Novidades

[News] Museu do Futebol realiza bate–papo e exibição do documentário Democracia em Preto e Branco


Como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do Brasil nos anos 80? Pedro Asbeg, diretor do filme “Democracia em Preto e Branco” fala sobre esse acontecimento histórico neste sábado (13/06) às 20h com os jornalistas Juca Kfouri, José Trajano, Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman; Mariana Cordovani, integrante do coletivo Movimento Toda Poderosa Corinthiana e Wladimir Rodrigues, ex-jogador do Corinthians.

A conversa será no Facebook e Youtube do Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Logo após, às 21h30 começa a transmissão em streaming do documentário, com exibição nas redes do Museu, no Facebook do parceiro CINEfoot e dos apoiadores do programa - Federação Paulista de Futebol e Acervo da Bola -, além do Corinthians.

O filme discorre sobre o período da ditadura militar no Brasil, que completava dezoito anos de opressão e censura. A MPB sobrevivia de metáforas e o Corinthians era dominado pelo mesmo presidente por um período igualmente longo. Foi neste contexto de política, futebol e rock’n’roll que surgiu o movimento Democracia Corinthiana, que pregava maior participação dos atletas nas decisões do clube, ao mesmo tempo em que eles próprios se envolviam publicamente com a política brasileira, clamando pela realização de eleições diretas.

O longa conta com protagonistas do movimento, entre eles Sócrates, Casagrande, Wladimir Rodrigues, e diversos entrevistados, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, além de personalidades como Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman, Paulo Miklos, entre outros.

O trailer já está disponível:

https://www.youtube.com/watch?v=QACt5qmMYRE&feature=emb_logo

A exibição de “Democracia em Preto e Branco” faz parte do programa Cinema na Rede, também inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus.

O bate-papo será transmitido nas redes do Museu do Futebol, e o filme na de todos os parceiros. Confira:

No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook:

https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/
https://pt-br.facebook.com/CINEfoot/

https://www.facebook.com/futebolpaulista/

https://www.facebook.com/acervodabola/

https://www.facebook.com/corinthians/

Sobre Pedro Asbeg, diretor de “Democracia em Preto e Branco”

Documentarista formado em Londres pela University of Westminster.

Desde 1997 dirigiu mais de 10 curtas, todos documentários.

É diretor de séries sobre futebol como “O Som das Torcidas”, “Fanáticos” e “Craques para sempre”, além dos longas-metragens “Mentiras Sinceras”, “Democracia em Preto e Branco” “Geraldinos”e “América Armada”.

Sobre o Museu do Futebol - O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

#culturaemcasa - A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.



MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:

http://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/


PARCEIROS DO MUSEU

Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas. 

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.






Nenhum comentário