[News] Grandes álbuns do maior acervo da música brasileira agora disponíveis digitalmente – 18.06.2018

Elis Regina, Nana Caymmi e Chitãozinho & Xororó são alguns dos destaques do pacote de lançamentos da Universal Music dessa semana. São álbuns clássicos e especiais, que chegam pela primeira vez ao formato digital, em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music e muito mais.

Abrindo a lista, a diva Ângela Maria divide com o pianista Waldir Calmon o disco "Quando os Astros Se Encontram", que traz sua primeira gravação de "Babalu". Já a série "Sem Limite" apresenta um título especial, "Um Barzinho, Um Violão", em que nomes como Zeca Pagodinho e Ivete Sangalo aparecem em formato intimista. Já Elis Regina tem resgatado o álbum especial "20 Anos de Saudade", que traz encontros com Chico Buarque, Roberto Menescal e até com o Rei Pelé. O Trio Irakitan, por sua vez, é relembrado com dois títulos: "Os Boleros que Gostamos de Cantar" e "Outros Boleros que Gostamos de Cantar". Nana Caymmi marca presença com o disco lançado em 1979 (com destaque para "Contrato de Separação"), enquanto a saudosa Dolores Duran mostra um lado nordestino em "Este Norte é Minha Sorte". O romantismo é representado por Paulo Sérgio e Fábio Nestares, artistas de diferentes gerações. E tem mais: o grande músico Bola Sete marca ponto com "A Bola da Vez"; Os Paralamas do Sucesso mostram peso em "Severino"; Chitãozinho & Xororó são flagrados antes do sucesso nacional com "A Força Jovem da Música Sertaneja Vol. 2"; e Altamiro Carrilho é celebrado com "50 Anos de Chorinho".

Para a criançada, tem discos de Toquinho e de Mariane. Já César Sampaio homenageia Antônio Marcos, Waldick Soriano entoa pérolas da dor de cotovelo e Lady Zu mostra como se fez discoteca no Brasil. Representando a força da música nordestina, figuram a axé music de Luiz Caldas e Timbalada (com dois títulos importantes), o forró do Xamego de Menina e o reggae dos primórdios da Banda Beijo. Como sempre, música para todos os gostos.


ÂNGELA MARIA - QUANDO OS ASTROS SE ENCONTRAM
Aos 88 anos, a diva Ângela Maria segue firme nos palcos. Entre os inúmeros álbuns que gravou, "Quando os Astros Se Encontram" - dividido com o pianista Waldir Calmon - é um dos mais emblemáticos. Lançado em 1958, é nele que aparece a primeira gravação da artista para "Babalu", que virou sua marca registrada. Mas o disco também traz clássicos da MPB, como "Na Baixa do Sapateiro", "Brigas de Amor", "Baião Diferente", "Risque" e "O Samba e o Tango". A voz de Ângela já era celebrada como uma das mais potentes da nossa música.

Não deixe de ouvir: "Babalu"


UM BARZINHO, UM VIOLÃO - SEM LIMITE
A série "Sem Limite" reuniu uma verdadeira constelação no álbum "Um Barzinho, Um Violão". Nomes como Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Zélia Duncan, Nando Reis e Alcione soltam a voz em clássicos da MPB, naquele estilo intimista que todo mundo gosta de ouvir. E o que é melhor: em gravações ao vivo, feitas especialmente para o projeto. Zeca vai de "Coqueiro Verde" (hit de Erasmo Carlos), Ivete entoa "Me Liga" (d'Os Paralamas do Sucesso) e Zélia interpreta "Saúde" (de Rita Lee). Já a diva Alcione mostra o seu lado bossa nova, recriando "Wave". E ainda tem Ney Matogrosso ("Vendedor de Bananas"), Leila Pinheiro e Roberto Menescal ("Nada por Mim" e "Oceano"), Sandra de Sá ("Saigon" e "Não Chores Mais"), Chico César ("Como Eu Quero") e Ivan Lins ("Mucuripe"). E essas são apenas algumas das muitas faixas.

