[News] A busca pela liberdade é tema do filme ´´Primavera em Casablanca´´


Casablanca é palco de distintas trajetórias em “PRIMAVERA EM CASABLANCA”, do cineasta Nabil Ayouch, que estreia nos cinemas em 19 de julho pela California Filmes. Entre o passado e o presente, cinco destinos estão inconscientemente interligados: Hakim (Abdelilah Rachid), que vive na parte conservadora da cidade, sonha em ser uma estrela do rock;  Salima (Maryam Touzani) luta para se libertar de uma sociedade que a quer definir; Joe (Arieh Worthalter), um judeu dono de restaurante, escolhe viver na Casablanca de suas fantasias, distorcendo sua realidade; a jovem e rica Inès (Dounia Binebine) está dividida entre tradição e modernidade, enquanto lida com o despertar sexual. E mais de três décadas antes, um apaixonado professor nas montanhas Atlas é silenciado... Através do eco de seus sonhos destroçados, as desilusões dos personagens dão vida às faíscas que irão incendiar essa cidade.
- Abdallah, Salima, Joe, Hakim e Inès são seres que alguns desejam destruir e esmagar. Ainda assim, são a representação da esperança, pois cada um personifica a diferença ou o desafio interno que nos mantém vivos. Eles são pessoas comuns, que encontramos no dia a dia e que se tornaram, no meu ponto de vista, heroicos – explica o diretor, que esteve no Brasil durante o Festival Varilux de Cinema Francês para apresentar o filme, ao lado da atriz Maryam Touzani.
Segundo Ayouch, o gatilho para fazer o filme veio a partir do assédio e os ataques que ele e o elenco sofreram depois do filme “MUITO AMADAS”. “No Marrocos, onde vivo, testemunhei a sociedade evoluir de um tipo de vida em comunidade para uma exclusão sectária de todos aqueles que não se encaixavam nos moldes. Quando lidando com temas sensíveis, o limite pode ser ultrapassado pelas massas, passando de ouvintes atentos à condenação, e, então, violência. Senti que era urgente falar abertamente e mais do que nunca, jogar uma luz sobre o que está ocorrendo. Sempre senti que era necessário falar sobre o que machuca e do que queremos manter distância. Eu gosto de ter personagens de quem a sociedade tenta tirar a voz e deixar invisível, os empurrando para a marginalidade”, revela.
O diretor quis ir ainda mais fundo, explorando a alma silenciosa da maioria, cujas vozes ainda não falam alto o suficiente para reivindicar seus direitos. “Grandes revoluções começam com modestas e pequenas revoluções individuais. O que aconteceu na Primavera Árabe de 2011 é, na realidade, uma soma de vários fatores: uma série de frustrações, humilhações, um desrespeito total dos direitos civis básicos e a retirada dos mesmos. Esses movimentos de pessoas espalhados que derrubaram regimes foram feitos de homens e mulheres que no começo tiveram sua própria e íntima revolução antes de expressar sua raiva nas ruas. Queria aprender mais sobre essas pessoas, para aprender o que empurrou algumas para resistir e outras a renunciar”.

SINOPSE:
Casablanca é palco de distintas trajetórias em “PRIMAVERA EM CASABLANCA”, do cineasta Nabil Ayouch. Entre o passado e o presente, cinco destinos estão inconscientemente interligados. Diferentes rostos, diferentes lutas, mas a mesma busca pela liberdade. E o som de uma revolta que cresce. O filme é estrelado por Maryam Touzani, Arieh Worthalter, Abdelilah Rachid.

FICHA TÉCNICA
Direção: Nabil Ayouch
Roteiro: Nabil Ayouch e Maryam Touzani
Produção: Bruno Nahon
Diretora de Fotografia: Virginie Surdej
Editora: Sophie Reine
Gênero: drama
País: Itália, Bélgica, China
Ano: 2017
Classificação: A definir


Nenhum comentário