Novidades

[News]A Dra. Vanessa Jaccoud lança o livro "Transgeneridade: um caso de transcendência" em 17 de dezembro.

 A Dra. Vanessa Jaccoud lança o livro  "Transgeneridade: um caso de transcendência" em 17 de dezembro.

Crédito Najla Martins


Obra descreve a experiência da autora com questões ligadas à transgeneridade, pelo olhar clínico e humano.


A psicossomatista Dra. Vanessa Jaccoud lança o livro "Transgeneridade: um caso de transcendência", volume I da Coleção Casos Clínicos, pela Cartola Editora, no dia 17 de dezembro, em formato impresso e e-book, onde descreve sua experiência com olhar clínico e etéreo sobre a alma humana e suas múltiplas facetas. A autora é membro certificada da WPATH (Associação Profissional Mundial para Saúde Transgênero) e também possui Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros pela Harvard Medical School, além de outras titulações e especializações no Brasil e no exterior.

Todo o percurso entre os muitos atendimentos da pessoa, desde sua chegada até a transição de gênero frente à família, vão além do consultório, sendo uma costura inteligente e empática, traduzida em mais do que um caso clínico, mas mostrando de forma acolhedora a convivência, a redescoberta e mesclas de pessoas reais. Vidas, histórias, sentidos, encontros e saberes tem papel fundamental na história.  

A Transgeneridade é apresentada além da materialidade da ciência, mas sem o abandono dos saberes intelectuais, pautada pela experiência clínica e humana da autora, embasada por Carl G. Jung, fundador da psicologia analítica, trazendo referências e contribuições importantes nessa conexão ocidente e a espiritualidade do oriente, conceitos muito citados no livro.

A obra retrata assuntos muitas vezes ignorados no contexto social, fazendo com que a narrativa seja uma possível alavanca  para a contribuição instrutiva desta história incrível de pessoas sendo pessoas na contemporaneidade.

Os aspectos mais abordados, como medo, luto, vergonha, amor próprio e alianças familiares, são trazidos de forma iluminada, para nos fazer entender que estamos passando por uma existência, onde a validação do si mesmo é a única coisa com a qual devemos buscar, para conquistarmos todas as outras e estarmos aptos à arena do nosso viver.

Dra. Vanessa Jaccoud é a fundadora e presidente da  Associação TRANquilaMENTE, criada para atender indivíduos transgêneros e suas famílias, com uma equipe formada por psicólogos, psiquiatra, e todos os profissionais necessários ao melhor atendimento de cada caso. Localizada no Recreio dos Bandeirantes, RJ, terá valor popular e, além da parte de saúde física e mental, a Associação também promoverá capacitação, acesso a cursos de graduação e o necessário para que haja acolhimento, esclarecimento e inclusão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou esse entendimento em seu guia que serve de referência para estatísticas e diagnósticos médicos: ser transgênero - em geral, ter uma identidade de gênero que não corresponde ao seu sexo atribuído ao nascer - não é doença. Considera-se na verdade a condição de ser “trans” muito mais complexa na teoria, bem como na prática.

Além de outros impactos ligados à questão da transgeneridade, existem problemas mais evidentes como a não aceitação na sociedade, dificuldades na hora de conseguir um emprego, conquistar a redesignação sexual, mudança para o nome social, além de tanta discriminação e preconceitos, os quais não faltam desde o início do percurso de transição até a fase de maturação da transição em si. Existem ainda outros obstáculos mais graves, que influenciam o fator psicológico. Tudo é delicado e complexo nesta área do humano.




Ficha técnica

Título: Transgeneridade: um caso de transcendência - Volume I Coleção Casos Clínicos
Autora: Vanessa C. Jaccoud
Editora: Cartola Editora, SP, 2021
Edição: 1ª
Páginas: 132
ISBN: 978-65-89837-40-4
Estilo: 1. Psicologia 2. Transgeneridade
Capa, diagramação e projeto gráfico: Rodrigo Barros
Revisão: Simone Souza
Edição: Rodrigo Barros e Janaina Storfe
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Pedidos antecipados e informações pelo e-mail associacaotranquilamente@gmail.com
A renda obtida com a venda dos livros será totalmente revertida para custear os atendimentos da Associação TRANquilaMENTE (siga o Instagram @associacaotranquilamente)


Sobre a Drª Vanessa Jaccoud

Psico-Oncologista pela FCMMG- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
Membro Titulada pela SBPO - Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia;
Especialista em Psicossomática pela FCMSCSP-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Membro da ABMP-SP- Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
Psicóloga Clínica;
Membro certificada da WPATH- World Professional Association for Transgender Health;
Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros por Harvard Medical School;
Certificação em Traumas Complexos por Harvard Medical School;
Certificação em Primeiros Socorros Psicológicos pela Johns Hopkins University;
Certificação em Dor Crônica por University of Minnesota;        
Certificação em Mind Body Medicine por Harvard Medical School;
Introdução à Neurologia Clínica pela University of California-San Francisco.
Atua também nas áreas de Psiconeuroendocrinoimunologia e Psicofarmacogenética.  
Autora da cartilha “Vamos falar sobre transgeneridade?”
Palestrante e Idealizadora do projeto TRANquilaMENTE.


Foto Vanessa Jaccoud (crédito Najla Martins)

Nenhum comentário