Books Brasil Books

Novidades

[News]Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora os 113 anos com uma grande festa

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora os 113 anos com uma grande festa 

Arte: Rodrigo Cordeiro

 

 Após dois anos comemorando virtualmente, chegou a hora de estar de volta com o tradicional aniversário do Theatro Municipal de Portas Abertas ao público, durante todo o dia 14 de julho, quando completa 113 anos.

Celebrar os 113 anos do Theatro Municipal abrindo as portas para o público é uma alegria e um marco na rica história da instituição, depois de dois anos fechada por conta da pandemia. Pensamos uma programação ampla, democrática, envolvendo todos os corpos artísticos do TM e culminando com uma apresentação gratuita de Don Giovanni. Esperamos todos vocês com a certeza de que teremos uma grande festa!” - destaca a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

“Idealizar a programação do aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com toda a equipe da Direção Artística, após dois anos de pandemia é uma emoção muito grande. A construção da programação, o contato com os artistas que se apresentarão, as reuniões de pauta... são ingredientes maravilhosos de um processo de enorme trabalho. A data de 14 de julho é, por tradição, um dia em que todos os corpos artísticos e funcionários da casa se unem num grande ato de agradecimento ao público carioca por tanto carinho e amor pelo teatro.” – ressalta Eric Herrero, diretor artístico da Fundação Teatro Municipal.

(Crédito da foto: Daniel A. Rodrigues)


A programação inicia às 9h com a participação da banda dos Fuzileiros Navais em frente à escadaria externa, na Rua Evaristo da Veiga. Às 10h, o Quarteto Ornamentos, que toca Vivaldi e Beatles, vai se apresentar no Foyer do Theatro com os músicos Marluce Ferreira (1º violino), Andrea Moniz (2º violino), Lígia Rangel (viola) e Lylian Moniz (violoncelo). Às 11h, a Camerata Vila, da Ação Social pela Música, grupo com 18 integrantes, vai mostrar um repertório erudito e popular, no Boulevard da Av. Treze de Maio. 

 

A partir do meio-dia, acontecerá, no Salão Assyrio, o “GRAND DÉFILÉ”, uma série de atividades com bailarinos e músicos do Theatro. Para começar, 195 alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Em seguida, o Adágio do Cisne Negro com os primeiros bailarinos do Municipal, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, acompanhados pelo pianista Itajara Dias. Haverá ainda o pas de deux do 2º ato do Lago dos Cisnes com a solista do BTM (Ballet do TMRJ), Fernanda Martiny e o novo contratado do BTM, bailarino Alyson Trindade. O pianista Itajara Dias, o violinista Daniel Albuquerque e o violoncelista Pablo Uzeda vão acompanhar a coreografia, ao vivo. Serão apresentados também o pas de deux de O Corsário, com os primeiros bailarinos do Theatro Juliana Valadão e Filipe Moreira, acompanhados pelo pianista Murilo Emerenciano. E pra fechar esta parte da programação, a Morte do Cisne, com a primeira bailarina Claudia Mota, ao som do pianista Valdemar Gonçalves e do violoncelista Pablo Uzeda.

 

Na escadaria interna do TMRJ, às 13h, será exibido O Sole Mio – As Mais Belas Canções Napolitanas interpretadas pelos tenores do Coro do Municipal Ivan Jorgensen, Erick Alves, Jessé Bueno e Guilherme Moreira. O pianista será Murilo Emerenciano.

 

Já às 14h, no Foyer, haverá o recital da harpista Alice Emery. A partir das 15h, na escadaria interna, árias de óperas famosas interpretadas pelos cantores Carolina Morel, Erika Henriques, Hebert Augusto Campos, João Campelo e Calebe Faria, as Novas Vozes da Ópera do Municipal, com o pianista Murilo Emerenciano.

 

Durante a tarde, mais uma apresentação de uma orquestra jovem no Boulevard: a Orquestra Maré do Amanhã, às 16h. E, em frente ao Theatro Municipal, às 17h, será a vez da banda Sinfônica de Duque de Caxias – FUNDEC, formada por 45 músicos que irão interpretar um repertório variado.

 

E para encerrar as atividades do aniversário, na grande sala, a ópera Don Giovanni, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica, Coro e Bailarinos do TMRJ, além de solistas convidados e alunos do curso técnico da EEDMO.

 

Programação Especial 113 anos TMRJ:

 

09h – Banda dos Fuzileiros Navais

Local: Frente do Theatro Municipal – Escadaria externa.

10h – Quarteto Ornamentos

Local: Foyer

11h – Camerata Vila – Ação Social Pela Música

Local: Boulevard

12:h– “GRAND DÉFILÉ”

Local: ASSYRIO

13h – O Sole Mio – As Mais Belas Canções Napolitanas

Local: Escadaria Interna do TMRJ

14h – Recital de Harpa

Local: Foyer

15h – Novas Vozes Da Ópera

Local: Escadaria Interna

16h - Orquestra Maré do Amanhã

Local: Boulevard

17h - Banda Sinfônica de Duque de Caxias - FUNDEC

Local: Frente do Theatro Municipal

19h - Ópera Don Giovanni de Mozart

Local: Grande Sala

 

Dentro da programação, haverá ainda duas turmas de visitas guiadas – às 11h e 16h. (as inscrições podem ser feitas pelo nosso site a partir desta segunda-feira e estarão sujeitas à lotação)

 

Serviço:

Theatro Municipal de Portas Abertas – aniversário 113 anos

Endereço: Praça Floriano, s/nº - Centro

Data: 14 de julho

Horários: 9h até 19h (ver programação acima)

Entrada franca sujeita à lotação

Ingressos para o dia 14 de julho:

A retirada de ingressos será feita uma hora antes das apresentações, na bilheteria do Theatro, situada na lateral do TMRJ, na Avenida Rio Branco.

* Visitas Guiadas gratuitas -– Inscrições pelo site Imply a partir desta segunda-feira (11 de julho)

* Pré-estreia Don Giovanni – Ingressos pelo nosso site (theatromunicipal.rj.gov.br) ou pelo site da Imply, dois por CPF, para o dia 14 de julho.

Nos outros dias, segue o link para venda:

https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/evento/360685d8791565bc6fdcb2119d5f71fb0ecf9d64


Antes de cada espetáculo, haverá uma palestra sobre a ópera e suas curiosidades.

Classificação: Livre, exceto a ópera Don Giovanni -14 anos

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

Nenhum comentário