Anastácia e Ilvi Marivic 


Mediação: Carolina Miranda e Luzia


Número de vagas: 30 vagas


Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/


 


Roda de Conversa: Literatura – Palavra é Semente: infâncias e ancestralidade


27/03 | 16h30 | MAR – Museu de Arte do Rio


Participações: Elaine Cristina Marcelina, Lucia Morais e Talita Peixoto.


Número de vagas: 30 vagas


Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/


Sinopse: Bate-papo com a professora, pesquisadora, historiadora e escritora afro-carioca Elaine Marcelina e com a atriz, professora, arte-educadora, contadora de histórias e escritora amapaense, Lucia Morais, que tem origem indígena. A conversa será mediada por Talita Peixoto, criadora do Clubinho Preto, um clube de assinatura pensado especialmente para crianças receberem conteúdo educativo e cultural com curadoria afrocentrada e contra o racismo. 





Nenhum comentário