[Especial Oscar 2021] Bela Vingança

 

Sinopse: Em Bela Vingança, Cassie (Carey Mulligan) é uma mulher com muitos traumas do passado que frequenta bares todas as noites e finge estar bêbada. Quando homens mal-intencionados se aproximam dela com a desculpa de que vão ajudá-la, Cassie entra em ação e se vinga dos predadores que tiveram o azar de conhecê-la.

Bela Vingança é dirigido por Emerald Fennell (que também escreveu o roteiro) e conta com o elenco formado por Carey Mulligan, Adam Brody, Clancy Brown, Jennifer Coolidge, Laverne Cox, Christopher Mintz-Plasse e Alison Brie.

Curiosidades:

- O título é uma referência à Brock Turner, um aluno da Universidade de Stanford que foi condenado por abuso sexual em 2016. Apesar de sua condenação, ele foi tratado por algumas pessoas como “um jovem promissor”.

- Ao conseguir o papel principal, Carey Mulligan recebeu uma playlist da diretora Emerald Fennell, que iria dar o clima para o filme. “Toxic” de Britney Spears estava duas vezes na playlist. Fennell é uma fã declarada da cantora e considera essa música uma das melhores de todos os tempos. Ao mesmo tempo, ela queria se rebelar contra a noção arrogante que cultura pop feminina “é um prazer culpado”, e então a fez uma parte importante no audiovisual do filme.

- A filmagem durou 23 dias.

- O título do livro que Cassie lê enquanto trabalha na cafeteria é “Careful How You Go”, no qual é uma homenagem ao curta homônimo de 2018 de Emerald Fennell, com Phoebe Waller-Bridge, Daniel Rigby e Linda Bassett.

- É o filme de estreia de Emerald Fennell na direção.

- Emerald Fennell recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Direção, junto com Chloé Zhao por Nomadland (2020), marcando a primeira vez que duas mulheres são nomeadas na mesma categoria no mesmo ano.

- Com este filme, Emerald Fennell é a primeira mulher a ser nomeada pela Academia na categoria de Melhor Direção por um filme de estreia.

- Junto com Chloé Zhao por Nomadland (2020), Emerald Fennell e Zhao se tornaram a segunda e terceira mulher a serem nomeadas ao Oscar por roteiro, direção e produção no mesmo ano. A primeira foi Sofia Coppola por Encontros e Desencontros (2003).

- É especulado que o papel de Cassie foi inicialmente para Margot Robbie, que foi a produtora do filme. Mas ela foi considerada muito velha para o papel.

- Emerald Fennell foi a apresentadora do vídeo de instrução de maquiagem de “lábios de sexo oral”

- Emerald Fennell disse em uma entrevista que ela perguntou ao seu sogro, que é um policial aposentado, quanto tempo demoraria para asfixiar alguém, ele disse dois minutos e meio. Então, Emerald e Carey filmaram a cena final da asfixia que durou dois minutos e meio.

- Carey Mulligan não usou dublê na cena onde Cassie é asfixiada por Al.

- Esse é o segundo filme em 2020 que Aliso Brie interpreta uma antagonista que é mãe de gêmeos. O outro filme é Alguém Avisa? (2020).
 
Bela Vingança concorre também nas categorias de Melhor Atriz (Carey Mulligan), Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. 
 
Trailer:
 

 
Fontes: AdoroCinema; IMDB, G1, YouTube
 

 

Nenhum comentário