Não deixe de ouvir: "Me Liga" (Ivete Sangalo)


ELIS REGINA - 20 ANOS DE SAUDADE - CD 1
Foram apenas 36 anos de vida. Mas Elis Regina, que partiu em 1982, deixou seu nome gravado para sempre na galeria das maiores intérpretes brasileiras. No volume 1 do álbum "20 Anos de Saudade", lançado em 2002, há vários registros raros, que provam mais uma vez a genialidade da artista. As surpresas são os duetos com o Rei Pelé, nas faixas "Perdão, Não Tem" e "Vexamão". Mas o disco também resgata encontros com Chico Buarque ("Noite dos Mascarados"), Bossa Jazz Trio ("Upa, Neguinho", em eletrizante gravação ao vivo) e Roberto Menescal ("Depois da Queda"). A voz de Elis passeia ainda por canções como "Saveiros", "O Cantador", "Lapinha" e "Um Novo Rumo". Sua versão de "Canto Triste", de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, é cheia de emoção.

Não deixe de ouvir: "Canto Triste"


TRIO IRAKITAN - OS BOLEROS QUE GOSTAMOS DE CANTAR
Surgido nos anos 1950, o Trio Irakitan fez um estrondoso sucesso com um repertório de boleros. Não por acaso, o álbum "Os Boleros que Gostamos de Cantar" foi um dos maiores sucessos da carreira do grupo, surgido em Natal (RN). Lançado em 1959, trazia faixas como "Tão Somente Uma Vez", "Aqueles Olhos Verdes", "Três Palavras", "Queira-me Muito" e "Talvez, Talvez, Talvez", versões dos clássicos "Solamente Una Vez", "Aquellos Ojos Verdes", "Tres Palabras", "Quiereme Mucho" e "Quizás, Quizás, Quizás". A afinação impecável e os arranjos caprichados viraram uma marca do trio.

Não deixe de ouvir: "Tão Somente Uma Vez"


TRIO IRAKITAN - OUTROS BOLEROS QUE GOSTAMOS DE CANTAR
Dois anos depois de lançar "Os Boleros que Gostamos de Cantar", o Trio Irakitan registrou o álbum "Outros Boleros que Gostamos de Cantar", que se transformou em mais um sucesso de vendas, comprovando o quanto o ritmo latino era (e ainda é) adorado pelos brasileiros. "Pecadora", "Traiçoeira", "Novamente Virás", "Duas Almas" e "Hipócrita" estavam no repertório. A sensual "Vereda Tropical" foi o grande sucesso do disco.

Não deixe de ouvir: "Vereda Tropical"


NANA CAYMMI - NANA CAYMMI (1979)
Qualquer álbum de Nana Caymmi tem sabor de clássico. O bom gosto na escolha do repertório sempre pautou sua carreira. Em 1979, ela se cercou de grandes músicos, como Toninho Horta, João Donato e os irmãos Dori e Danilo Caymmi, para lançar um disco cheio de delicadeza. São músicas como "Clube da Esquina nº 2", "Depois do Natal", "Palavras" e "Formicida, Corda e Flor (O Último Bolero)". Sem falar em "Contrato de Separação", de Dominguinhos e Anastácia, uma das mais belas gravações de toda sua trajetória.

Não deixe de ouvir: "Clube da Esquina nº 2"


DOLORES DURAN - ESTE NORTE É MINHA SORTE
A cantora e compositora Dolores Duran saiu de cena muito jovem, aos 29 anos. Mas seu nome continua figurando na galeria dos grandes artistas da nossa música. Entre os álbuns que deixou, "Este Norte é Minha Sorte" é um dos mais curiosos. Lançado em 1959, ano de sua morte, o último disco dessa artista carioca se volta para um repertório de acento nordestino. Tanto que, na capa, figura o desenho de um simpático cangaceiro. No repertório, destacam-se "Te Cuida, Zeca", "Saudade Ingrata", "Minha Toada", "Tá Nascendo Fio", "Não Se Avexe Não" e, claro, a música que dá título ao disco. O baião "Prece de Vitalina" era uma parceria de Dolores com o cearense Chico Anysio. Já a divertida "Zefa Cangaceira" levava as assinaturas de Noel Rosa e Vadico.

