[News]Sopai Hospital Infantil Filantrópico comemora dois anos da ala Maria de Lourdes Moreira Leite

 Sopai Hospital Infantil Filantrópico comemora dois anos da ala Maria de Lourdes Moreira Leite destinada a crianças e adolescentes com condição crônica complexa (CCC) dependentes ou não de ventilação mecânica, mas com indicação para cuidados paliativos



Iago Gouveia no aniversário de dois anos da ala Maria de Lourdes Moreira Leite (Divulgação)


O título da matéria é grande para fazer jus ao trabalho desenvolvido pela ala Maria de Lourdes Moreira Leite - instalada no Sopai Hospital Infantil Filantrópico, conveniado ao SUS – que comemorou na última sexta-feira (19), dois anos de funcionamento, com direito a festinha de aniversário, animação e muita música ao som de Iago Gouveia, filho do eterno Dedim Gouveia. O nome da ala é uma homenagem à mãe da primeira-dama do Ceará, Sra. Onélia Santana, que também é madrinha da unidade especial.

A unidade possui 25 leitos de enfermaria destinados a pacientes com condição crônica complexa (CCC) dependentes ou não de ventilação mecânica, mas com indicação para cuidados paliativos pediátricos. Estar em cuidado paliativo nem sempre significa a proximidade da morte, mas o fato de que o transtorno não pode ser curado. A criança fica, por exemplo, sempre no leito e por isso precisa de terceiros. No entanto, os cuidados podem ser perfeitamente realizados em casa, basta apenas um treinamento para os familiares cuidadores (mãe, pai, tia, avó) e a garantia de equipamentos mínimos para serem instalados na residência do pequeno.




A ala Maria de Lourdes Moreira Leite cumpre seu papel, prestando atendimento multidisciplinar aos acompanhantes e aos pacientes, desenvolvendo atividades de educação em saúde e projetos que possam oferecer qualidade de vida aos familiares durante o internamento prolongado e após a desospitalização, enquanto esperam que pendências sociais sejam solucionadas para viabilizar condições de atenção à saúde mais humana a essas crianças e suas famílias com o retorno para casa.

Nenhum comentário