[Especial Oscar 2021] Minari


Sinopse: Minari se passa nos anos 80. David (Alan S. Kim), um menino coreano-americano de sete anos de idade, que se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob (Steven Yeun), muda sua família da costa oeste para a zona rural do Arkansas. Entediado com a nova rotina, David só começa a se adaptar com a chegada de sua vó. Enquanto isso, Jacob, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família.

Minari foi dirigido e escrito por Lee Isaac Chung e tem Alan S. Kim, Yeri Han, Noel Cho e Steven Yeun no elenco.

Curiosidades:

- O boné vermelho de Steven Yeun foi um presente de sua mãe quando ele tinha 17 anos.

- Lee Isaac Chung escreveu nos Los Angeles Times sobre como ele escreveu Minari. Ele estava para começar a ser professor em tempo integral e pensou que deveria escrever um último roteiro nos meses antes de começar o emprego. Desesperado por inspiração, ele fechou seus olhos na cafeteria que costuma frequentar e as palavras “Willa Cather” chegou aos seus ouvidos. Pesquisando sobre ela, ele descobriu que ela era uma escritora que escreveu sobre a vida em Great Plains e se apaixonou pelo romance “My Antonia”. Chung aprendeu que que Cather inicialmente imitou escritores famosos que escreviam sobre a vida na cidade, achando que sua própria experiência no campo não seria aceita. Ela não se sentia realizada e então escreveu bem-sucedidas estórias rurais que eram honestas para si mesma. Ela disse que “vida começou para mim, quando eu parei de admirar e comecei a lembrar”. Refletindo sobre isso, Chung disse que “Pensou se a voz estava me levando para essas palavras, então ele começou a confiar na minha própria voz. Como um exercício, dediquei uma tarde para escrever as memórias da minha infância. (...) Depois de escrever oitenta memórias, eu escrevi uma narrativa com temas sobre família, falhas e renascimento. Foi assim que tive a ideia de escrever Minari; começou 
para mim, quando parei de admirar e comecei a lembrar. ”

- O filme todo foi filmado em 25 dias. Todas as cenas no riacho foram filmadas em único dia.

- Filmado em e ao redor de Tulsa, Oklahoma.

- Com este filme, Steve Yeun é o primeiro ator asiático-americano e a primeira pessoa de descendência do Leste Asiático a ser nomeado para a categoria de Melhor Ator.

- Lee Isaac Chung recebendo uma nomeação ao Oscar de Melhor Direção junto com Chloé Zhao por Nomadland (2020), marca a primeira vez que dois diretores de descendência do Leste Asiático a serem nomeados na mesma categoria no mesmo ano.

- Esse é o segundo filme em coreano a ser nomeado na categoria de Melhor Filme, depois de Parasita (2019) que também ganhou o prêmio no ano anterior.

- Minari está na lista Official Top 250 Narrative Feature Films on Letterbox.
 
Minari também concorre ao Oscar nas categorias de Melhor Ator (Steve Yeun), Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante (Yuh-Jung Youn), Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora. 
 
Trailer: 
 

 
Fontes: AdoroCinema; IMDB, G1, YouTube
 

 

Nenhum comentário