[News] Documentário de Lula Buarque de Hollanda sobre a polarização social brasileira terá exibição social exclusiva na Sexta Sociedade do Curta!


O documentário “O Muro”, filme que investiga a polarização da sociedade brasileira conflagrada pela crise política e econômica nacional e seu paralelo no mundo, será exibido com exclusividade na Sexta da Sociedade, 29, às 22h30, no Curta!. A produção é dirigida por Lula Buarque de Hollanda e tem roteiro da jornalista Isabel de Luca.
A narrativa do longa, fazendo uso de uma estética experimental, se desenrola ao longo da série de manifestações que tomaram o país nos meses que antecederam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2016. Manifestantes de campos rivais compartilham seus pontos de vista contrastantes enquanto posam para retratos “em movimento”. Pensadores, cientistas políticos, historiadores, filósofos e acadêmicos também são entrevistados e oferecem suas leituras dos fatos. Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE, “O Muro” foi produzido com exclusividade para o Curta! pela Espiral Criação e pela Produção Cultural.
Marku Ribas, influente cantor e percussionista, ganha releituras de suas composições no episódio inédito da série exclusiva “Os Ímpares”, na Segunda da Música, 25, às 20h. A intérprete Teresa Cristina apresenta sua versão de “Tira Teima”, do álbum “Underground” do músico. E BNegão reinterpreta “Zamba Bem”, canção gravada no disco “A maldição do samba” por Marcelo D2, ex-companheiro do rapper no grupo Planet Hemp.
“Os Ímpares” é uma série documental que tem como tema a releitura de álbuns experimentais das décadas de 60 e 70 que não tiveram o devido reconhecimento na época do seu lançamento. Ao longo de dez episódios, figuras de peso da música brasileira contemporânea como Criolo, Bayana System e Tulipa Ruiz irão realizar releituras inéditas de álbuns de Jards Macalé, Di Melo, Itamar Assumpção, Walter Franco, Jorge Mautner, Pedro Santos, Ronnie Von, Verocai, Marku Ribas e Sérgio Sampaio. Com direção de Henrique Alqualo e Isis Mello, direção musical de Berna Ceppas e realização da Lunar Multimídia e da Moa Filmes, “Os Ímpares” foi produzida através de financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE
Durante dois dias, o Museu do Louvre convidou os maiores especialistas de arte mundiais para examinar os quadros de Rembrandt que integram a coleção da instituição, incluindo "Carcaça de Carne" e "Filósofo em Meditação". Eles tiveram acesso às obras em condições excepcionais: os Rembrandts foram retirados das paredes e reunidos em uma sala, em cavaletes simples, à luz do dia, como quando foram pintados. Os detalhes e os segredos descobertos por detrás das pinturas podem ser vistos no episódio inédito de “A História Oculta das Obras de Arte”, na Terça das Artes, 26, às 20h.
O daguerreótipo, criado em 1839, foi o primeiro equipamento fotográfico da história a ser fabricado em escala comercial e, em 1840, o abade Louis Compte fez uma das primeiras fotografias no Brasil usando a então novidade. No episódio inédito de “Instantes Cruzados”, que vai ao ar na Terça das Artes, 26, às 23h30, Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas da atualidade, faz a releitura da histórica foto de Compte a convite do apresentador Milton Guran, com quem trava um debate sobre as transformações visuais da paisagem brasileira.
Na Quarta de Cinema, 27, às 20h, o “A Vida é Curta!” traz documentários que retratam relações familiares. Abre a faixa “Buscando Helena”, de Ana Amelia Macedo e Roberto Berliner. O curta, que estreia no canal, acompanha o extraordinário trajeto do casal de diretores até o juizado de menores para buscar Helena, a filha adotiva que os espera. Em seguida, “OMA”, de Michael Wahrmann, também um filme autobiográfico, é um registro das visitas que o diretor fazia à casa de sua avó Oma. Como ela falava alemão e, ele, espanhol, a comunicação entre os dois revela momentos por vezes ternos, por vezes cômicos.
Na Quinta do Pensamento, 28, às 23h30, o episódio inédito da série documental “Alegorias do Brasil”, “Sem Fé, Sem Lei, Sem Rei”, debate o processo de colonização no país e as graves consequências que impôs à população indígena. A discussão também se volta para o intercâmbio cultural entre os nativos e o europeu recém-chegado, dando enfoque especial à aculturação que se deu nessa dinâmica
“Alegorias do Brasil” é a primeira produção do cineasta Murilo Salles idealizada exclusivamente para a TV.  Ao longo de 13 episódios, as alegorias brasileiras - ou seja, as expressões culturais que afirmam a nossa identidade – serão colocadas em discussão e analisadas por nomes como Vladimir Safatle, Silviano Santiago, Maria Rita Kehl e Nuno Ramos. A série é uma produção da Cinema Brasil Digital com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.


SEGUNDA DA MÚSICA
Os Ímpares (Série Musical) – Episódio: Marku Ribas – Teresa Cristina e Bnegão
No episódio, a cantora Teresa Cristina relê “Tira Teima” do álbum “Underground” de Marku Ribas e Bnegão reinterpreta “Zamba Ben”. Cesare Benvenuti, diretor artístico do disco, vai ao estúdio e conta sobre Marku e todo o processo de gravação do trabalho. “Os Ímpares” é uma série documental que tem como tema a releitura de álbuns experimentais das décadas de 60 e 70 que não tiveram o devido reconhecimento na época do seu lançamento.
Diretores: Henrique Alqualo e Isis Mello
Duração: 27 min.
Exibição: 25 de junho, segunda-feira, às 20h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:Nenhum
26 de junho, terça-feira, às 14h.

27 de junho, quarta-feira, às 8h


TERÇA DAS ARTES
História Oculta das Obras de Arte (Série) – Rembrandt
Durante dois dias, o Museu do Louvre convidou os maiores especialistas mundiais de arte para examinar as obras de Rembrandt que integram a coleção do museu, incluindo "Carcaça de Carne" e o "Filósofo em Meditação". Os convidados têm acesso às obras em condições excepcionais: durante dois dias, os Rembrandts foram retirados das paredes e, fora de seus quadros de vidro, reunidos em uma sala, em cavaletes simples, à luz do dia, como quando foram pintados.

Diretores: Stan Neumann e Juliette Garcias
Duração: 52 min.
Exibição: 26 de junho, terça-feira, às 20h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:Nenhum
27 de junho, quarta-feira, às 14h

28 de junho, quinta-feira, às 8h

Instantes Cruzados (Série Documental) - Chico: A Invasão dos daguerreotipistas
“Instantes Cruzados”, apresentada por Milton Guran, vai selecionar fotos paradigmáticas que compõem um interessante acervo sobre a história desta arte no país e propor sua releitura pelo olhar de fotógrafos contemporâneos. Neste episódio, Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas da atualidade, faz a releitura de uma fotografia de Louis Compte, que fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil em 1840.
Diretor: Sérgio Bloch
Duração: 24 min.
Exibição: 26 de junho, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:Nenhum
27 de junho, quarta-feira, às 17h30

28 de junho, quinta-feira, às 11h30

QUARTA DE CINEMA
Projeções (Série) – Fernando Coimbra
A série “Projeções” joga luz sobre o mais recente cinema expandido brasileiro, em seus diferentes gêneros e formatos. O programa conta com 15 episódios em que realizadores falam frente às suas obras projetadas, expondo seus processos de criação, desafios e conquistas. Neste episódio, o entrevistado é o diretor de “O Lobo Atrás da Porta” e “Castelo de Areia”, Fernando Coimbra.
Diretora: Renata Druck
Duração: 14 min.
Exibição: 27 de junho, quarta-feira, às 23h40.
Classificação: 10 anos
Horários alternativos: Nenhum 
28 de junho, quinta-feira, às 17h40
29 de junho, sexta-feira, às 11h40

QUINTA DO PENSAMENTO
Alegorias do Brasil (Série) – Sem fé, sem lei, sem rei
O processo de colonização do Brasil deixou aos índios que habitavam o território as alternativas de morrer fisicamente ou simbolicamente. Mas, por outro lado, permitiu o intercurso entre a suas culturas e a europeia. Essa aculturação é notável nas representações que, desde Pero Vaz de Caminha até o Romantismo e o Modernismo, foram feitas dos índios e moldaram a nossa imaginação sobre eles.
Diretor: Murilo Salles
Duração: 26 min.
Exibição: 28 de junho, quinta-feira, às 23h30
Classificação: Livre
Horários alternativos:
29 de junho, sexta-feira, às 17h30
1 de julho, domingo, às 10h30

SEXTA DA SOCIEDADE
O Muro (Documentário)
A narrativa de “O Muro” se desenrola ao longo da série de manifestações que tomou o país nos meses que antecederam o impeachment da presidente Dilma Rousseff em agosto de 2016, e constrói, com uma estética experimental, na fronteira entre o documentário e a videoarte, um retrato urgente do Brasil atual.
Diretor: Lula Buarque de Hollanda
Duração: 87 min.
Exibição: 29 de junho, sexta-feira, às 22h30.

Nenhum comentário