[News] O inédito "Um Dia com Jerusa", de Viviane Ferreira, estreia no Canal Brasil amanhã, dia 20

 
"Um Dia com Jerusa" chega ao Canal Brasil amanhã, dia 20, às 19h35, e conta a história de Silvia, uma jovem que trabalha com pesquisa de público, e Jerusa, uma senhora de 77 anos. No dia do aniversário de Jerusa, enquanto ela espera a família para comemorar, Silvia bate em sua porta e o encontro entre as duas a leva a entender a vida de uma maneira menos rápida e menos quantitativa. Jerusa é moradora do bairro Bixiga, em São Paulo, e testemunha ocular do cotidiano vivido no lugar recheado de memórias ancestrais. A senhora compartilha suas experiências e lembranças, que se encontram com a mediunidade da jovem e proporcionam um trânsito por tempos e realidades comuns às suas ancestralidades.

O longa faz parte da programação especial do Canal Brasil dedicada ao Mês da Consciência Negra e é dirigido por Viviane Ferreira. Ele é o terceiro longa-metragem de ficção realizado por uma cineasta negra no Brasil. Até onde se sabe, o primeiro foi "Amor Maldito" (1984), de Adélia Sampaio, e o segundo, três décadas depois, "Café com Canela" (2017), de Glenda Nicácio. A obra de Viviane foi exibida na 44ª Mostra de Cinema de São Paulo e em 2020 ainda foi indicada ao AMAA – Africa Movie Academy Awards como melhor filme realizado em diáspora. O filme tinha, inicialmente, formato de curta-metragem e chegou a ser exibido no Festival de Cannes com o título de "O Dia de Jerusa" (2014). Depois, foi refilmado em versão ampliada e batizado de "Um Dia com Jerusa".

Um Dia com Jerusa (2020) (73’)

INÉDITO E EXCLUSIVO

Horário: sábado, dia 20/11, às 19h35
Classificação: 14 anos
Direção: Viviane Ferreira

Sinopse: O encontro da sensitiva Silvia, uma jovem que enfrenta as agruras do subemprego, e de Jerusa, uma senhora de 77 anos, testemunha ocular do cotidiano no bairro do Bixiga, recheado de memórias ancestrais. 
 

 


Nenhum comentário