[News] Elisa Stecca celebra processo criativo com livro e exposição Improvável

 Elisa Stecca celebra processo criativo com livro e exposição Improvável

 

Produção recente da artista paulistana terá apresentação na Biblioteca Mário de Andrade e em galerias do Rio de Janeiro e Belo Horizonte

 

 

Da pedra ao ouro, da borracha à prata, do colar à aquarela, da gravura à instalação, da escultura ao livro de caixinha. Assim, artista multifacetada, tirando inspiração de suportes variados, nada tradicionais, Elisa Stecca lança a obra Improvável, que foca na sua produção mais recente, entre 2016  e 2022. Projeto contemplado com o ProAC Expresso Lei Aldir Blanc, o livro terá uma maratona cultural de lançamento. Inicialmente, no dia 06/agosto, tarde de bate-papo e autógrafos com a autora, na icônica Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo. Posteriormente, tema de exposição no MACS e ArtRio, no Rio de Janeiro, e na Galeria Lemos de Sá, em Belo Horizonte.

 


Elisa Stecca - crédito Fabio Correa

 

A paulistana Elisa Stecca lança seu 3º livro, “Improvável”, que reúne trabalhos instalativos e escultóricos recentes da artista e que será tema de exposição em SP, Rio e Belo Horizonte. Crédito da foto: Fabio Correa.




 

A exposição de mesmo nome é uma compilação de várias séries retratadas no livro e funciona como uma imersão no processo intenso da artista, que trabalha com criações em fluxo e ideias que se desdobram em diversos suportes. O livro tem apresentação de Rejane Cintrão. Ela faz também a curadoria da exposição, além de uma entrevista com a artista, que revela muito da sua trajetória “improvável”. Elisa cursou Direito na USP e se formou em Artes Plásticas na FAAP. Estudou joalheria com Nelson Alvim, estilo com Marie Rucki, do Studio Berçot, em Paris, e técnicas variadas em vidro na Pilchuck Glass School, em Seattle. Participou de várias mostras em museus e galerias nacionais (Museu de Arte Sacra, Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural Vergueiro, Sala Funarte, no Rio de Janeiro) e internacionais (Museum of Contemporary Art, Los Angeles, The Weissman Museum of Minnesota, The Walker Art Center, em Mineápolis, Claustro de la Basílica de La Puríssima Concepción, na Espanha). Trabalhou como produtora de moda da Folha de S.Paulo, revista Claudia e foi editora de moda e beleza da Vogue. Em 1993, abre a Elisa Stecca Design, elaborando projetos e peças de joias e objetos de design. Apresentou suas coleções em desfiles da Semana de Moda, Casa de Criadores, Phytoervas Fashion e no Crossing Fashion em Graz, Áustria. Em 2011, lançou o livro Hoje é o Dia Mais Feliz da Sua Vida  e, em 2019, o livro em formato de caixinha, Pergunte ao Oráculo, ambos pela Editora Matrix.

 

 


Seixos com pedras brasileiras

Capa do livro Improvável, que traz cerca de 100 fotos de trabalhos da carreira de Elisa Stecca e muito da utilização de pedras brasileiras no seu processo criativo. Crédito: Reprodução.

Em seu terceiro livro, é possível ver que a obra de Elisa transpassa as fronteiras da arte institucional e explora diversos meios de expressão que vão da moda à joalheria, da escrita à gastronomia, num processo alquímico e incansável de autoconhecimento e de materiais conectados à natureza, à magia, à cura e, obviamente, à vida. Improvável traz cerca de 100 fotos de trabalhos da carreira de Elisa Stecca, com destaque para a produção realizada nos últimos cinco anos. Dentre elas, a exposição Silencio, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, que foi recorde de visitação no museu; Salar, Black is Beautiful (2020), séries usando vidro e nanquim, inspiradas pela luta antirracista e no movimento “Black Lives Matter”; Garimpo (2021), em que reflete sobre o garimpo ilegal no Brasil e a violência contra os povos originários até O Peso dos Sonhos (2020), em performance em que a própria artista aparece ancorada sob o peso das pedras. A enigmática e sugestiva foto virou a capa do livro. Uma comunicação não verbal entre o corpo e o mineral. “Gosto de pensar na realidade objetiva e na realidade subjetiva, do ponto de vista pessoal, na possibilidade de transformar nossas pedras em ouro. Quando uso a expressão ‘nossas pedras’, falo das nossas mazelas, dificuldades, sombras que, por meio de muita disciplina, quando expostas à luz, revelam o nosso ouro, o nosso melhor, o nosso precioso”, destaca Elisa Stecca.

Serviço:

Improvável – Livro e Exposição

Quando: Lançamento do livro, dia 06 de agosto. Exposição, de 06 de agosto a 07 de setembro, das 10 às 18h.

Onde: Rua da Consolação, 94 - República, CEP 01302-000, São Paulo – SP

Entrada gratuita.

 

Ficha técnica do livro:

Título: Improvável

Autora: Elisa Stecca

Ed. da Autora. São Paulo, agosto de 2022.

Distribuição: Matrix Editora

Formato: 16 cm x 23 cm

Páginas: 160

Preço: R$ 143

Onde comprar: www.amazon.com.br

Vendas on-line: www.matrixeditora.com.br

Nenhum comentário