[News] Adelina Instituto abre inscrições para o curso História do Cinema


Adelina Instituto está com inscrições abertas para o curso “História do Cinema”, 10 de junho a 03 de julho, quartas e sextas, das 19h às 21h, que será realizado através de uma plataforma online aos alunos.

O formato de curso online, realizado pela Adelina Instituto, nesse momento de pandemia do coronavírus, tem objetivo de manter aos alunos a oportunidade de continuar suas atividades frequentes no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos. 

O curso aborda desde a invenção do cinetoscópio e o surgimento do cinema mudo, passando pela engenhosidade do cinema sonoro, vertentes e movimentos estéticos mundiais até as incríveis inovações da era digital. Vamos oferecer um panorama completo e acessível da história do cinema mundial. Apreendendo técnicas, aspirações e invenções de cada época, em diferentes países e por diversos cineastas que solidificaram e trabalharam para que sua mensagem e sua estética fossem transmitidas ao público cada vez mais admirado pela sétima arte e pela rica história que ela comporta.

Programa

10 de junho - Aula 1

Filmes dos irmãos Lumière e Gerorge Meliès, na França. Filmes de Thomas Edson e Edgar Porter, nos Estados Unidos;

12 de junho - Aula 2

A avant-garde francesa. Os filmes artísticos das vanguardas europeias. As novas formas da representação cinematográfica;

17 de junho - Aula 3

Cinema da União Soviética.  O cinema da antiga União Soviética, Sergei Eisenstein, Vsevolod Pudovkin, Andrei Tarkovsky. Princípios da montagem no cinema soviético;

19 de junho - Aula 4

A consolidação da linguagem cinematográfica, Início da narrativa clássica.  O cinema clássico estadunidense de D. W. Griffith. A função do diretor;

24 de junho - Aula 5

Cinema Alemão. O Expressionismo alemão. Os diretores F.W. Murnau, Fritz Lang e Robert Wiene;

26 de junho - Aula 6  

Neorrealismo italiano. Nouvelle Vague (fancesa). O cinema autoral;

01 de julho - Aula 7

O cinema novo latino-americano, O modernismo chega à América Latina, O audiovisual contemporâneo;

03 de julho - Aula 8  

O cinema em outras mídias.  O cinema e a literatura.

Quem irá conduzir?

Davi Kinski, poeta e cineasta, formado pela Academia Internacional de Cinema é autor dos livros “Corpo Partido” (Ed. Patuá), “Pasolini, do Neorrealismo ao Cinema Poesia” (Ed. Laranja Original), finalista do prêmio Jabuti de 2017. No cinema participou como ator do filme “Nome Próprio” (Dir. Murilo Salles) pelo qual foi indicado a melhor ator no Festiva de Gramado em 2008. É autor dos projetos cinematográficos: Poemaria, Cineminha entre outros. Já ministrou aulas para instituições como Oficina Oswald de Andrade e desenvolveu curadorias para diversos festivais, entre eles a FLIP 2018 e o Festival Latino Americano de Cinema de Belo Jardim, entre outras ações.

Sobre o Adelina Instituto

Em abril de 2017, o empresário Fabio Luchetti criou o projeto Adelina, no Bairro Perdizes. Com ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, o projeto promove a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos e ações extramuros. O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte. Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, como um apoio e de forma colaborativa na formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.

Serviço:

Data:  10 de junho a 03 de julho – quartas e sextas - das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 250

Vagas limitadas

Oferecemos certificados

Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 94812 3175




Nenhum comentário