[Crítica] Vira Mar

Sinopse: A água como metáfora física e metafísica e como pano de fundo da existência humana. Um ensaio entre documentário e ficção, entre o Sertão Brasileiro e os pântanos de Dithmarschen no norte da Alemanha. Dramas na observação do cotidiano em tempos de mudanças climáticas.

O que achei? Vira Mar é uma combinação de documentário e ficção que mostra dois lugares que não são apenas distantes um do outro, mas que sofrem com crises de água opostas: a escassez dela no sertão do Brasil e o excesso de água no norte da Alemanha, ambas situações consequentes das mudanças climáticas.

Dirigido por Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, da Alemanha e Brasil respectivamente, apresentam pontos de vistas diferentes em seus países de origem sobre a crise climática e a sustentabilidade de forma poética, mostrando como as pessoas se relacionam com o meio ambiente.

A mudança climática e seus efeitos colaterais vem sendo debatida há décadas pela comunidade científica, diversas nações e seus representantes. Vira Mar não é o primeiro documentário a abordar o tema, mas a forma como é abordado contribui de uma forma mais filosófica sobre algo que afeta o mundo como um todo.

Trailer:


Escrito por Michelle Araújo Silva




Nenhum comentário