[Especial Oscar 2021] Nomadland

Sinopse: Em Nomadland, após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, Fern (Frances McDormand), uma mulher de 60 anos, entra em sua van e parte para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna.

Nomadland foi dirigido por Chloé Zhao (que também o escreveu o roteiro baseado no livro de Jessica Bruder) e conta com o elenco formado por Frances McDormand, David Strathairn e Gay DeForest.

Curiosidades:

- A cidade industrial de Empire, Nevada é um lugar real que pertencia à US Gypsum. Em 2011, a empresa fechou a mina e a cidade também. Os funcionários e suas famílias puderam ficar por cinco meses nas casas pertencidas à empresa após o seu fechamento. O código postal foi descontinuado e Empire se tornou uma cidade fantasma.

- Frances McDormand se misturou tão bem à comunidade nômade que uma loja local da Target ofereceu a ela um formulário de emprego. A experiência de Frances de morar em uma van durou quatro a cinco meses, cobrindo sete estados. Ela adotou um estilo de vida de estar constantemente em movimento para dar um ar de autenticidade ao filme em vez de apenas interpretar as cenas.

- Frances McDormand apelidou a van usada no filme de “Vanguard”, na qual ela decorou com seus próprios objetos pessoais e dormiu durante as filmagens. Eventualmente, ela parou de fazer isso porque “é bem melhor para mim fingir que está cansada do que realmente estar cansada, ” ela disse ao The Hollywood Reporter.

- Muitos dos atores que trabalharam com Frances McDormand, como Swankie e Bob Wells, não sabiam que ela era uma atriz de Hollywood. Bob ainda não sabia até que eles filmaram uma cena emotiva na qual Fern se lembra de seu falecido marido, Bo. Depois, ele disse à Frances em particular que significou muito para ele ela ter contado essa história e que tudo iria ficar bem. Frances subsequentemente contou a ele que o nome de seu marido era Joel Coen e que ele estava vivo, o que surpreendeu Bob, que descobriu que Frances era de fato uma atriz.

- O filme foi filmado em sete estados por quatro meses, durante os quais Frances McDormand realmente trabalhou em empregos feito por pessoas que fazem trabalhos nômades e inspirada pelo livro, como colher beterrabas e empacotar pedidos da Amazon com o programa CamperForce.

- Com a exceção de Frances McDormand e David Strathairn, a maior parte do elenco do filme era nômades de verdade e pessoas locais, dando seus nomes verdadeiros para seus personagens.

- Baseado no livro de não-ficção “Nomadland” de Jessica Bruder.

- Quando Zhao ganhou o prêmio de Melhor Direção no Globo de Ouro em fevereiro deste ano, o primeiro de uma mulher asiática, o momento foi bastante celebrado na China e nos EUA, com jornais chineses e mídias sociais apoiando o sucesso dela como fonte de orgulho nacional. No entanto, no espaço de um dia, o clima mudou drasticamente. Detetives de internet descobriram entrevistas antigas nas quais Zhao critica o seu país e não demorou muito para que discussões e ataques sobre sua “atitude contra a China” espalharam rapidamente como a adulação. Os censores de internet em Pequim foram os próximos a entrar na onda, bloqueando a maior parte da publicidade de Nomadland nas mídias sociais e deletando várias referências ao lançamento do filme na China em 23 de abril.

- O filho de Dave no filme é interpretado pelo filho de David Strathairn na vida real, Tay Strathairn.

- Vencedor do Leão de Ouro no 77° Festival Internacional de Cinema de Veneza.

- Com este filme, Chloé Zhao se torna a terceira pessoa a ser nomeada nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Filme e Melhor Edição no mesmo ano. Zhao é a primeira mulher a conquistar esse feito.

- Chloé Zhao recebendo uma nomeação ao Oscar de Melhor Direção junto com Lee Isaac Chung por Minari (2020), marca a primeira vez que dois diretores de descendência do Leste Asiático são nomeados na categoria no mesmo ano.

- Frances McDormand é a oitava pessoa (e a primeira mulher) a receber uma nomeação no Oscar nas categorias de atriz e produção pelo mesmo filme.

- Chloé Zhao recebendo uma nomeação ao Oscar na categoria de Melhor Direção, junto com Emerald Fennell por Bela Vingança (2020), marca a primeira vez que duas mulheres foram nomeadas na categoria no mesmo ano.

- Em um momento do filme, Fern passa ao lado de um cinema exibindo Os Vingadores (2012). O filme de Chloé Zhao que foi finalizado imediatamente depois de Nomadland foi Os Eternos (2021), parte do Universo Cinemático da Marvel que Os Vingadores fazem parte.

- Com Nomadland, Chloé Zhao se torna a primeira mulher asiática (e mulher de cor) a ser nomeada ao Oscar de Melhor Direção.

- Chloé Zhao é a nona pessoa (e primeira mulher) a receber uma nomeação ao Oscar pela edição de um filme que também dirigiu.
 
Nomadland também concorre ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
 
Fontes: AdoroCinema; IMDB, G1, YouTube
 
Trailer: 
 

 


Nenhum comentário