[News] COMEÇAM AS FILMAGENS DE "ESTÔMAGO 2 - O PODEROSO CHEF"

 

Começaram em abril as filmagens de Estômago 2 - O Poderoso Chef, continuação do longa Estômago, grande sucesso de crítica e público em 2008. A fantástica jornada de Raimundo Nonato e suas aventuras filosófico-culinárias seguem sob a direção de Marcos Jorge, com roteiro dele mesmo e de Lusa Silvestre – os mesmos criadores da história original.  Paulo Miklos e Nicola Siri completam o elenco.

A história se passa quinze anos depois do primeiro filme, e mostra mais da vida de Nonato Alecrim na cadeia e o que acontece quando ele sai da prisão, finalmente solto, em uma estadia na Itália.

O filme está sendo rodado em locações no sul do Brasil e terá cenas gravadas na Itália, em paisagens deslumbrante região do Lácio. Estão no elenco os atores João Miguel, Paulo Miklos, Nicola Siri, Marco Zenni, Rodrigo Ferrarini, Fábio Silvestre, Guenia Lemos e participação especial de Projota. O time de atores fica completo com participações italianas que entram na trama durante a parte internacional das gravações. O lançamento do longa está previsto para o segundo semestre de 2023, e a distribuição é da Paris Filmes.

Embora seja uma sequência, o novo filme se diferencia do anterior. Se no primeiro filme a baixa-gastronomia e os princípios básicos da culinária foram a grande estrela da mesa, em Estômago 2, a alta gastronomia será tratada de maneira original e peculiar. A trajetória do protagonista será narrada em dois momentos fundamentais: sua estada na cadeia (seu aprendizado de malandragem e culinária e as muitas relações que daí decorrem) e sua posterior estada na Itália (onde se relaciona com integrantes da famosa Cosa Nostra, a máfia siciliana). Assim como seu antecessor, o longa em produção também utilizará recursos da comédia-dramática com pitadas de humor ácido.

O diretor e roteirista Marcos Jorge diz que escreveu o argumento de Estômago 2 atendendo a inúmeros pedidos ouvidos no decorrer dos anos para que a saga de Nonato Alecrim tivesse continuidade. "Pelo carinho com que as pessoas se referem ao primeiro filme percebi que o personagem de Raimundo Nonato ainda tinha muito a oferecer aos seus fãs. A história me veio fácil, quase como se o próprio personagem a estivesse sugerindo", conta. Lusa Silvestre se arrisca em dizer que o roteiro do 2 talvez esteja melhor que o do primeiro, e garante que está certamente mais engraçado.

TOQUE DE REALISMO COM CENAS HILÁRIAS

Cenário realista de presídio brasileiro fará contraponto com a alta gastronomia de Nonato, em Estômago 2

A produtora Cláudia da Natividade conta que a história apresenta uma série de episódios hilariantes, e, ao mesmo tempo, próximos da realidade enfrentada por diversos imigrantes. Quanto às sequências de preparação de comida, que no filme são muitas e muito importantes, será dado um tratamento especial para as imagens. A luz, os enquadramentos, os movimentos de câmera, entre outros, devem ser bonitos e plásticos, valorizando os ingredientes e a preparação dos pratos, enquanto as situações desta preparação devem ser extremamente próximas da realidade da trama na cadeia, com cozinhas sujas, instrumentos inadequados, recipientes velhos e amassados. ”O que se deve procurar é um contraste forte entre tratamento estético e ação realística, de maneira a criar imagens extremamente originais e impactantes das receitas praticadas por Nonato. E, é claro, deixar os espectadores com água na boca”, observa.

PRODUÇÃO ÍTALO-BRASILEIRA

Assim como no primeiro filme, Estômago 2 é uma coprodução Brasil-Itália. No entanto, dessa vez, ao contrário da anterior, estão previstas filmagens nos dois países. No Brasil, elas ficam a cargo da produtora Zencrane e, na Itália, da Alexandra Cinematografica, fundada em 1955 e com mais de 40 longas produzidos, em um currículo que inclui diretores como Federico Fellini e Claude Chabrol, entre outros.



