[News] PREMIADA EM GRAMADO, COMÉDIA A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS ESTREIA EM SÃO PAULO NA PRÓXIMA QUINTA, 11 DE AGOSTO

 

Vencedor dos prêmios de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme pelo júri popular, do festival de Gramado, A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS estreia em São Paulo na próxima quinta-feira, dia 11 de agosto. O longa é uma coprodução da gaúcha Okna Produções, que também distribui o filme, além das uruguaias Parking Films e Cordon Films, e da argentina Tarea Fina (Argentina).


Rodado nas cidades uruguaias de Montevidéu e Aiguá, entre novembro e dezembro de 2019, o filme tem direção assinada por Diego Fernández, e foi escolhido pelo Uruguai para representar o país no Oscar em 2022, na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira.


Escrito por Diego Parker Fernández e Rodolfo Santullo, o roteiro do longa tem como base o experimento de psicologia social conhecido como “Teoria dos Vidros Quebrados”, que demonstrou que uma vez iniciada uma ação de violência, como quebrar o vidro de um carro, é desencadeado um processo interno nos indivíduos que os leva a vandalizarem o objeto em questão até a destruição, não importando o nível social ou econômico do local onde estão inseridos.


Fernandéz foi inspirado por essa teoria para conceber o longa, somada a uma série de eventos ocorridos em 2010, quando mais de 20 carros foram incendiados na cidade de Melo – região fronteiriça entre Uruguai e Brasil – por adolescentes que queriam apenas se divertir. O fato curioso é que ao identificarem os vândalos, percebeu-se que nem todos os carros haviam sido incendiados por eles – uma onda de vandalismo foi desencadeada e outras pessoas se aproveitaram para cometerem vingança e obterem benefícios.


Ao existir uma sensação de impunidade diante da destruição material, cresce o efeito de contágio entre as pessoas, o que as leva a abandonar os seus valores e praticar ações que de outra maneira nunca fariam. Em A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS, o tema é tratado em tom de comédia a partir do gênero policial, propondo que o espectador reflita sobre a condição humana, sem preconceitos.


O longa é protagonizado por um funcionário de uma companhia de seguros, que recebe uma promoção e é designado perito em uma cidadezinha do interior. O que seria motivo para comemorar se transforma em pesadelo quando, ao chegar no local, ele presencia a pior onda de incêndios de carros na história do país. Encurralado pelos clientes, moradores um tanto peculiares da região, Cláudio se vê pressionado a cobrir os seguros num ambiente hostil e ao tentar esclarecer os crimes descobrirá que muitas coisas não são o que aparentam.


O jornal uruguaio El Pais classificou o filme como “a comédia ideal para voltar ao cinema”. O site Cinema com Rapadura escreveu sobre o filme que nele “existe um excelente olhar sobre as nuances de um crime, cuja perspectiva sobre uma cidade pequena faz toda a diferença para a sua resolução, afinal, como a comunidade é unida, as respostas são procuradas por todos, e o roteiro faz questão de mostrar a curiosidade, revolta e, é claro, as camadas do poder local.”


O elenco é formado por uma combinação de talentos latinos. Os brasileiros Roberto Birindelli (“Nos tempos do Imperador” e “Polícia Federal: A Lei é para todos”) e Lourdes Kauffmann. O protagonista é o argentino, Martín Slipak (“A Noiva do Deserto”) e, completam o time, os uruguaios César Troncoso (“Benzinho”) e Verónica Perrota (“Mulher do pai”).


Sinopse


O filme traz a história de Claudio Tapia, empregado de uma companhia de seguros que é designado como responsável da empresa em uma longínqua e pequena cidade. Após sua chegada, vários carros começam a aparecer incendiados durante a noite sem motivo algum. Claudio deverá resolver o mistério para manter sua ambição de progredir dentro da empresa enquanto administra uma crise em seu casamento.


A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS

Direção: Diego “Parker” Fernández (Uruguai)


Roteiro: Diego “Parker” Fernández e Rodolfo Santullo (Uruguai)


Direção de Fotografia: Lucio Bonelli (Argentina)


Direção de Arte: Gonzalo Delgado e Mariana Pereira (Uruguai)


Direção de Produção: Patricia Olveira (Uruguai)


Som Direto: Diego “Tata” Martinez (Argentina)


Editor: Pablo Riera (Brasil)


Música: Gonzalo Deniz (Uruguai)


Edição de Som e Mixagem: Kiko Ferraz Studios (Brasil)


Produtores: Aletéia Selonk (Brasil), Diego “Parker” Fernandes e Micaela Solé (Uruguai), Juan Pablo Miller (Argentina)


Empresas produtoras: Okna Produções (Brasil), Parking Films e Cordon Films (Uruguai), Tarea Fina (Argentina)


FESTIVAIS E PRÊMIOS


50ª Festival de Gramado (BRA): Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme Júri Popular


Festival de Cinema Latino de Seattle 13ª Edição Anual (EUA): Melhor Ator Protagonista


18ª Edição Piriápolis de Película (ARG): Melhor Filme pelo Público


25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021 Reflexão (BRA)


New York Latino Festival 2021 (EUA)


Festival de Cine Global Republica Dominicana (DOM)


SOBRE O DIRETOR


Diego “Parker” Fernández é diretor, roteirista e produtor do longa-metragem RINCÃO DE DARWIN (Rincon de Darwin, Uruguai-Portugal/2013), seu primeiro longa, assim como de vários curtas-metragens como NICO&PARKER (2000), MANDADO HACER (2002) e FABRICA DE ENANOS (2004). É coprodutor do longa-metragem MULHER DO PAI (Brasil-Uruguay 2016) e realizador da série educativa de animação ANA LA RANA. Atuou como Diretor de Produção do longa-metragem WHISKY (Rebella y Stoll 2004), uma obra marcante na filmografia uruguaia, e durante muitos anos exerceu a docência em realização e produção audiovisual, tanto na Escola de Cinema do Uruguai, como na Universidade ORT Uruguai. Em 2014 funda a PARKING FILMS apenas para desenvolver projetos cinematográficos. Além disso, atua como Supervisor de Conteúdo do Canal M, canal web do portal montevideo.com.uy


SOBRE A OKNA PRODUÇÕES


Produtora de conteúdo dedicada à realização de projetos para cinema, televisão e plataformas digitais. Especializada na produção e produção executiva, realiza não apenas o gerenciamento de projetos, mas de talentos criativos. Em 2021, a empresa completou 15 anos de atuação. Em seu catálogo constam mais de 50 obras, sendo 7 longas metragens, 19 médias, 21 curtas e 5 séries de TV. Suas produções foram selecionadas para importantes festivais no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios. São obras que unem características autorais ao potencial de se comunicar com as audiências, trazem uma diversidade de abordagens temáticas dedicadas a diferentes perfis de públicos e foram realizadas a partir de coproduções que valorizam talentos nacionais e internacionais. Atua também como distribuidora, valorizando o novo cinema-latino americano em seu catálogo.




Nenhum comentário