[News] Artistas falam sobre o impacto da Covid-19 nas artes em série documental


O impacto da pandemia do coronavírus Covid-19 nas artes e na cultura é grande em todo o mundo. Os aplausos das plateias sumiram dos teatros, museus, galerias e centros culturais foram fechados. A realização de shows segue suspensa em todo o Brasil. Enquanto isso, muitos artistas estão aproveitando esse período de isolamento social para investir em lives e arrecadar doações para ajudar no combate à covid-19.

Esse pano de fundo compõe o V episódio da série documental ‘A tirania da minúscula coroa: Covid-19’, que traz depoimentos de nomes importantes do cenário cultural brasileiro como Maestro João Carlos Martins, atores Genézio de Barros, Bárbara Bruno, Odilon Wagner, Gabriel Miziara, Murilo Meola, músicos como Ana Salvagni, Fernando Negrão e Minoro Muriat.

O novo capítulo ganhou um orientador de peso - Gilberto de Almeida, que atuou como subeditor da coluna Direto Fonte do jornal O Estado de S.Paulo e amante das artes cênicas, voluntariamente colaborou na estruturação do tema. “George Bernard Shaw dramaturgo, ensaísta e jornalista irlandês alcunhou a frase: os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. Em um momento de país que, até por definições obscuras os artistas tem sido alvo de duras críticas, abrir esse diálogo com a sociedade é imprescindível. O brasileiro, por conta do confinamento, nunca esteve tão conectado com os artistas – e é isso que vamos retratar e valorizar neste episódio”, afirmou o jornalista Gustavo Girotto, autor e diretor da série, que trouxe uma mensagem de “solidariedade no final do teaser para a médica carioca Dra Ticy Azambuja, que estava na linha de frente no combate à Covid-19 e no II episódio da série – e foi covardemente agredida.... #somosticy”.

Segundo ele, o ativismo do ator Odilon Wagner direcionado para ajudar o setor da cultura, que sofre com a paralisação total durante a quarentena despertou atenção. “Ele [Odilon] me atendeu gentilmente. Esse seu trabalho para arrecadação de recursos para o Fundo Marlene Colé de apoio aos trabalhadores do teatro, circo, dança e ópera que estão passando necessidades – despertou minha atenção. Foi um grande estímulo para produzirmos esse V capítulo”, pontuou Girotto.

Para Juliano Sartori, diretor de produção, e Ricardo Sartori, diretor de arte, esse é um episódio que está diretamente ligado com a nossa própria atividade. “A necessidade da arte nunca esteve tão presente como nesse período de pandemia, reconectando nossa sensibilidade e demonstrando o quão vital ela é para a nossa alma. Esse é um capítulo que nos transporta, mais que isso, nos faz refletir profundamente sobre a importância de valorização desse setor. A atriz Bárbara Bruno cita o poeta Ferreira Gullar - a arte existe porque a vida não basta! Queremos que o telespectador reflita sobre essas passagens, até porque, a arte nos dá afeto, humanidade e auxilia para continuarmos enfrentando esse duro momento global”, destacaram Juliano e Ricardo, que também é violinista diletante.

Por fim, com edição de Via d’Ideia, trabalho jornalístico de Gustavo Girotto, com colaboração jornalística de Tercio David Braga e orientação de Adalberto Piotto – o teaser do episódio V, que conta com a mentoria de Gilberto de Almeida – “A tirania da minúscula coroa: Covid-19” já pode ser visto no https://youtu.be/wSXRDYpyXUM

Ficha Técnica:

“A tirania da minúscula coroa: Covid-19”.

Título – série documental

Gustavo Girotto

Direção geral / Entrevistas

Ricardo Sartori

Diretor de arte

Juliano Sartori

Diretor de produção

Adalberto Piotto

Orientação/mentoria

Tercio David Braga

Estruturação de temas/Divulgação

Nana Santiago

Redes Sociais/Estratégia

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/atiraniadaminusculacoroa

Instagram: @atiraniadaminusculacoroa 

Twitter: @seriecovid19

Informações: Gustavo Girotto (11) 9.9602.1317



Nenhum comentário