FICHA TÉCNICA:


Título: Estômago 2 - O Poderoso Chef


Direção: Marcos Jorge


Roteiro: Marcos Jorge e Lusa Silvestre


Produção: Cláudia Da Natividade


Empresa Produtora: Zencrane Filmes e Alexandra Cinematografica (Itália)


Empresas Coprodutoras: Warner Bros.          


Empresas Distribuidoras: Paris Filmes e Warner Bros


Elenco: João Miguel, Paulo Miklos, Nicola Siri, Marco Zenni, Guenia Lemos


MARCOS JORGE

Diretor de cinema e roteirista. Tornou-se mais conhecido após o enorme sucesso de público e crítica do seu longa-metragem de estreia, Estômago, que ganhou 39 prêmios em festivais nacionais e internacionais e foi o filme brasileiro mais premiado dentro e fora do país no biênio 2008-2009. Na época, a revista americana Variety considerou Marcos Jorge um dos diretores mais interessantes da nova geração do cinema brasileiro e a brasileira Revista de Cinema o colocou entre os 10 cineastas brasileiros que mais se destacaram na década de 2000.

Além de outros quatro longas-metragens - Corpos Celestes (2011), O Duelo (2015), Mundo Cão (2016) e Abestalhados 2 (a ser lançado) -, Jorge escreveu e dirigiu o especial Arqueologia da Luta, para o Canal Combate (SporTV), e a recém lançada série documental O Caso Celso Daniel, para a Globoplay.

Foi curador do Festival de Cinema Brasileiro da China, em 2019, e atualmente é curador do Cine Passeio, um centro cultural dedicado à cultura cinematográfica em Curitiba.


CLAUDIA DA NATIVIDADE

Mestre em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Federal do Paraná, partner da Zencrane Filmes e professora do curso do Curso de Especialização em Cinema na Universidade Estadual do Paraná. Produtora audiovisual dos premiados Corpos Celestes, Estômago, Mundo Cão e outras produções distribuídas nacional e internacionalmente. Foi a primeira produtora do país a desenvolver coprodução com a Itália baseada em um acordo comercial bi lateral dos anos 70, até então nunca utilizada para o cinema brasileiro. Acumula em seu currículo uma centena de prêmios em festivais nacionais e internacionais relevantes, como os de Rotterdam, Biarritz, Raindance, Funchal, Valladolid, Montevideo, London Independent Film Festival - entre outros. Ganhou ainda o prêmio máximo da cinematografia nacional: o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com o filme Estômago. Seus filmes foram distribuídos em 26 países, em salas de cinema, mercado televisivo, VOD e streaming. Atualmente Cláudia trabalha na criação de duas séries para TV, na produção do longa-metragem Estômago 2 e no lançamento de Abestalhados 2 (coproduzido pela Buena Vista International).


ZENCRANE FILMES

Produtora audiovisual brasileira fundada em 2000 pela produtora Cláudia da Natividade e pelo diretor e roteirista Marcos Jorge, que recentemente deixou a sociedade, dando lugar a Mário Peixoto, Alexandre Saluti e Maurício Kato. Em seus vinte e dois anos de atuação, a Zencrane produziu diversos curtas e longas de ficção - lançados e coproduzidos por empresas como Warner Bros., Paramount, Globo filmes e Disney – além do documentário O Ateliê de Luzia, de 2004, e do livro de fotografia Brasil Rupestre, de 2007. Ao todo, os filmes produzidos pela Zencrane já receberam mais de uma centena de prêmios em festivais no Brasil e no exterior.


Principais longas-metragens de ficção: Estômago (2007), Corpos Celestes (2011), Mundo Cão (2016), Abestalhados 2 (lançamento previsto para este ano)


PARIS FILMES

A Paris Filmes é uma empresa brasileira que atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro®️ e o Oscar®️ de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme" e "Turma da Mônica". Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário” e “Marighella”. Para os próximos lançamentos, a empresa aposta em um line-up diversificado, que inclui títulos como “Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”, "Invencível", "A Luz do Demônio", e as sequências de “John Wick”, “Jogos Vorazes”, "Extraordinário 2", entre outros.


Acompanhe Estômago 2 -  O Poderoso Chef


Instagram, Twitter e Facebook: @ZencraneFilmes


Instagram, Twitter e Youtube: @ParisFilmes


Facebook: @ParisFilmesBR




Nenhum comentário