[News]Dia Mundial do Refugiado Em live, especialistas discutem a situação dos refugiados no Brasil durante a pandemia

Dia Mundial do Refugiado


Em live, especialistas discutem a situação dos refugiados no Brasil durante a pandemia



Haitiano Robert Montinard e congolês Charly Kongo conversam com a assistente social Débora Marques, da PARES Cáritas RJ, e o analista de Projetos Sociais do Sesc RJ, Daniel Moura


RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ promove nesta sexta-feira (19/6), véspera do Dia Mundial do Refugiado, às 16h, uma live em seu canal do YouTube (@portalsescrio) com especialistas no tema. Eles vão debater sobre a situação do refúgio durante a pandemia da Covid-19 e as ações que estão ocorrendo em apoio a esses estrangeiros no Rio de Janeiro.


A atividade, que integra o projeto Sesc+ Povos e Nações, reunirá os refugiados Robert Montinard, produtor cultural haitiano e cofundador da Mawon, ONG que presta consultoria em migrações; Charly Kongo, congolês que é enfermeiro, voluntário e professor de francês; e a assistente social Débora Marques, mestra em Serviço Social e coordenadora da PARES Cáritas RJ. A conversa tem a mediação do analista de Projetos Sociais do Sesc RJ, Daniel Moura, mestre em Sociologia.


A live também integra as programações do Rio Refugia em Casa, evento promovido em conjunto entre Sesc RJ, Abraço Cultural RJ, Feira Chega Junto e PARES Cáritas RJ com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Em sua quarta edição, pela primeira vez, é realizado on-line devido à pandemia. Mais detalhes da programação podem ser acessados no Instagram (@riorefugia). Nas edições passadas, o evento aconteceu no formato de feira, com estandes de gastronomia e artesanato internacionais, além de oficinas e apresentações musicais – tudo conduzido por refugiados – no Sesc Tijuca, Zona Norte do Rio.


Solidariedade – A atividade também integra as lives solidárias do Sesc RJ, que estão arrecadando alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo refugiados. Durante a conversa, o público será convidado a acessar o site da campanha #MesaSemFome. Por meio da iniciativa, o Mesa Brasil Sesc RJ está arrecadando  alimentos não-perecíveis e material de higiene em cerca de 450 supermercados e farmácias no estado, além de condomínios residenciais.


SERVIÇO

Live “A situação do refúgio na pandemia e as ações no RJ”

Atividade integrante do Rio Refugia em Casa

Dia 19/06/2020 – 16h

YouTube do Sesc RJ: @portalsescrio

PARTICIPANTES:

- Daniel Moura, mestre em Sociologia e analista de Projetos Sociais do Sesc RJ

Convida:

- Débora Marques, mestra em Serviço Social e coordenadora da PARES Cáritas RJ

Robert Montinard, produtor cultural haitiano e cofundador da Mawon, ONG que presta consultoria em migrações

- Charly Kongo, congolês que é enfermeiro, voluntário e professor de francês na instituição Abraço Cultural RJ
PR

Nenhum comentário