[News]Rhino anuncia edição comemorativa de 60 anos de "My Favorite Things", álbum marcante de John Coltrane

 

 

RHINO ANUNCIA EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 60 ANOS DE "MY FAVORITE THINGS", ÁLBUM  MARCANTE DE JOHN COLTRANE 
 
“My Favorite Things Deluxe Edition” contará com remasterizações exclusivas em mono e estéreo. O lançamento em 2 CDs e nas plataformas digitais está previsto para 20 de maio

 

 

Lançado em Março de 1961, “My Favorite Things” foi o primeiro álbum a apresentar John Coltrane usando o sax soprano, além do sempre presente sax tenor. O soprano assume a frente em duas das quatro faixas do álbum, incluindo a inesquecível versão da faixa-título do álbum, escrita originalmente para o musical “The Sound of Music”.
 
A gravação de “My Favorite Things”, que tem 14 minutos, foi editada e chegou às rádios da época com força total. O sucesso da música lançou Coltrane a uma audiência mais ampla, iniciando seu impacto nas futuras gerações. Em reconhecimento ao sucesso atemporal do álbum e a toda sua relevância histórica, o disco foi inserido no Grammy Hall of Fame em 1998 e, em 2018, recebeu o certificado de álbum de ouro.
 
A Rhino celebrará os 60 anos do disco com uma edição comemorativa em 2 CDs e no digital, apresentando faixas mono e estéreo remasterizadas a partir das fitas originais, incluindo as mixagens em mono, que acreditava-se estarem perdidas, mas que recentemente foram encontradas.
 
O álbum foi gravado em outubro de 1960 com a primeira formação do John Coltrane Quartet, que apresenta McCoy Tyner ao piano, Steve Davis no baixo e Elvin Jones na bateria. Pouco antes da gravação, Coltrane conversou sobre o uso do sax soprano em entrevista: “Eu tive que adotar uma abordagem levemente diferente da que eu uso para o sax tenor, mas isso me ajuda a enxergar a improvisação de outra maneira. É como ter uma outra mão.”
 
Um ano após o lançamento do disco, John Coltrane disse à revista Jazz Hot: “‘My Favorite Things’ faz parte das minhas gravações preferidas. Acho que eu não gostaria de fazer nada diferente, apesar de que todas as outras gravações que fiz poderiam ter sido melhores em alguns detalhes. Isso é fantástico. Quando você toca devagar, fica com um aspecto meio “gospel”, que não soa nada desagradável, e quando toca rápido, outras qualidades inegáveis aparecem. É muito interessante descobrir um terreno que se renova de acordo com o impulso que você dá, e é por isso que nem sempre nós tocamos essa música no mesmo andamento.”

 

Confira a tracklist de "MY FAVORITE THINGS:
60TH ANNIVERSARY DELUXE EDITION":

 

Disc One: Remastered Album in Mono
Disc Two: Remastered Album in Stereo
1.      “My Favorite Things”
2.      “Every Time We Say Goodbye”
3.      “Summertime”
4.      “But Not For Me”

Nenhum comentário