[Especial Oscar 2022] Ataque dos Cães, disponível no Netflix

 

Sinopse: Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) é brutalmente sedutor. Ele é um caubói tão cru quanto suas peles. O ano é 1925. Os irmãos Burbank são fazendeiros ricos em Montana. No restaurante Red Mill a caminho do mercado, os irmãos conhecem Rose, a proprietária viúva, e seu filho impressionável Peter. Phil se comporta tão cruelmente que leva os dois às lágrimas, divertindo-se com a dor e fazendo seus companheiros vaqueiros rirem - todos, exceto seu irmão George, que conforta Rose e depois volta a se casar com ela. Enquanto Phil oscila entre a fúria e a astúcia, sua provocação a Rose toma uma forma misteriosa - ele paira nas bordas de sua visão, assobiando uma música que ela não pode mais tocar. Sua zombaria de seu filho é mais aberta, amplificada pelos aplausos dos discípulos vaqueiros de Phil. Então Phil aparece para colocar o menino sob sua asa. A relação dos dois vai do céu ao inferno. O invejoso Phil fará de tudo para atrapalhá-los. Este último gesto é um abrandamento que deixa Phil exposto, ou um enredo que se torna ainda mais ameaçador?

Lançado em novembro de 2021 foi dirigido e roteirizado por Jane Campion, baseado no livro de Thomas Savage. O elenco é formado por Benedict Cumberbatch, Genevieve Lemon, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee, Kenneth Radley, Kirsten Dunst, Sean Keenan, George Mason, Ramontay McConnell e Cohen Holloway.

Curiosidades:

- Kirsten Dunst trabalhou duro para aprender a peça de piano que ela toca no filme. Ela originalmente aprendeu duas peças musicais, mas uma foi cortada na edição final.

- Kirsten Dunst e Benedict Cumberbatch estavam tão imersos em seus personagens que eles não falaram um com o outro durante as filmagens.

- Jesse Plemons e Kirsten Dunst são um casal na vida real e tem dois filhos.

- Jane Campion tem sido um fã de Kirsten Dunst há muito tempo e tem tentado trabalhar com ela em um projeto anterior. Dunst revelou que Campion lhe escreveu uma carta em 2001 que ela guarda até hoje.

- Para imergir no personagem de Phil Burbank, Benedict Cumberbatch não tomou banho por duas semanas. Ele também começou a fumar. Embora tenho fumado na vida real por anos, ele passava mal a cada tomada em que fumava os cigarros. Ele foi tão longe com o hábito de fumar que teve envenamento por nicotina três vezes.

- Passa no estado de Montana dos anos 1920, a locação das filmagens é na Nova Zelândia, país natal de Jane Campion.

- O livro foi escrito em 1967 pelo autor americano Thomas Savage, conhecido por suas obras de western. Ele morreu aos 88 anos em 2003.

- Paul Dano foi originalmente escolhido para o papel de George Burbank, mas teve que abrir mão devido ao conflito de agenda.

- Com esse filme, Jane Campion se torna a primeira mulher a ser nomeada para Oscar na Categoria de Melhor Direção duas vezes.

- No começo das filmagens, Jane Campion apresentou Benedict Cumberbatch ao elenco e equipe dizendo “Este é Phil. Você vai trabalhar com ele. Benedict é realmente legal, mas vocês não irão conhece-lo até o fim das filmagens. ”

- Elizabeth Moss foi originalmente escolhida para o papel de Rose, no qual seria sua terceira colaboração com Jane Campion. Ela foi obrigada a abrir mão devido aos conflitos de agenda com o filme de Taika Waititi Next Goals Wins (2022).

- Benedict Cumberbatch aprendeu a tocar banjo para o filme.

- Kirsten Dunst faz o papel da mãe se Kodi Smit-Mcphee. Na vida real, ela é apenas 14 anos mais velha que ele.

- As filmagens começaram em 10 de janeiro de 2020, mas devido à pandemia, foi suspensa até 22 de junho.

- A filha de Jane Campion, Alice Englert, interpreta o papel de Buster.

- Jesse Plemons e Kirsten Dunst também fizeram os papeis de marido e mulher na série Fargo (2014).

- Jesse Plemons recusou o papel de George. Ele foi procurado de novo quando Paul Dano se tornou indisponível.

- Para se preparar para o papel, Benedict Cumberbatch pesquisou sobre a expedição de Lewis e Clark pela América. Ele também trabalhou por um tempo num rancho de gado em Montana onde aprendeu a castrar touros.

- Esse é o primeiro filme de Jane Campion lançado nos cinemas em 12 anos. Ela estava pensando em se aposentar até que leu o livro de Thomas Savage.

- Sexta colaboração de Genevieve Lemon com Jane Campion.

- Jane Campion sempre teve Benedict Cumberbatch em consideração para o papel de Phil depois de ver seu trabalho no drama da BBC, Parade’s End (2012).

- Benedict Cumberbatch e Jesse Plemons trabalharam em Aliança do Crime (2015) mas não tiveram cenas juntos no filme.

- O elenco inclui quatro nomeados ao Oscar: Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee. Com exceção de Benedict Cumberbatch, que foi anteriormente nomeado por O Jogo da Imitação (2014), todos receberam suas primeiras nomeações por esse filme.

Ataque dos Cães concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Jane Campion), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Ator Coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee), Melhor Atriz Coadjuvante (Kirsten Dunst), Melhor Roteiro Adaptado (Jane Campion), Melhor Fotografia (Ari Wigner), Melhor Trilha Sonora (Jong Greenwood), Melhor Edição (Peter Sciberras), Melhor Design de Produção (Grant Major) e Melhor Som.

Trailer: 

 
Fontes: AdoroCinema, IMDb, Omelete
 
 

 
 

Nenhum comentário