[News] Imagecon - Conferência do Imaginário discute hiperconectividade social

Mesa com Tom Filho, Cesinha e executivos dos Desimpedidos discute o poder da influência dos likes

Daniel Rezende, Rita Moraes e Déborah Osborn estarão em debate sobre o fenômeno das séries

A revolução da tecnologia NFT será o papo entre Vini Naso e Gabriel Menotti

 

A sociedade nunca esteve tão conectada por meio da imagem, principalmente agora com o isolamento causado pela pandemia do COVID-19. Para debater a hiperconectividade social em que vivemos, a ImageCon, iniciativa online e gratuita, realiza a Conferência do Imaginário, de 23 a 25 de abril, com artistas renomados e especialistas no campo da imagem. 

 
Com convidados como Giselle Beiguelman, Cassio Vasconcelos, Marcia Tiburi, Miguel Chikaoka, João Wainer, entre outros, a conferência, por meio de palestras, entrevistas e debates, irá discutir as transformações e os impactos de uma sociedade hiperconectada, em que todos podem criar conteúdos multimídia com seus smartphones.

O tiktoker Tom Filho, Hélio Mata Machado e Sergio Gandolphi da NWB – Network Brasil, rede de canais que inclui Desimpedidos, Acelerados, entre outros e o instagrammer Cesinha, abrem o último dia da conferência com um debate sobre o poder da influência, dos likes e das visualizações na era da imagem.
 
Daniel Rezende (“Ninguém Tá Olhando”, melhor comédia no Emmy Internacional 2020), Rita Moraes, ("Sintonia" e "Samantha!") e Déborah Osborn (“Dominguinhos” e “Águas Claras – O Barato de Iacanga”) discutem o fenômeno das séries.
 
Vini Naso e Gabriel Menotti discutem a revolução criada pela tecnologia NFT, em que vídeos ou fotos em NFT foram vendidos por milhões de dólares.

O evento terá recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, realizado por intérpretes da MAIS DIFERENÇA.

“Hoje qualquer um com seu celular e internet pode influenciar milhares de pessoas, impactando profundamente o ambiente social em que vivemos. Fake news, deep fake, selfies e memes passaram a fazer parte da cultura contemporânea. Todos esses assuntos serão a grande reflexão de nossa conferência”, afirmam os curadores e sócios da FHOX, Mozart Mesquita e Leo Saldanha. 
 
Estas ações fazem parte do lançamento da plataforma permanente ImageCon, que realizará ações multimídia ao longo do ano e iniciou suas atividades com projeções mapeadas, em empenas de prédio na região da Augusta, do Minhocão e do Arouche, realizadas pelos coletivos Barra Funda e Coletores e com obras selecionadas via convocatória.
 
As inscrições gratuitas para a conferência acontecem por meio do Sympla, acesse aqui.  


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CONFERÊNCIA DO IMAGINÁRIO – ONLINE E GRATUITA



As inscrições acontecem por meio do Sympla, acesse aqui.

Sexta-feira | 23 de abril

Tema: No início era a fotografia

19h às 19h40
Palestra com Giselle Beiguelman
Em seu novo livro: “Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana”, a professora e artista Giselle Beiguelman, aborda os impactos do coronavírus na cultura e no cotidiano das cidades.

19h50 às 20h50
Debate com Marcia Tiburi, Massimo Canevacci e mediação de Claudio Feijó
A psiquê e a história do olhar se entrelaçam com a memória de uma nação e de um povo. A quantas imagens estamos da loucura, da ideologia ou da sensação de que tudo já foi visto ou fotografado?

21h às 21h50
Entrevista com Miguel Chikaoka e Ilana Bessler
Ilana concluiu seu mestrado, recentemente, sobre educação imagética. Nesse painel ela entrevista um dos principais professores, formador de fotógrafos e artistas visuais do Brasil, Miguel Chikaoka, da FotoAtiva de Belém do Pará.

22h às 22h50
Debate com Vini Naso e Gabriel Menotti
“NFT: uma revolução digital para a arte? Fotos e vídeos vendidas em NFT por milhões de dólares por artistas de diferentes partes do mundo nas últimas semanas mostram o potencial de uma tecnologia que torna a arte digital única. Um debate sobre as possibilidades de um mercado ousado, promissor e ao mesmo tempo desafiador.

Sábado | 24 de abril
Tema: Linguagem, criatividade, diversidade, conexão e imaginação

19h às 19h40
Palestra Fernando Velázquez
Fernando Velázquez, artista, curador e pesquisador abordará reflexões sobre como o pensamento digital, bigdata e inteligência artificial impactam a sociedade contemporânea.

19h50 às 20h50
Debate com os Coletivos Coletores e Barra Funda e mediação de Mozart Mesquita
Integrantes dos Coletivos Coletores e Barra Funda conversam sobre as bordas e os transbordamentos de suas pesquisas e produções visuais no âmbito das projeções e intervenções urbanas. Como o videomapping e a videoguerrilha concatenam e dialogam com outras linguagens visuais? Em que medida as especificidades do contexto urbano determinam linguagens na produção artística e no ativismo?

21h às 22h
Debate com Marcela Bonfim, Ana Paula Jones e Kelly Bone (Mídia Índia) e mediação de Amália Safatle
No mundo hiperconectado faz sentido falar em eixo e fora do eixo? Diversidade, exclusão e pertencimento. Minorias e tradições. As imagens têm força para manter florestas e tribos vivas. ImageCon convida quatro histórias distintas e olhares plurais para o debate.

22h às 22h50
Palestra Cássio Vasconcellos
Cássio Vasconcellos explora múltiplas possibilidades numa carreira consolidada como um dos mais ecléticos artistas da produção brasileira contemporânea. Da perspectiva aérea à
mata atlântica, dos livros às exposições, da fotografia de rua às experiências visuais oníricas, uma palestra para mergulhar no imaginário do artista.

Domingo | 25 de abril
Tema: Depois da fotografia, o imaginário

19h às 20h
Debate com César OValle, Tom Filho e Hélio Mata e Sérgio Gandolphi (Canal Desimpedidos)
Imagem nos tempos da influência: um tiktoker, um youTuber e um instagrammer, num debate sobre o poder da influência, dos likes e das visualizações na era da imagem.

20h às 21h
Debate com Rita Moraes e Daniel Rezende e mediação de Deborah Osborn
O fenômeno das séries enquanto linguagem e a possibilidade de escoamento da produção audiovisual abordados por realizadores que operam forte influência na cultura imagética recente do Brasil.

21h às 22h
Debate com João Wainer e Alexandre Orion e mediação de Pio Figueroa
Quando a trajetória do artista intercala expressões em múltiplas mídias, como se apresenta a autoria? Quando o fotógrafo passa a ser diretor? Qual o espaço para atuar nas duas frentes? Estaria a fotografia sempre na base do projeto audiovisual?

22h às 23h
Debate com Day Rodrigues e Juliana Vicente
Duas potentes realizadoras discutem eixos fundamentais na produção imagética contemporânea: qual a importância do roteiro num mundo em que pesquisas mostram que 85% do que absorvemos vem de imagens? Qual o peso da narrativa clássica, machista e eurocentrista?

 
 
Serviço
ImageCon - online e gratuito
Conferência do Imaginário: de 23 a 25 de abril.
Onde: No site da Imagecon, apenas para cadastrados no Sympla.

Siga-nos também no Instagram.



Nenhum comentário