Não deixe de ouvir: "Zefa Cangaceira"


PAULO SÉRGIO - PAULO SÉRGIO VOL. 7
A força do cantor Paulo Sérgio impressiona. Morto em 1980, aos 36 anos, continua até hoje fascinando multidões. Tanto que seu túmulo é um dos mais visitados no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Quando lançou o álbum "Vol. 7", Paulo já era uma das vozes românticas de maior sucesso no Brasil. Músicas como "Nem Mesmo Cristo", "Falta Alguém em Nossa Vida", "Aquele Tempo Bom", "Máquinas Humanas", "O Retratinho" e "Lágrimas Rolaram" fizeram muito sucesso. "Mesmo Que Seja o Último Adeus", composta pelo próprio artista, também caiu nas graças de seu (enorme) público.

Não deixe de ouvir: "Mesmo que Seja o Último Adeus"


FÁBIO NESTARES - FÁBIO NESTARES (2004)
O cantor Fábio Nestares ficou conhecido ao participar do programa "Fama", da Globo, que também revelou Thiaguinho e Roberta Sá, entre outros. Em 2004, ele lançou um álbum caprichado, cuja produção era assinada por Ricardo Feghali, do Roupa Nova. O disco misturava músicas próprias, como "Eu Quero Um Anjo", "Tudo o Que Eu Mais Quero" e "Inverso do Amor" (esta em parceria com Ricardo), com canções de Juno ("Eu Nunca Vou Deixar" e "Enquanto a Chuva Cai") e Liah Soares ("Confesso"). O compositor Maurício Gaetani assinava três faixas: "O Mesmo Amor", "Um Amor pra Viver" e "Pro Que Der e Vier".

Não deixe de ouvir: "O Mesmo Amor"


BOLA SETE - É A BOLA DA VEZ
O músico Bola Sete é aquele tipo de artista mais conhecido no exterior do que em seu próprio país. Nascido Djalma de Andrade, o violonista carioca figura entre as influências de ninguém menos que o mexicano Carlos Santana. Disponível para streaming, o álbum "É a Bola da Vez" mostra toda a sua habilidade, em faixas como "Um Chorinho dos Nossos", "Señorita Luna", "Não Manche o Meu Panamá", "Vai Que é Bom", "Batucando Mesmo" e "Maria Ninguém". Um disco que é uma verdadeira aula.

Não deixe de ouvir: "Um Chorinho dos Nossos"


OS PARALAMAS DO SUCESSO - SEVERINO
A discografia d'Os Paralamas do Sucesso é repleta de grandes álbuns. "Severino", lançado em 1994, é um deles. Com capa que reproduz um trabalho de Arthur Bispo do Rosário - artista plástico que viveu mais de 50 anos na Colônia Juliano Moreira , diagnosticado como esquizofrênico -, o disco pode ser considerado um dos mais ousados da carreira da banda. Com participações de Tom Zé, Egberto Gismonti, o argentino Fito Paez e o inglês Brian May (ex-Queen), o trio liderado por Herbert Vianna passeia por músicas de sotaque nordestino, como "Não Me Estrague o Dia" e "Varal". As faixas "Vamo Batê Lata" e "Dos Margaritas" também foram destaque. O disco traz ainda canções em espanhol: "El Vampiro Bajo el Sol" e uma versão de "Go Back".

