Books Brasil Books

Novidades

[News] Casuarina e Rolando Boldrin fazem apresentação única no Teatro Sérgio Cardoso com repertório de O Samba Está na Moda

 Casuarina e Rolando Boldrin fazem apresentação única no Teatro Sérgio Cardoso com repertório de O Samba Está na Moda


Crédito: Pierre Yves 


Há mais de 20 anos levando o samba carioca para o mundo, o Casuarina já é uma das principais referências quando o assunto é música. E por valorizar a importância de se deixar um legado fiel à altura do ritmo, o grupo presta homenagem a um grande ícone brasileiro: depois de dividir o palco com nomes como Arlindo Cruz, Alcione, Beth Carvalho e Elza Soares, agora é a vez de tirar o chapéu e estender a cadeira para o compositor Rolando Boldrin, faceta pouco celebrada em meio a tantas  outras qualidades desse querido artista. O show acontece no dia 8 de maio , domingo, 17h, no Teatro Sérgio Cardosoequipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte.


No repertório, músicas como Três Heróis, parceria inédita de Rolando com o lendário Adoniran Barbosa; Bola na Rede, parceria com Gianfrancesco Guarnieri; e Moda do Fim do Mundo, parceria com Tom Zé e Zé Miguel Wisnik. Na plateia, convidados dos projetos sociais UAPESP, FEAPESP, AAPBC, Associação de Pintores com a Boca e os Pés e a Associação do Embú das Artes  se juntam ao Casuarina e a Rolando Boldrin para celebrar o encontro, a música e a tradição. 


Figura emblemática da cultura popular, Rolando Boldrin é um paulista multifacetado de 85 anos que acumula funções como ator, cantor, compositor e apresentador - ele está há 16 anos no comando do Sr. Brasil, transmitido pela TV Cultura. Depois da gravação do DVD O Samba Está na Moda, em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, onde nasceu o homenageado, agora é a hora de mostrar ao público o resultado do trabalho. 


“O Casuarina tem como base, desde o princípio, o profundo mergulho nas tradições culturais brasileiras. Nesta jornada, permeada por grandes compositores e intérpretes, tivemos inúmeras oportunidades de contar com os ensinamentos e a colaboração de nossos ídolos. Hoje, aos 20 anos de carreira, posso dizer sem pestanejar que atingimos o auge da nossa busca ao consolidarmos essa parceria com o ícone Rolando Boldrin”, diz o violonista, arranjador e diretor musical do projeto Daniel Montes, sem poupar elogios a Boldrin. Além de Daniel, o Casuarina é composto por Gabriel Azevedo, João Fernando e Rafael Freire.


O DVD O Samba Está na Moda, lançado pela Biscoito Fino e co-produzido pela TV Cultura, tem cenografia assinada por Patrícia Maia Boldrin. A ideia do projeto é enaltecer a cultura regional, alinhando a música com a produção artesanal. Para compor o cenário, foram utilizadas peças que estão alinhadas com valores socioculturais e ambientais. Além disso, tudo está sendo produzido em versão digital, já que a preservação do meio ambiente também está associada a esses valores. Sua versão em streaming será lançada no dia 6 de maio, no canal do YouTube da Biscoito Fino e nas principais plataformas, como Apple Music, Deezer e Spotify. O CD e DVD estarão disponíveis nas lojas na semana seguinte. 


“É uma honra estar no palco com eles para brincarmos um pouco com o Brasil que sonhamos resgatar. Algumas histórias e muita musicalidade, ao estilo inconfundível dos queridos do Casuarina, trazem emoção e risos, para fazer a gente acreditar que ainda é tempo para cantar”, agradece Boldrin.


A cantora Mônica Salmaso conferiu a obra e deixa registrada a sua impressão:


O Samba está na moda”

Tão bonita esta festa e cantoria comemorando os 85 anos deste gigante artista brasileiro -  Rolando Boldrin; cantado, tocado, declamado e cheio de deliciosos causos, linda e amorosamente pelo grupo Casuarina e este mestre, cantor, ator, apresentador, declamador dos maiores, escritor e compositor. 


Arranjos cuidadosos, tocados e cantados com precisão e afeto, oferecem a música e fazem molduras nessa exposição de Brasil. Quando a gente mais precisa sentir que podemos “voltar pra casa”, nos entendermos com a nossa identidade brasileira tão machucada, a gente assiste a este espetáculo e a esperança se renova, como um café cheiroso coado agora. 


É um banho de cultura do Brasil, quando mais precisamos disso! Boldrin volta à sua cidade natal para gravar o especial e a gente volta pra casa com ele!”


Mônica Salmaso


Serviço:

Show: O Samba está na Moda - 85 anos de Rolando Boldrin com o grupo Casuarina.

Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Nydia Licia 

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo - SP

Datas do evento: Dia 8 de maio

Dia da semana e horário: Domingo, às 17h

Duração: 90 minutos

Classificação etária: livre

Ingressos: Entrada gratuita

https://site.bileto.sympla.com.br/teatrosergiocardoso/

É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DE VACINAÇÃO, DE ACORDO COM O DECRETO Nº 60.488, DE 27 DE AGOSTO DE 2021

O projeto "O Samba está na Moda - 85 anos de Rolando Boldrin" foi contemplado no Edital Proac 16/2021 – Música/Gravação no Estado de São Paulo.


Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e diversos programas de difusão cultural e economia criativa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 17 anos, a entidade desenvolveu 12 mil ações culturais, atingindo mais de 25 milhões de pessoas.


Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.


Redes Sociais TSC

Instagram | Facebook | Site 


Nenhum comentário