Novidades

[News]A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, recebeu, em uma festa marcada por muita emoção, o lançamento do curta / animação “O Senhor do Trem” da diretora Aida Queiroz e Cesar Coelho.

 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, recebeu, em uma festa marcada por muita emoção, o lançamento do curta / animação “Senhor do Trem” da diretora Aida Queiroz e Cesar Coelho. 



Na ficção direcionada ao público jovem, o personagem Paulo da Portela traz as memórias da cultura negra no Rio de Janeiro para uma adolescente que perdeu sua avó e com isso vai atrás das histórias que ela lhe contava, na intenção de continuar a se conectar com sua ancestralidade. Paulo conduz uma jovem pela história da cultura negra no Brasil contada através do samba representada pela Velha Guarda da Portela. Um projeto da Rede Carioca de Rodas de Samba, realizado pelo CEAP.

O evento gratuito, chamado de ‘Samba das Artes” criado por Wanderso Luna contou com show  da Velha Guarda, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Fernando Procópio, Festa da Raça e da DJ Cris Pantoja nos intervalos. “Criamos esse projeto para lançar o filme de animação da velha guarda da Portela, era importante fazer uma festa grandiosa para esse símbolo de tradição do samba de ensinamento e de transmissão do saber” afirmou Wanderso Luna.

No palco a Velha Guarda da Portela fez uma pequena homenagem ao mestre Monarco, que está afastado por problemas de saúde. Com as vozes embargadas e com alguns componentes às lagrimas começaram o show pedindo ajuda da plateia, sendo prontamente atendidos. Nos bastidores os sambistas estavam ansiosos para ver a apresentação do curta. “Olha! Isso é um milagre que aconteceu na vida da Velha Guarda. Nunca pensei em sair da parte musical e ir para as telas do cinema. É uma coisa maravilhosa. A Velha Guarda está feliz” comentou Marquinho do Pandeiro

Logo após apresentação da Velha Guarda, em um grande telão foi exibido a animação que tem duração de 10m33, aplaudidos de pé por todos que estavam presentes. Quem marcou presença foi o ator Rodrigo França que deu voz ao personagem Paulo da Portela e Babalawo Dr Ivanir do Santos."O Projeto do curta de animação Senhor do Trem, de forma graciosa registra um grande patrimônio, mostra a importância da Velha Guarda da Portela e da preservação da memória da cultura negra no Rio de Janeiro. A equipe soube apresentar com maestria uma de nossas principais tradições" afirmou o Babalawo.

Toda essa festa ainda contou com a colaboração de vários empreendedores, dentre eles: Pretta Caldos, Dany Black, Mão do João, Tem no Samba, entre outros, levando o melhor da gastronomia. Além do artesanato com: Preta e pretinha, Use Mar. “Fizemos um projeto ao meu ver inovador, uma ferramenta de educação. Ressaltamos o que temos de melhor: O Samba. Um movimento de sambista, para pensar o movimento de profissão de roda de samba para além dos entretenimentos. Existe uma cadeia produtiva muito pulsante.” analisou Marcelo Santos    

Nenhum comentário