Não deixe de ouvir: "Não Me Estrague o Dia"


CHITÃOZINHO & XORORÓ - A FORÇA JOVEM DA MÚSICA SERTANEJA VOL. 2
Foi com um visual que remete a Elvis Presley que Chitãozinho & Xororó posaram para a capa do álbum "A Força Jovem da Música Sertaneja Vol. 2", lançado em 1977. Com os cabelos ainda escorridos, os dois irmãos entoam músicas como "O Homem do Campo", "Caminhando pela Vida", "O Comício Terminou", "O Pobre e a Rosa", "Aquelas Águas Serenas" e "O Tempo Trouxe a Saudade". Uma ótima oportunidade para se conhecer o trabalho da dupla antes do estouro nacional.

Não deixe de ouvir: "O Homem do Campo"


ALTAMIRO CARRILHO - 50 ANOS DE CHORINHO
Um dos maiores nomes da música instrumental no Brasil, Altamiro Carrilho encantou o público com sua flauta mágica. Entre os inúmeros álbuns que gravou, "50 Anos de Chorinho" já nasceu clássico. Nele, o artista desfila por joias da MPB como "Doce de Coco", "Carinhoso", "Brasileirinho", "Odeon" e "Pedacinhos do Céu", com a graciosidade que virou sua marca registrada. Imperdível.

Não deixe de ouvir: "Doce de Coco"


TOQUINHO - CANÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS
O cantor e compositor Toquinho sempre soube se comunicar com a criançada. Não por acaso, um de seus maiores sucessos é "Aquarela", aquela dos versos: "Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo / E com cinco ou seis retas, é fácil fazer um castelo". Em 1987, ele lançou o álbum "Canção de Todas as Crianças", em que criou músicas para cada um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Entre as faixas, destacam-se "Gente Tem Sobrenome", "Deveres e Direitos", "Castigo Não", "Errar é Humano" e "É Bom Ser Criança". Com as canções de Toquinho, ser criança é maravilhoso.

Não deixe de ouvir: "Gente Tem Sobrenome"


MARIANE - PERTINHO DE VOCÊ
A loura Mariane reinou nos anos 1980 e 1990 como apresentadora infantil. E, a exemplo de suas colegas Xuxa, Angélica e Eliana, também gravou discos. "Pertinho de Você", lançado em 1995, foi um estrondoso sucesso de vendas. Com faixas dançantes, como "Carrossel de Esperança", "Rita Rap", "Você Não Soube Amar" e "Febre de Verão", conquistou baixinhos e altinhos. A faixa que deu título ao disco é a regravação do hit da atriz Elizângela, que - em uma rápida experiência como cantora - vendeu mais de um milhão de compactos e tocou em todas as discotecas do Brasil. Mariane também registrou "Superfantástico", d'A Turma do Balão Mágico.

Não deixe de ouvir: "Carrossel de Esperança"


CÉSAR SAMPAIO - CÉSAR SAMPAIO CANTA SUCESSOS DE ANTÔNIO MARCOS
O cantor César Sampaio alcançou o sucesso nos anos 1970, ao gravar "Secretária da Beira do Cais". Mas sua voz cheia de romantismo também embalou as letras apaixonadas do saudoso Antônio Marcos, no álbum "César Sampaio Canta Sucessos de Antônio Marcos". O trabalho recria hits do porte de "O Homem de Nazareth", "Quem Dá Mais", "Sonhos de um Palhaço" e "Oração de Um Jovem Triste". Músicas que estouraram com Roberto Carlos, "Como Vai Você" e "E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só" também estão no repertório.

Não deixe de ouvir: "Como Vai Você"


WALDICK SORIANO - CANTANDO PARA QUEM AMA
O álbum "Cantando Para Quem Ama" traz Waldick Soriano posando para a capa com o visual que o eternizou: de chapéu preto e óculos escuros. O repertório passeia por músicas como "Briga de Travesseiros", "Você Virou Minha Cabeça" "Fingimento", "Barco de Ilusão", "O Amor é a Causa de Tudo" e "Veneno Fatal". Tudo naquele clima "dor de cotovelo" que o artista sabia interpretar tão bem.

