Novidades

[News]Festival Varilux de Cinema Francês traz delegação artística para as cidades São Paulo e Rio de Janeiro

 




Os atores Benjamin Voisin, Olivier Rabourdin, Sami Outalbali e o cineasta Philippe Le Guay

Artistas franceses desembarcam no Brasil para participar da edição 2021 do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado entre 25 de novembro e 08 de dezembro em várias cidades do país. A delegação formada por atores, cineastas e roteiristas, participa das noites de abertura do evento, dias 24 e 25 de novembro, em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Os atores Benjamin Voisin, Sami Outalbali, Olivier Rabourdin e o cineasta Philippe Le Guay apresentam seus filmes em sessões com debate e também estarão nos encontros com a imprensa.
 

Com mais de 27 anos de carreira como ator, roteirista e diretor, Philippe Le Guay vem apresentar o longa Um intruso no porão, do qual é diretor. Ele já esteve no festival em 2016 para falar de “A viagem de meu pai”, que também dirigiu. Um intruso no porão é protagonizado por um dos mais populares e queridos atores franceses, François Cluzet, que no filme interpreta um homem de passado conturbado, que transforma a vida de um casal ao comprar um porão de um imóvel na cidade de Paris. A previsão de estreia é 2022 com distribuição da Synapse.

 

Já em sua primeira viagem ao Brasil, o ator Sami Outalbali vai contar, entre outras coisas, como foi trabalhar com a diretora Leyla Bouzid em Um Conto de Amor e Desejo, seu segundo longa. Exibido na Semana da Crítica em Cannes, a produção foi escolhida melhor filme e Sami, melhor ator, no Festival de Cinema Francófono de Angoulême. Sami interpreta Ahmed, um jovem crescido nos subúrbios parisiense que, na universidade, conhece Farah, uma jovem tunisiana cheia de energia e recém-chegada de Túnis. Ao descobrir uma coletânea de literatura árabe sensual e erótica da qual ele nunca soube, Ahmed apaixona-se perdidamente por esta jovem e, apesar de literalmente inundado de desejo, ele vai tentar resistir. O longa mostra, com delicadeza e audácia, o despertar para a sexualidade e o ardor dos sentimentos e fantasias. A produção integrou a Semana da Crítica de Cannes de 2021 e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival Du Film Francophone d’Angoulême 2021. No Brasil, estreia nos cinemas em 2022, com distribuição da Bonfilm

 

Conhecido por sua atuação em Verão 89, de François Ozon, exibido no ano passado no Varilux, o ator Benjamin Voisin vem ao país pela primeira vez e poderá compartilhar com o público suas impressões sobre Ilusões perdidas, drama inspirado no romance homônimo de Honoré de Balzac e dirigido por Xavier Giannoli. O ator já contracenou com nomes consagrados como Gerard Depardieu e Catherine Deneuve. Por “Verão 89” (de Ozon) recebeu o Prêmio Lumière de Melhor Revelação e concorreu ao César de Melhor Ator Promissor Masculino. Ilusões perdidas é ambientada no século XIX em que Lucien, um jovem poeta desconhecido ávido por abrir caminho na vida, deixa sua cidade natal para tentar a sorte em Paris. A produção foi indicada ao Leão de Ouro, além de outras duas categorias no Festival de Veneza. Estrelas de peso da cinematografia francesa, como Cécile de France, Vincent Lacoste e Gérard Depardieu também integram o elenco da produção. A previsão de estreia nos cinemas é 2022, pela California Filmes. 

 

Muito experiente e com mais de 70 participações em produções diversas e com diretores consagrados, entre eles Luc Besson, Olivier Rabourdin falará sobre Caixa Preta, seu mais novo longa. Ele já marcou presença no Varilux com filmes como “A última loucura de Clarie Darling” e “O poder de Diana”, mas esta será sua primeira vez no país. Caixa Preta conquistou o Prêmio do Público no 38º Festival Reims Polar e busca a verdade sobre o que aconteceu a bordo do voo Dubai-Paris antes de bater no maciço alpino através da análise minuciosa das caixas pretas. Com distribuição da Bonfilm, tem previsão de estreia para meados de 2022.

 

Também integram a delegação francesa, a equipe de roteiristas do 4º Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França). São eles, Claire Barré, Corinne Klomp e Didier Lacoste. Juntos, trabalham com os inscritos no Hotel Fairmont Copacabana, entre os dias 22 e 26 de novembro, buscando explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática aplicando-os no desenvolvimento de projetos de roteiros de ficção de longa-metragem para cinema e séries para televisão.

 

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com, as distribuidoras dos filmes desta edição Bonfilm, California Filmes,  Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes, e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:

Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Twitter: @variluxcinefr 

hashtag: #FestivalVarilux


Sobre a Bonfilm

Distribuidora de filmes e também produtora, a Bonfilm realiza o Festival Varilux de Cinema Francês há 12 edições e, desde 2015, o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil.





Nenhum comentário