Books Brasil Books

Novidades

[News] Ponte de Versos de julho comemora o aniversário de Thereza Christina Rocque da Motta, poeta e fundadora da Ibis Libris Editora, no próximo dia 19, na Blooks Botafogo, RJ

 Ponte de Versos de julho comemora o aniversário de Thereza Christina Rocque da Motta, poeta e fundadora da Ibis Libris Editora, no próximo dia 19, na Blooks Botafogo, RJ





Um dia após sua participação no 32o. Festival Internacional de Poesía de Medellín, Thereza Christina lê poemas ao lado de Marcelo Mourão, Manoel Herculano e Gilberto Gouma em um dos mais importantes eventos da poesia brasileira

 

 


A Ponte de Versos de julho comemora o aniversário de Thereza Christina Rocque da Motta, fundadora da Ibis Libris Editora, no próximo dia 19, na Livraria Blooks Botafogo, ao lado de Marcelo Mourão, mestre e doutorando em literatura, Manoel Herculano, poeta autodidata do Maranhão, e Gilberto Gouma, doutor e professor de literatura, que fazem parte do Prato Principal. Logo após, será aberta a Sobremesa, com a leitura de poemas de todos os presentes, encerrando com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto preferido, ou de sua autoria. Todos estão convidados a trazer seu poema de aniversário.



O evento ocorre no dia seguinte à participação de Thereza Christina do 32º Festival Internacional de Poesía de Medellín, onde foi a única poeta brasileira a ser convidada para ler 15 poemas, e vai comemorar seu aniversário com guaraná e bolo de chocolate.

  


Já estiveram na Ponte de Versos, este ano, em fevereiro, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn; em março, Celi Luz e Karla Sabah; em abril, Alice Monteiro e Paulo Sabino; em maio, Claudia Roquette-Pinto e Léo Ferreira e, em junho, Adriano Espínola, Cristina Biscaia e Monica Montone. O evento é gratuito e aberto ao público, e comemorou 23 anos em junho.



Ibis Libris Editora realiza, mensalmente, a "Ponte de Versos", evento literário tradicional carioca e que este ano faz parte da comemoração de seus 22 anos. Ocorrendo quinzenalmente desde 1999, na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, juntando poetas novos e já consagrados, a "Ponte de Versos" sempre foi importante para a retomada da poética carioca.



A estrutura do evento é dividida em 'Prato Principal', onde os poetas convidados leem por 10 minutos cada um. Em seguida, é aberta a 'Sobremesa' ao público, em que cada pessoa pode recitar um poema de cada vez e, por fim, a  'Saideira', com a leitura de mais um poema curto para finalizar. O objetivo é incentivar a produção e a divulgação da poesia brasileira.



A 'Ponte de Versos' acontece no próximo dia 19 (terça), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca. O uso de máscaras é indicado.

Traga seu poema de aniversário para a Sobremesa e a Saideira!



Sobre Thereza Christina Rocque da Motta

Thereza Christina Rocque da Motta é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014) e o mais recente, um livro de contos, “Sheherazade: Novas histórias das 1001 noites e três já conhecidas”. É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000 e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. Ano passado criou o selo Maat para autoras femininas. Em 18 de agosto de 2021, aniversário de 21 anos da Ibis Libris, recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga da Câmara Municipal, pelo seu trabalho cultural no Rio de Janeiro. Este ano, a Ibis Libris comemora 22 anos em agosto. Coordena a 'Ponte de Versos' desde 2000.

Instagram:
 @tcrmotta / @ibislibris



Prato Principal


Gilberto Gouma é um artista multifacetado: poeta, performer, contista, dramaturgo, compositor, diretor teatral e videomaker. Teve em sua formação artística, contato com a música, a dança, o teatro e o cinema. Professor do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1992, foi o criador da Graduação em Produção Cultural, pioneira no Brasil. Leciona nas áreas de Literatura, Teatro, Cinema e Planejamento Cultural. Doutor em Comunicação, Cultura e Arte pela Universidade do Algarve (Portugal).


Instagram: @gilbertogouma

WhatsApp: (21) 97272-0076


 

Marcelo Mourão é Mestre e Doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Poeta, escritor, artista plástico, pesquisador, crítico literário e produtor cultural, criou, produz e apresenta o sarau POLEM (Poesia no Leme), desde 2008, no bairro do Leme (RJ). Criou e vem desenvolvendo o gênero poético POEMEMES. Há textos seus publicados em várias antologias, periódicos literários, sites e revistas acadêmicas do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros. Publicou cinco livros, três de poesia e dois de crítica literária.


Instagram: @marcelomourao1973

WhatsApp: (21) 98958-7405


 

Manoel Herculano é poeta cantador, ator, dramaturgo e maranhense. Mora no Rio de Janeiro há mais de três décadas, e somente há 15 anos se reconheceu como poeta. Tem dois livros publicados: Ô de Casa – Rio Maranhão, agora na segunda edição e Todos são Poetas na Praça, que traz a honrosa apresentação do Jorge Ben Jor. E, para festejar seus 15 anos de poesia em 2022, lançará seu terceiro livro no segundo semestre, Poemas são Destinos. Além de performances, apresenta o espetáculo solo Espelho de Palavras – poemas de amor e humor, porque, SE A VIDA É UMA ESCOLA, ENTÃO VAI TER QUE TER RECREIO.


Instagram: @poetamanoelherculano

WhatsApp: (21) 99729-3642



Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris
Editora
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701
Vila Isabel
20.541-022 Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499 

Paula Ramagem

Nenhum comentário