Não deixe de ouvir: "Briga de Travesseiros"


LADY ZU - FÊMEA BRASILEIRA
Surgida em plena era das discotecas, Lady Zu ganhou rapidamente o apelido de Donna Summer brasileira. Desde os anos 1970, suas músicas garantem a animação de qualquer festa. Basta ouvir o repertório de "Fêmea Brasileira", álbum lançado em 1979. Músicas como "Disco Dance", "Pantera", "Valeu a Pena" e "Vem Comigo" continuam imbatíveis. A deliciosa "Hora de União", que ela divide com Totó Mugabe, virou tema da novela "Dancin'Days". A grande surpresa era uma versão disco de "A Banda", clássico de Chico Buarque.

Não deixe de ouvir: "Disco Dance"


LUIZ CALDAS - FLOR CIGANA
Considerado o pai da axé music, o baiano Luiz Caldas lançou seu segundo álbum em 1986, depois de colocar todo o Brasil para dançar o "Fricote". Com o novo trabalho, intitulado "Flor Cigana", emplacou de cara "Ajayô", que virou hit nas rádios e na TV. Com repertório quase inteiramente autoral - em que se destacavam ainda "Lobo Bobo", "Eu Vou Já" e "Reggae do Camaleão" -, o disco também trazia uma regravação de "Canção de Amor", composição de Chocolate e Elano de Paula que se tornou antológica na voz de Elizeth Cardoso.

Não deixe de ouvir: "Ajayô"


TIMBALADA - MÃE DE SAMBA
A Timbalada é, sem dúvida, um dos grupos mais originais da axé music. No álbum "Mãe de Samba", lançado em 1997, estão sucessos como "Na Beira do Mar", "A Latinha" e "Samba da Lua". Na faixa "O Erro e o Concerto", os timbaleiros recebem uma convidada mais que especial: Alcione. Além disso, o álbum tem uma das capas mais bonitas de sua discografia, mostrando uma sereia negra, com os seios à mostra.

Não deixe de ouvir: "Na Beira do Mar"


TIMBALADA - CADA CABEÇA É UM MUNDO
Desde que surgiu, no início dos anos 1990, a Timbalada se destacou pela qualidade de seu trabalho, cheio de criatividade. O álbum "Cada Cabeça é um Mundo" já abre em grande estilo, com "Toneladas de Desejo", um dos maiores hits de sua trajetória. E o repertório ainda traz "Se Você Se For", "Choveu Sorvete", "Sambaê" e "Cadê o Timbau?". A faixa "Namoro a Dois" também foi destaque, mostrando o lado romântico do grupo.

Não deixe de ouvir: "Toneladas de Desejo"


XAMEGO DE MENINA - LOUCA DE PAIXÃO
O forró do Xamego de Menina conquistou o país no final dos anos 1990. No álbum "Louca de Paixão", o grupo reuniu um repertório cheio de romantismo. Músicas como "De Qualquer Jeito", "Tudo Acabou", É Amor, É Paixão", "Sem Teu Carinho" e "Perdi Você" ajudaram a romper barreiras, levando o forró com sotaque mais pop para todo o Brasil.

Não deixe de ouvir: "De Qualquer Jeito"


BANDA BEIJO - BADAMEIRO
Lançado em 1991, "Badameiro" é um dos álbuns mais importantes da Banda Beijo, tendo à frente o cantor Netinho. Nele, o grupo aparece tocando reggaes como "Meu Amor Me Ama", "Nós Não Prestamos" e a politizada (e atualíssima) "Tão Metendo a Mão", além da música que deu título ao disco. A faixa "Me Dê Amor" anuncia o balanço que viraria uma marca da Banda Beijo, cujo estouro nacional aconteceria um ano depois.

Não deixe de ouvir: "Me Dê Amor"

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário