[News] Prêmio Jabuti 2018 | Literatura brasileira para o mundo

PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO, PRÊMIO JABUTI CONTEMPLA “LIVRO BRASILEIRO PUBLICADO NO EXTERIOR”

Com apoio do Brazilian Publishers*, o Prêmio Jabuti conta mais uma vez com a categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”, criada com objetivo reconhecer iniciativas de editoras estrangeiras que compram e publicam em primeira edição livros brasileiros no exterior e editoras nacionais que exportam direitos autorais.

A tradução de livros brasileiros em outras línguas tem despertado interesse em outros segmentos. Recentemente, no Rio de Janeiro, foi lançado o curso de “Pós-graduação em Tradução em Língua Inglesa para o Mercado Editorial”, na Universidade Santa Úrsula, e foi realizado o encontro “Escrita e Tradução em Debate”, com promoção da Fundação Biblioteca Nacional  e do Programa MFA of the Americas (Master of Fine Arts of the Americas – Stetson University, Florida – EUA). A Fundação da Biblioteca Nacional mantém ainda o edital “Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior”, que tem a finalidade de custear, parcial ou totalmente, as despesas de editoras estrangeiras com a tradução e/ou a publicação da obra de autores brasileiros no exterior.

No ano passado, a obra ganhadora da categoria foi “Um Copo de Cólera”, de Raduan Nassar, publicado pelo Penguin Random House UK.

As inscrições para o Prêmio Jabuti continuam abertas até 28 de junho, pelo site www.premiojabuti.com.br

*Brazilian Publishers - projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro/CBL e a Apex-Brasil / Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário