[News] Novo projeto da Cia A Hora da História leva contação de histórias para o Bixiga

 Novo projeto da Cia A Hora da História leva contação de histórias para o Bixiga

 

No Bixiga tem Leitura é um evento cultural que tem como objetivo oferecer gratuitamente, ao longo de 3 meses, ações de incentivo à leitura para frequentadores e moradores do bairro paulistano.

 



Natália Grissi e Camila Cassis, atrizes e idealizadoras do projeto, apresentam histórias para adultos e crianças. Foto: Marcelo Kahn

 

As ações acontecem todos os domingos: das 11h às 14h,  com a banca de livros e a mediação de leitura; e das 14h às 15h, a contação de história, com a Cia A Hora da História e outros convidados ao longo dos meses

 


 

A partir de 7 de agosto, a Cia A Hora da História reúne adultos e crianças para sessões de contação de histórias, conversas com autoresdisponibilização de acervo literário e mediação de leitura. A ação chamada O Bixiga Tem Leitura acontece aos domingos e durará três meses. Dirigido pelas atrizes e idealizadoras, Camila Cassis e Natália Grisi, o projeto será realizado no espaço público da Praça Dom Orione, onde acontece a Feira de Antiguidades que atrai a circulação dos moradores do bairro e de outras regiões da cidade, e conta com diferentes grupos e autores ao longo do tempo.

 

“A ideia é trazer a difusão da literatura para todos os públicos, resgatar a linguagem oral, promover o fácil acesso a livros, o contato com diferentes contadores de histórias e autores, o resgate da cultura popular brasileira e de importantes autores do mundo todo”, revelam as atrizes. Elas ressaltam que o evento tem livros com acessibilidade em Braille e está previsto atuação de intérprete de libras em dois dias de eventos na praça Dom Orione.

 

Uma história diferente a cada domingo

 

Os encontros artísticos acontecem todos os domingos de 07 de agosto a 23 de outubro. Além das narradoras da Cia A Hora da História, Camila Cassis e Natália Grisi, foram convidados outros profissionais para se apresentarem ao longo dos meses: Juliana Offenbecker e Priscila Harder (Conto em Cantos), Paulo Netho, Erika Coracini e Mariana Blanski (Tá na Boca do Conto), Kelly Orasi (Boas Histórias), e Marcelo Jucá. 

 

“Levar ao público do Bixiga a cada semana o contato com diferentes contadores de histórias e autores torna esta experiência ainda mais rica, uma vez que traz diferentes olhares, vivências, novas maneiras de narrar, pontos de vista particulares de cada um dos artistas, curiosidades sobre o processo criativo da escrita, sobre as histórias, novos enredos e autores, e tudo isso dentro de um variado repertório”, afirmam as idealizadoras do projeto.

 

No Bixiga tem Leitura tem classificação etária livre e, além da contação de história, que começa às 14 horas, contempla outras atividades nos domingos: 

 

Banca de livros: um acervo vasto de livros que traz diferentes gêneros literários e autores de todo o mundo, com aproximadamente 40 volumes para todas as idades. O acervo conta com livros em braile. Horário: das 11h às 14h.

 

Mediação de leitura: um mediador de leitura auxilia e orienta o público durante a leitura livre. A ideia é estimular um momento agradável de contato com a leitura, facilitando a relação do leitor com o texto. Horário: das 11h às 14h.

 

Proseadeiras

 

O projeto também prevê 3 apresentações da contação itinerante Proseadeiras, na Vila Itororó. 

Nesta apresentação, Camila Cassis e Natália Grisi, usam figurinos que lembram ilustrações de livros, e contam breves histórias para adultos e crianças, em um projeto que une literatura, música, artes cênicas e artes plásticas.

 

Com duração de até 5 minutos e com uma grande mala - feita também com acabamento em papel -, as artistas usam objetos e adereços para narrar, para todo tipo de público, pequenos contos populares e de autores brasileiros como Machado de Assis, Clarice Lispector, Stanislaw Ponte Preta, Marina Colasanti, entre outros. 

 

Idealizadoras e contadoras de história 

Camila Cassis 

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo - ECA/USP, é atriz, contadora de histórias, arte-educadora, musicista e produtora. Responsável pela direção musical dos trabalhos da Cia A Hora da História desde 2003, onde também atua como coordenadora de produção de projetos diversos como: montagens teatrais, circulação de espetáculos, criação e execução de projetos incentivados e contemplados por prêmios de incentivo à produção e circulação de arte e cultura. Além de todos os espetáculos realizados com a Cia A Hora da História (desde 2001), atuou em Nos Embalos da Jovem Guarda, espetáculo musical com texto e direção de Marllos Silva (2007); Leminski, Limão e Gelo, espetáculo musical com direção de Fábio Pinheiro (2007); O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptação e direção de Vladimir Capella (2005/2004); O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, direção de Ricardo Karman (2002); Panos e Lendas, de Vladimir Capella, direção de Chico Cabrera (2002/2000); Vô Doidim e os Velhos Batutas, de Nanna de Castro, direção de Carlos Gradim (1999).

 

Natália Grisi 

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo - ECA/USP. É atriz, diretora teatral, contadora de histórias, arte-educadora e dramaturga. Cofundadora da cia A Hora da História, na qual atua como artista criadora e coordenadora geral ao lado de Camila Cassis, tanto na elaboração de projetos artísticos como na execução de projetos aprovados em leis de incentivo e prêmios como Proac Expresso e LAB, Prêmio Zé Renato, dentre muitos outros. Também atua na coordenação geral dos projetos do Núcleo Girândola, desde 2008. Diretora do espetáculo Comigo meu Umbigo, do Núcleo Girândola (2012); escreveu e dirigiu o espetáculo infantil Melancia e Coco Verde (2009), indicado ao prêmio FEMSA 2009 na categoria "Revelação - Texto e direção"; Contemplada pelo edital Dramaturgias do Tempo/2020 do TUSP (Teatro da USP) para desenvolvimento do texto infanto-juvenil Aurora e o pé de vento.

 

Confira a programação

 

AGOSTO

07/08 - TREME-OSSO / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Neste repertório de contos de assombração cheios de reviravoltas, suspense, sustos, aventuras, adivinhas e surpresas, cada enredo é contado de forma engraçada e interativa. São histórias do imaginário popular brasileiro que tratam de lugares inusitados, personagens fantásticos e situações sinistras e cheias de graça. Com a Cia A Hora da História.

 

14/08 - CHUVA DE HISTÓRIAS / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE 

Uma bonita e delicada Contação de Histórias, composta por uma seleção de contos que abordam a transformação do lixo em adubo, o ciclo da água, os elementos da natureza e a preservação das florestas. Tudo de uma maneira divertida e interativa. Uma atividade alegre, e que propõe reflexões sobre a Natureza e Meio Ambiente, valorizando-os. Com a Cia A Hora da História

 

21/08 - HISTÓRIAS NOSSO POVO / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Uma seleção de contos tradicionais brasileiros, que são encontrados em diversas regiões de nosso país, acompanhados de muita cantiga de roda, músicas e brincadeiras musicais populares tocadas ao vivo. Com a Cia A Hora da História

 

28/08 - HISTÓRIAS QUE A SORTE TRAZ / CIA CONTO EM CANTOS

SINOPSE

A cada apresentação uma surpresa: quais serão as histórias narradas? O público é convidado a escolher um bolso de nosso painel e é de lá que saberemos qual a história será contada. Serão sorteados 03 livros de onde conhecemos a história. Histórias que a Sorte Traz tem como objetivo fomentar o interesse pela leitura bem como a formação de público/leitor com conhecimento de histórias e autores de diferentes origens e culturas, promovendo a pluralidade de saberes, culturas e povos. Dessa forma, foram pré-selecionados contos e histórias com raízes africanas, brasileiras, europeias e asiáticas. Com Cia Conto em Cantos.

 

SETEMBRO

04/09 - ARROZ, FEIJÃO, HISTÓRIA E MACARRÃO! / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Imagine uma cesta cheia de coisas gostosas: pães, frutas, verduras, bolos, sucos, tortas, cereais... Humm, só de pensar já dá uma fominha! E se cada alimento ainda trouxesse sua história? É esse o grande jogo que vai acontecer no Arroz, Feijão, História e Macarrão!. Uma apresentação que une história, poesia e comida, e que fala sobre alimentação. Ah, não podia dar uma mistura melhor. E na receita, ainda têm muita brincadeira, música, interação, curiosidades sobre alimentos. Com a Cia A Hora da História. 

 

11/09 - CONTOS DA ÁFRICA E DO BRASIL / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Uma contação de histórias que traz contos apresentados com o uso de recursos cênicos, interação com o público e música ao vivo. A apresentação traz referências da cultura afro-brasileira, contos com personagens negros, com situações que falam sobre discriminação e inclusão, ou mesmo, fábulas e histórias tradicionais de países africanos como Nigéria e Gana. Com a Cia A Hora da História.

 

18/09 - HISTÓRIAS PRA CANTAR, MÚSICAS PRA BRINCAR / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

É uma atividade voltada ao público infantil, e que une diferentes linguagens artísticas e resulta num misto de história, música e brincadeira. Nesta apresentação super interativa, o público participante é convidado a cantar, se desafiar e imaginar, ouvindo histórias cantadas e jogando brincadeiras musicais. Trava-línguas, parlendas e poesias também completam a atividade. A proposta é uma vivência que une características de uma sessão de contação de histórias às de um momento de brincadeiras e vivência musical. O público tem uma participação ativa no desenrolar da apresentação: a música é nosso percurso e a brincadeira é o nosso fim! Com a Cia A Hora da História

 

25/09 - PAULO NETHO

SINOPSE

O poeta e escritor Paulo Netho estará no projeto para bater-papo com os frequentadores da praça Dom Orione e moradores do Bixiga. Além disso, o autor lançará o seu mais novo livro O monstro medroso. Entre curiosidades de sua vida, poesias e histórias, nessa conversa porosa com o Paulo Netho, o público vai conhecer outras obras do poeta osasquense como: Bolinho de chuva e outras miudezas; Como assim?! e Conversinhas. Todos os seus livros são destinados ao público infantojuvenil. 

 

OUTUBRO

02/10 - CONTOS DE PERIPÉCIAS E PRESEPADAS / KELLY ORASI

SINOPSE

Neste divertido repertório, a narradora reúne contos da tradição oral com personagens astutos que não desistem de seus sonhos e conquistas, entre eles, o levado “Macunaíma”, cuja lenda inspirou o escritor Mário de Andrade a fazer uma homenagem à preguiça.

 

09/10 - AVESSO DO AVESSO / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE 

Uma divertida e surpreendente contação de histórias com um repertório de contos que mostram que nem sempre o diferente é pior! Um sapinho surdo que vence um desafio exatamente e somente por ser como é; um emocionante primeiro encontro de uma netinha com seu avô cego; um camaleão que não era aceito em seu jardim pois preferia usar rosa. Estas e outras histórias fazem parte desta apresentação que mostra que muitas vezes, o contato com o diferente nos faz ampliar nossas percepções, nos tornando seres humanos mais generosos, conscientes e felizes. Afinal de contas, compreender o outro, leva à tolerância, que leva ao respeito. Com a Cia A Hora da História

 

16/10 - Lançamento do livro Limeriques de esconde-esconde / MARCELO JUCÁ

SINOPSE

Dia especial no projeto no "No Bixiga tem Leitura"!!! Poesias, rimas engraçadas e bem malucas no lançamento do livro Limeriques de esconde-esconde, de Marcelo Jucá. No encontro, o autor vai fazer a contação da história e bater um papo com o público.  

 

23/10 - PRA LÁ OU PRA CÁ? / TÁ NA BOCA DO CONTO

SINOPSE

Quatro crianças recebem a visita da Dona Morte, enquanto tentam a todo custo desviar a atenção dela e atrapalhar seus planos, a Morte, muito simpática e acolhedora, resolve contar histórias sobre os segredos da vida e da morte. Com Erika Coracini e Mariana Blanski. 

 


No Bixiga tem história
Aos domingos (de 07/08/2022 a 23/10/2022)
das 11h às 14h mediação de Leitura e disponibilização de acervo para livre leitura

às 14h - ações artísticas
Local:  Praça Dom Orione, Bixiga

Proseadeiras

Dias: 21 de agosto;  04 e 18 de setembro,  16h30.

Local: Vila Itororó: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista | Telefone(11) 3253-0187 


Projeto viabilizado através
 EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, Secretaria Municipal de Cultura.

FICHA TÉCNICA

 

Contadoras de Histórias:

Cia A Hora da História: Camila Cassis e Natália Grisi

Cia Conto em Cantos: Juliana Offenbecker e Priscila Harder

Cia Tá na Boca do Conto: Erika Coracini e Mariana Blanski

Kelly Corasi

Autores:

Paulo Netho

Marcelo Jucá

Mediadora de Leitura: Magê Blanques

Produtor: Wilson Mandri

Produção executiva: Marcia Rocha

Realização e Idealização: Cia A Hora da História

Nenhum comentário