[News]Autora lança livro sobre Gestão Sistêmica e traz provocações para quem quer mudar o mundo, mas não sabe como começar.

 

Autora lança livro sobre Gestão Sistêmica e traz provocações para quem quer mudar o mundo, mas não sabe como começar.




Entender de sistemas complexos pode transformar a sua vida, a vida

dos seus negócios e a vida do planeta, diz Marina Pechlivanis.

 

Sem inquietações não existem transformações, argumenta a escritora, comunicadora, educadora e poeta Marina Pechlivanis. Filha de imigrantes gregos, nascida no Ceará, e criada em São Paulo, Marina desde cedo colocou em prática a visão sistêmica para tentar compreender mundo por meio da palavra, escrita e falada. E traduziu estes aprendizados em livros, metodologias, mentorias, aulas, artigos e palestras, sempre compartilhando suas percepções e sensações com leitores, clientes, parceiros de projetos e alunos.

 

Profissionalmente, especializou-se na ciência do gifting, a arte de encantar através do presente ideal e surpreender com uma gentileza. Ampliou seus estudos com a economia das dádivas, que analisa o intrincado sistema das trocas em cada gesto de dar, receber, ressignificar e contribuir. Fundou em 1999 uma empresa especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa, a Umbigo do Mundo, que já atendeu a mais de 300 empresas utilizando suas metodologias proprietárias. E lançou em 2019 um projeto social: a primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade, adotada por escolas e famílias de todo o Brasil.

 

Academicamente, é graduada e Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e Doutoranda Livre na Unidiversidade das Kebradas. Professora de Pós-Graduação, tem algumas centenas de artigos escritos sobre como projetos de mercado podem ser criativos, sustentáveis, estratégicos e responsáveis ao mesmo tempo. Também tem mais de 20 livros publicados, de literatura infantil a poesia, coletâneas de citações e negócios. 

 

Com este repertório, a autora de Gestão de Encantamento, Gifting e Economia das Dádivas resolveu enveredar pelas teorias dos sistemas e da complexidade lançando Gestão Sistêmica para um Mundo Complexo para que o assunto, tão relevante para a sociedade especialmente na economia, educação e política, ficasse mais conhecido, desenrolado e exemplificado.

 

“Ninguém reconhece aquilo que não conhece”, diz a autora, “e a falta de conhecimento sobre a interdependência de todas das coisas é uma boa hipótese para os níveis elevados de destruição das relações humanas e do planeta que vivenciamos hoje. O livro é a minha contribuição para quem quer mudar o mundo, mas não sabe por onde começar. Tem exercícios práticos, reflexões conscientizadoras, curiosidades integrativas e entrevistas inspiradoras para você entender como muitos dos desafios complexos da atualidade podem ser solucionados com a gestão sistêmica”.

 

Fica o convite da “pesquisadora, tradutora e fazedora de pontes com mundos invisíveis”, nas palavras de Manish Jain, prefaciador do livro, para esta leitura.

 

 

 

 

 

Contextos e tópicos para pautas

• É preciso buscar soluções em espaços ainda não tão explorados para lidar com a complexidade que o mundo requer.

• Vivemos em um mundo interdependente onde todas as coisas estão interligadas e então, precisou acontecer uma pandemia para percebermos mudanças de comportamento e todo o cenário da vida das pessoas remodelado.

• Criamos soluções para pessoas conectadas em rede, por outro lado, parte da população não tem acesso a saneamento básico, certamente, muito pouco provável à internet.

• Desvalorizamos a sabedoria tradicional que nos trouxe até aqui, mas pensamos que tudo se resolve com Inteligência Artificial.

• Acreditamos que podemos sair do sistema em que vivemos, até perceber que esse sistema está integrado a outros, pois tudo o que existe se conecta a um sistema.

 

 

Sobre o livro

Esta é a primeira obra a tratar a teoria da complexidade com amplitude conceitual, proporcionando abordagem multidisciplinar contemporânea e prática para fundamentar o poder da independência de tudo e de todos em nossas vidas, como também, na economia, na sociedade e no planeta.

O livro tem contornos enciclopédicos, compilando saberes diversos e interligando tudo com a leveza e o caráter lúdico de um almanaque, incluindo diagramas e exercícios bastante reflexivos, em formato aberto. Seu principal diferencial é a construção ao mesmo tempo complexa e descomplicada: uma diversidade de campos do conhecimento e uma pluralidade de vozes para abordar os fundamentos e as aplicações da visão sistêmica, convidando o leitor, por meio de exercícios e provocações, a fazer parte desse coro.

 

A proposta é preparar o leitor para entender o poder das conexões humanas, sociais, econômicas e profissionais, gerando valor para si, para seus negócios e para a comunidade onde vive e atua.

 

 

Sobre Marina Pechilivanis:

Sócia-fundadora da Umbigo do Mundo https://umbigodomundo.com.br/, desde 1999, especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa.

Criou as metodologias Dádivas de Marca®, índice de Consistência Perceptiva®, Gifting&Rituals Map®, Sistema das Relações de Troca®, Matriz da Excelência e do Encantamento® e Plataforma CDRV para Projetos Sociais®.

Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Doutoranda Livre na Unidiversidade das Kebradas. Professora de Pós-Graduação em Relações com Clientes na ESPM, Marketing Holístico na BSP e Economia do Conhecimento e Inovação na Belas Artes.

Escritora com mais de 20 títulos publicados em literatura infantil, poesia e negócios, com destaque para O Guardador de Palavras, Holocosmo: o Mundo que me Orbita, Gestão de Encantamento, Economia das Dádivas e Gifting.

Seu novo livro, Gestão Sistêmica para um Mundo Complexo, é o primeiro a tratar da teoria da complexidade com amplitude conceitual, proporcionando abordagem multidisciplinar, contemporânea e prática para fundamentar o poder da interdependência de tudo e de todos em nossas vidas, na economia, na sociedade e no planeta.

Atua em projetos para organizações do Terceiro Setor. Mentora de jovens empreendedores sociais. Idealizadora da primeira plataforma brasileira de Educação para a Gentileza e a Generosidade https://www.gentilezagenerosidade.org.br/.



Serviço:
Lançamento do livro
Gestão Sistêmica para um Mundo Complexo, de Marina Pechilivanis
Local:
Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis
Endereço:
SP
Data: 22 de agosto, às 19h30
Valor: gratuito

Nenhum comentário