[Especial Oscar 2022] O Beco do Pesadelo

Sinopse: Em O Beco do Medo, quando o carismático, mas sem sorte, vigarista Stanton Carlisle (Bradley Cooper) acaba entrando para um "circo dos horrores" após perder tudo. Lá ele encontra a vidente Zeena (Toni Collette) e seu marido Pete (David Strathairn), que fazem um show de leitura fria e um engenhoso sistema de linguagem codificada para fazer parecer que ela tem poderes mentais extraordinários. Mas logo Pete começa a ensinar a Stan sobre os truques, fazendo com que Stan tenha uma ideia para um "passaporte" para a riqueza e tirar dinheiro da elite Nova Yorkina dos anos 1940. Anos depois, após sair do circo e se juntar com Molly (Rooney Mara), uma das intérpretes do show, Stan é conhecido como "O Grande Stanton", pondo em prática o que tinha imaginado anos antes. Mas durante uma de suas performances, ele acaba se envolvendo em um jogo de gato e rato com a psicóloga Lilith Ritter (Cate Blanchet) que tentar expor suas habilidades fraudulentas. Não conseguindo, Stan se envolve com um rico da época que quer contratá-lo para falar com o falecido filho e ganhar muito dinheiro, mas a psicóloga não vai deixar isso passar tão rapidamente.

Lançado em janeiro de 2022, o filme é dirigido por Guillermo del Toro e roteirizado por Guillermo del Toro e Kim Morgan, adaptado do livro William Lindsay Gresham. O elenco é formado por Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Rooney Mara, Ron Perlman, David Strathairn, Jim Beaver, Tim Blake Nelson e Holt McCallany.

Curiosidades:

- A maior parte das cenas foram filmadas depois da produção ser suspensa durante a pandemia do COVID-19. Bradley Cooper aproveitou para perder 6kg e parecer mais jovem para o início do filme.

- Rooney Mara estava grávida quando as filmagens começaram e deu à luz durante a suspensão da produção durante a pandemia. Ela disse que o timing e agenda da produção foi uma vantagem desde suas primeiras cenas no filme aparecendo seminua na sua fantasia de carnaval foram filmadas após o fim da suspensão.

- Bradley Cooper afirmou que muitos dos adereços de mesa eram de Guillermo del Toro.

- Bradley Cooper aprendeu como lutar boxe em preparação para o papel de Stanton Carlisle a pedido de Guillermo del Toro que queria Cooper transmitisse através da linguagem corporal que Stanton teve um passado violento.

- Leonardo DiCaprio foi originalmente escolhido para o papel principal, já que ele escolheu esse projeto em vez de projetos de Paul Thomas Anderson e Alejandro G. Iñarritu. Mas quando as negociações falharam por não chegar à um acordo financeiro, DiCaprio recusou e foi substituído por Bradley Cooper.

- O filme de Guillermo del Toro não é um remake de “O Beco das Almas Perdidas (1947) mas uma re-adaptação do livro de William Lindsay Gresham.

- Sétima colaboração de Ron Perlman com Guillermo del Toro. Pinóquio (2022) será a oitava.

- Jennifer Lawrence e Lady Gaga foram consideradas para o papel de Molly Cahill.

- O elenco inclui dois vencedores do Oscar (Cate Blanchett e Mary Steenburgen) e seis nomeados (Bradley Cooper, Toni Collette, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Rooney Mara e David Strathairn)

- Segundo filme de 2021 com Cate Blanchett e Ron Perlman, o primeiro sendo Não Olhe para Cima (2021).

- Mary Steenburgen e Cate Blanchett são duas vencedoras do Oscar. Ambas receberam o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelos filmes Howard Hughes: Melvin e Howard (1980) e o Aviador (2004).

- Giada Colagrande, a esposa de Willem Dafoe, faz o papel da “mulher-aranha” no carnaval.

- Cate Blanchett e Rooney Mara estavam em Carol (2015) juntas como amantes.

- Richard Jenkins e Mary Steenburgen foram um casal em Quase Irmãos (2008).

- Cate Blanchett e Willem Dafoe apareceram juntos em A Vida Marinha com Steve Zissou (2004).

- Bradley Cooper fez o papel de Elephant Man (John Merrick) na Broadway e no West End. John Merrick foi um geek (artista de circo) nascido com uma desordem congênita em O Homem Elefante (1980). O personagem de Bradley Cooper foi um artista de circo nesse filme.

O Beco do Pesadelo concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia (Dan Lautsen), Melhor Figurino (Luis Sequeira) e Melhor Design de Produção (Tamara Deverell). 
 
Trailer:  
 

Fontes: AdoroCinema, IMDb, Omelete 
 
 

 



Nenhum comentário