Books Brasil Books

Novidades

[News] Irka Barrios lança 'Júpiter Marte Saturno' no dia 7 de maio

 

O lançamento do novo livro de Irka Barrios, Júpiter Marte Saturno (Uboro, 2022, 104 págs., R$ 35,00), ocorre no dia 7 de maio de 2022 (sábado), às 16h30min, na Livraria Taverna (Andradas, 736 - junto à Casa de Cultura Mario Quintana), em Porto Alegre. Na ocasião, haverá bate-papo com as escritoras mariam pessah e Caroline Joanello. A obra também poderá ser adquirida via pedidos pelo Instagram da autora (@irkabarrios) ou em compra online pelo site bit.ly/jupitermartesaturno.

A publicação traz 14 contos de Irka – alguns inéditos, outros publicados em coletâneas anteriores. A obra abre com O coelho branco, que lhe rendeu o Prêmio Brasil em Prosa (Amazon), em 2015. O texto que fecha a coletânea solo é justamente Júpiter Marte Saturno, que empresta o título ao livro.

Coincidentemente, a epígrafe da obra é um trecho de Lygia Fagundes Telles, escritora recentemente falecida. Escolhida por Irka ainda na fase de concepção do livro, Lygia foi a escritora que lhe despertou o gosto pela leitura.

Sobre a produção de Júpiter Marte Saturno, a autora conta que a proposta da editora foi sedutora: "Daniel Mansur, editor, me chamou para um papo, apresentou a editora que buscava ficção estranha para seu catálogo. Eu não consigo imaginar classificação mais propícia. A identificação foi imediata."

Irka sempre desejou ver O coelho branco numa publicação em papel, como parte de uma coletânea. Confessa que planejava há tempos, só não havia decidido sobre outros contos que conversassem com a temática. Com a ajuda da Baubo, encontrou uma linha interessante.

Além da editora, a autora contou com a participação das revisoras Caroline Joanello e Julia Dantas na preparação de texto, Adriane Garcia para assinar a orelha, e Morgana Kretzmann e mariam pessah com textos para a quarta capa da publicação. "Foi um momento incrível, de muitas trocas. Todas as manas que tiveram acesso ao original sugeriram, criticaram, participaram ativamente. Como são contos que exploram o universo íntimo de personagens mulheres, fiz questão de chamar autoras para me ajudarem nos retoques finais." 




Nenhum comentário