[News] INDICADO AO OSCAR DE FILME INTERNACIONAL, A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS CHEGA AO STREAMING

 


Trailer:


Primeira produção do Butão indicada ao Oscar, A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS, que concorre na categoria Melhor Filme Internacional, estreia nas plataformas de streaming, a partir de 25 de março disponível no Belas Artes A La Carte, e a partir de 30 de março no Now.


Sobre o filme

Escrito e dirigido pelo estreante Pawo Choyning Dorji, que também é escritor e fotógrafo, o filme é o segundo longa do Butão, um pequeno país da Ásia meridional, a ser inscrito no Oscar – o outro foi “A Copa”, de Khyentse Norbu, de 1999. Comemorando a indicação, o cineasta postou uma nota em sua conta no Instagram:

“Hoje, me sinto muito honrado e orgulhoso, não como cineasta de um filme indicado ao Oscar, mas como butanês. A indicação de A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS, na categoria Melhor Filme Internacional, é histórica para o Butão, um país pequeno mas muito especial com muita sabedoria e compaixão para partilhar com o restante do mundo. Sou muito grato à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aos membros da Academia por nos dar essa oportunidade e plataforma para compartilhamos nós mesmos com o mundo.

A jornada improvável desse pequeno filme, das geleiras do Himalaia ao Oscar, é a celebração de todas as possibilidades na arte e na criatividade. Esperamos que nosso filme, mostrando valores humanos muito simples e essenciais do lugar mais remoto do mundo, continue a tocar o coração das pessoas, especialmente nesses tempos de dificuldade.”

A história inspiradora de A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS é protagonizada por um professor na faixa dos 20 anos Ugyen Dorji (Sherhab Dorji), que está prestes a terminar seu contrato com o governo como professor de escola pública. Ele está cansado dessa profissão, e cogita seguir seu sonho: se tornar um cantor na Austrália. Ele é mandado para dar aula em Lunana, um vilarejo minúsculo e distante, um lugar com 56 habitantes, nas proximidades do Himalaia, e acessível apenas a pé – o que garante uma semana de viagem caminhando.

Ao chegar lá, tudo é tão ruim quando esperava: o celular não pega, seu quarto é terrível, e a energia elétrica é intermitente. E ele insiste em ser transferido, mas, enquanto a mudança não sai, é obrigado a dar aulas ali, e acaba sendo conquistado por seus alunos, e se encanta com Saldon (Kelden Lhamo Gurung), uma jovem cuja bela voz canta sobre a natureza e os espíritos.

Desde sua estreia no Brasil, o filme só tem colhido elogios. Mariane Morisawa, no Estado de S. Paulo, diz que “A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS é uma grata surpresa do Oscar.” No Cineweb, Alysson Oliveira, destaca que “o filme tem como seu grande trunfo a simplicidade, o que está em perfeita sintonia com a história que conta e o local onde se passa”.

Na Folha de S. Paulo, o jornalista Zeca Camargo escreve: “Ao concluir a saga do seu professor, com pitadas de filmes do gênero que vão de ‘Ao Mestre com Carinho’ a ‘Sociedade dos Poetas Mortos’, só que com música, o diretor resiste ao clichê mais imediato da transformação.”

A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS é um lançamento da Pandora.

Sinopse

Ugyen Dorji (Sherhab Dorji) tem 20 e poucos anos, e é professor, embora sonhe em se mudar para a Austrália e ser um cantor famoso. Em seu último ano de contrato com o governo, é mandado para Lunana, uma das regiões mais isoladas do mundo, onde deverá assumir uma escola infantil. Apesar de contrario, ele é obrigado a assumir o cargo, e descobrirá naquele lugar a felicidade das pequenas coisas.

Ficha Técnica

Direção: Pawo Choyning Dorji

Roteiro: Pawo Choyning Dorji

Produção:  Pawo Choyning Dorji, Jia Honglin, Stephanie Lai, Steven Xiang

Elenco: Sherab Dorji, Kelden Lhamo Gurung, Ugyen Norbu Lhendup,Pem Zam, Kunzang Wangdi, Sonam Tashi, Tsheri Zom, Tshering Dorji, Tashi Dema, Dophu, Dorji Om

Direção de Fotografia: Jigme Tenzing      

Desenho de Produção: Tshering Dorji

Montagem: Ku Hsiao-Yun

Gênero: drama, comédia

País: Butão, China

Ano: 2019

Duração: 110 min.




Nenhum comentário